Featured Video Play Icon

Descubra Milos de barco!

Milos

De todas as Ilhas Cíclades que visitei, Milos foi a que mais gostei! Sem dúvida! Uma ilha vulcânica, a oeste da ilha de Santorini com paisagens espetaculares, praias incríveis rodeadas por montanhas e cavernas que saem de dentro de um mar azul… Não preciso acrescentar mais nada, né?
Milos é também famosa, por lá ter sido encontrada a icônica estátua da deusa grega Afrodite, a “Vênus de Milo”. A estátua da deusa do amor e da beleza mede mais de 2 metros e se encontra atualmente no Museu do Louvre em Paris.

Milos

Milos

A maior parte da ilha é montanhosa, de origem vulcânica, e vive principalmente da exploração mineradora e turismo. Além da beleza natural exuberante, Milos conta também com notáveis monumentos históricos e religiosos, como as catacumbas dos primeiros cristãos, o castelo bizantino, igrejas e aldeias de tradicional arquitetura das cíclades com casinhas caiadas de branco. Não posso deixar de mencionar também a calorosa hospitalidade grega!

Para completar Milos não é uma ilha cara e nem tão turística quando suas vizinhas Santorini e Mykonos, e está muito bem estruturada para receber seus visitantes. Não perca esse encontro com a verdadeira Grécia!

COMO CHEGAR

Localizada no sudoeste das ilhas Cíclades, no meio do caminho entre Atenas e Creta, Milos tem uma superfície de 151 quilômetros quadrados e aproximadamente 5 mil habitantes. Com voos diários e ferries frequentes está a 3 horas de distância de Atenas por ferryboat e 45 minutos de avião. As companhias aéreas que operam na região são Olympic Air e Aegean Air. Para conferir os horários dos ferries e comprar os tickets clique aqui.

O aeroporto é minúsculo e não há muitos taxis no local. Apesar de ter uns 2 guichês de locadora de carros lá, não há carros sem reserva antecipada. Caí nesta cilada… mas foi fácil alugar um carro numa pequena agência no centro de Adamas. Sim, recomendo o aluguel de carro para circular pela ilha e conhecer suas praias. Paguei no taxi para o centro de Adamas 18 Euros (numa viagem que durou não mais que 15 minutos) e por um carro automático dia inteiro paguei 60 Euros. Leia o post sobre aluguel de carros na Grécia, onde explico tudo.

Milos

Milos

PASSEIO DE BARCO

Você está em pleno mar Egeu! O melhor que tem a fazer é um passeio de barco à vela ao longo da maravilhosa costa de Milos.
Um amigo indicou-me o passeio a bordo do Oneiro, um veleiro Beneteau 400. Logo vi que era realmente uma ótima opção, cotado com pontuação máxima no Tripadvisor e certificação de excelência. Reservei com antecedência já que não queria arriscar perder esse passeio. Se você não for na alta temporada, pode reservá-lo diretamente na marina de Adamas na noite anterior.

Ali mesmo você encontrará uma variedade de passeios de veleiro e cruzeiros, de volta inteira na ilha, meia-volta e passeio às ilhas próximas. Mas se eu fosse você optava pelo Oneiro… Olha só.

Milos

Milos

Milos

Milos

ROTEIRO

O passeio parte normalmente as 9hs da manhã e volta no pôr do sol. O itinerário pode ser alterado devido as condições climáticas, mas sempre passa por Kleftiko, onde estão as dramáticas falésias, na ponta sudoeste da ilha.
Fizemos o itinerário C, saindo de Paliohori (um micro-onibus nos levou até lá) onde tomamos o barco. Visitamos o sul e oeste de Milos e voltamos para Adamas. As paradas para mergulho foram em Kalamos, Kleftiko, Sykia e Kalogries. Ainda passamos por Klima e Arkoudes.

Milos
Kleftiko é a mais famosa atração natural em Milos, com formações rochosas belíssimas que emergem do mar e criam um cenário sobrenatural. O mar é turquesa e transparente, perfeito para snorkeling. Kleftiko significa “esconderijo de ladrões” pois conta a lenda que piratas se escondiam nas cavernas da região. Depois do veleiro ancorado, Elias, o capitão do Oneiro, nos levou num bote para conhecer essas incríveis cavernas.

Milos

Milos
Outro local que também me encantou foi Sykia, uma grande caverna com o teto aberto que também fica no sudoeste da ilha. Também chegamos lá de bote numa grande aventura como vocês podem ver no vídeo. Não deixem de subir até o alto da caverna para ver a vista deslumbrante.

Milos

Milos

Milos

Milos

Milos

Depois partimos para a baía Kalogries, para mais uma parada imperdível de mergulho.

Milos
A natureza é mesmo incrível e cria formas como os “Arkoudes” em forma de urso! Olha isso…

Milos

Antes de voltar para Adamas, passamos ainda por Klima, uma aldeia a beira-mar com as casinhas tradicionais da Grécia e pelas catacumbas dos primeiros cristãos. As catacumbas cristãs, uma das três mais importantes do mundo, foram cavadas na Ilha de Milos nos séculos I ao V. Arqueólogos supõem que sejam mais antigas que as de Roma. São túneis com quase 200 metros de comprimento! Estimam que mais de 2.000 pessoas foram enterradas ali… Os locais contam que São Pedro passou pela Ilha de Milos em sua viagem rumo a Atenas.

Milos

Milos

BOAT ONEIRO

O barco é comandado por Elias e Dimitri, dois capitães muito simpáticos, que não medem esforços para criar um clima agradável no barco. Contam tudo sobre a história da ilha, dos piratas à geologia, passando também pela cultura e gastronomia local.
O barco dispõe de equipamentos de snorkeling para todos, uma atividade imperdível nas paradas a explorar as várias cavernas da região.

Milos

Milos
O passeio inclui todas as refeições e bebidas, desde o café da manhã com frutas, sucos e bolos, almoço com salada grega, massas com frutos do mar e molho de tomates frescos do jardim do Elias, regado a um bom vinho grego.

Milos

Milos

milos-kleftiko-grecia - 9 (1)

Milos
Muito bacana o “ouzo time”! Elias reúne todo o barco para partilhar um momento especial apreciando aperitivos, boa conversa e tomarmos o ouzo juntos. Uzo ou Ouzo é uma bebida grega de alto grau alcoólico a base de anis. Muitas risadas, momento que Elias conta até piadas para o grupo!

Milos
O preço do passeio de dia inteiro é € 75, incluindo as refeições e bebidas, equipamentos de mergulho e um cd com as fotos do dia. O barco leva em média 15 pessoas com conforto e serviço altamente personalizado.

Milos
Eu realmente adorei e indico de olhos fechados, como um dos meus melhores dias pela Grécia.

Instagram

Não perca os outros posts da Grécia. Clique aqui para ver mais!

Boa Viagem!

Viagens e Outras Historias

Você vai gostar de...

Roteiro pelo Jalapão em 4 dias Viajar para o Jalapão é viver uma grande aventura. As paisagens são marcadas pela vegetação do cerrado, cheias de cachoeiras de águas transparentes, d...
Mergulho com tubarões bull sharks Viajei com um friozinho na barriga sem saber se realmente teria coragem para experimentar aquilo que tinha me proposto. Eu sabia que podia ser, e foi,...
Dicas das Ilhas Fiji: Planeje sua viagem! Bula! Imagine mares de água morna e transparente, praias selvagens de areias fofa, muitas palmeiras. Essa é Fiji! Conhecida como a “capital dos corais...
Nadando com baleias jubartes em Tonga! Sabia que sua interação com a vida marinha pode ir muito além de nadar com peixes e tartarugas? Você pode nadar com baleias jubartes! Vivi essa incrív...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Deixe uma resposta