Las Grietas é um recanto intocado, localizado na Ilha de Santa Cruz em Galápagos. É uma espécie de cânion, com três piscinas cristalinas que ficam imprensadas em uma fenda de paredes vulcânicas. Suas águas oscilam do azul petróleo ao verde esmeralda, e são tão claras! Foi uma visão incrível colocar a máscara e ver as paredes de rocha vulcânica submersas.

Las Grietas Galápagos

A água ali é salobra, uma mistura do mar que entra por uma extremidade com a água doce alimentada por um rio subterrâneo. Por conta disso, não há muita vida marinha lá. É realmente um lugar para se refrescar, perfeito para um mergulho relaxante. Suas paredes altas deixam a água muito calma, sem corrente nenhuma. Leve o snorkel e roupa de Neoprene para dar um conforto maior no mergulho (no centro de Puerto Ayora você consegue alugá-los se quiser).

+ Veja aqui meu roteiro completo em Galápagos!

Las Grietas Galápagos

A profundidade em Las Grietas é de 10 metros, com 7 metros de largura e 100 metros de comprimento. Nadar todo o seu comprimento e depois parar no meio para apenas flutuar é uma experiência mágica.

Quando ir a Las Grietas

Las Grietas é um local popular e geralmente cheio, especialmente nos fins de semana. O melhor horário pra ir lá é perto do meio-dia, quando o sol bate direto na água e os paredões não fazem sombra. Infelizmente também é o horário mais quente pra caminhar.

As águas são agradáveis e frescas, especialmente durante os meses quentes e úmidos da estação, de dezembro a abril. Um mergulho refrescante muito bem-vindo ao meio-dia!

+ Clique aqui para conhecer os animais mais incríveis de Galápagos

Como chegar

Para chegar lá pegue um dos táxis boats amarelos que saem do porto de Puerto Ayora (USD 1 por pessoa) e fale que quer descer no ponto de “Las Grietas”. Ao descer do barco, siga por uma trilha que passará por habitats variados, da praia ao campo de lava e floresta de cactos, e até mesmo por antigas minas de sal.

Las Grietas Galápagos

Comece seguindo as indicações para o Finch Bay Hotel, mantendo o mar à sua esquerda. Após 150 metros, o caminho se dividirá. Vá para esquerda até ver a Playa de los Alemanes. 

Playa de Los Alemanes
Las Grietas Galápagos

Para continuar até Las Grietas, caminhe até o final da praia. Você verá um sinal e um caminho que vai para a direita. Siga o caminho para as salinas, que, dependendo da época do ano, podem estar cheias ou quase secas. Continue caminhando com o lago à sua direita. Depois verá campos de lava cheios de cactos. Mais 250 metros, finalmente chegará lá.

Em média leva-se cerca de 20 minutos em ritmo regular para chegar a Las Grietas.

Como explorar Las Grietas

Existem três piscinas consecutivas para explorar. A maioria das pessoas fica na primeira piscina, que normalmente fica mais cheia. Tente com cuidado chegar na segunda piscina nadando até a outra ponta e despois escalando algumas rochas. É bom usar sapatinhas aquáticas pois as rochas de lava são pontiagudas e extremamente afiadas. Todo cuidado é pouco.

Las Grietas Galápagos

Chegar à terceira piscina será um pouco mais desafiador. Você terá que nadar até o final da segunda piscina e procurar um buraco no fundo do lado direito. Pra chegar na terceira piscina terá que prender a respiração e passar por um túnel de mais ou menos 1 metro de comprimento. Não cheguei lá, mas dizem que é perfeita e vazia.

Las Grietas Galápagos

As pessoas adoram saltar na água das bordas do penhasco. Embora parecesse divertido, achei perigoso, especialmente porque não há salva-vidas de plantão em Las Grietas. No final do mergulho estique para a trilha que leva ao topo do cânion.

Não esqueça de levar água, toalha, protetor solar e dinheiro para o táxi boat. Normalmente há um guarda do parque nacional de plantão, então lembre-se de levar seu ingresso para o parque caso ele peça para vê-lo.

Curtiu minhas dicas de Las Grietas? Deixe um comentário abaixo!

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *