Sumilon

Quando fui à Cebu, nas Filipinas, tinha o propósito de mergulhar com os tubarões-baleia, mas acabei descobrindo outras boas surpresas! As melhores foram a cachoeira Tumalog e a Ilha de Sumilon.

O programa com os tubarões-baleia ocorre geralmente bem cedo e você ainda tem o resto do dia para um passeio em Sumilon. Essa ilha é uma propriedade particular onde tem um resort chamado Bluewater Sumilon Island Resort. Você pode optar por hospedar-se lá ou pagar passar um dia apenas. A ilha fica bem perto do continente, considerada parte da cidade de Oslob.

Sumilon Filipinas Cebu

Sumilon é uma pequena ilha com apenas 24 hectares e a 20 minutos de barco a partir de Tan-Awan, Oslob.  O “day use” inclui um buffet de almoço no restaurante do resort, transporte de barco de ida e volta de Bancogon (Oslob) para Sumilon Island e diversas atividades na ilha como snorkeling, caiaque, trekking e mergulho. E ainda você pode fazer uso da piscina e do spa, usufruindo das instalações num período de 5 a 7 horas, com a ultimo retorno para Oslob até às 17h.

Sumilon Filipinas Cebu

Sumilon Filipinas Cebu

A ilha é quase um paraíso e há uma grande quantidade de atividades para fazer. A primeira coisa que queria ver é o banco de areia, que para mim é a mais bela parte da ilha. Soube que o banco de areia muda de forma e localização dependendo do mês do ano (eu fui em Dezembro).

O que fazer em Sumilon

Explorar o oceano

Mergulhar num verdadeiro santuário de águas cristalinas é uma excelente escolha para ver o que o país tem de melhor, sua vida sub aquática! O resort é conhecido por sua variada vida marinha e sua lagoa cheias de peixes tropicais, incluindo tubarões de recife, garoupa e o peixe-palhaço. O resort faz uma sessão de alimentação de peixes diariamente às 16:00.

Se você tem a certificação PADI, o mergulho scuba diving é indicado pois a visibilidade é excelente. A ilha de Sumilon é cercada de recifes deslumbrantes com abundância de espécies marinhas.

Sumilon Filipinas Cebu

Sumilon Filipinas Cebu

Trekking em Sumilon

Há diversas trilhas para se fazer, em poucas horas pode se dar a volta na ilha num lindo passeio. Logo na entrada há um mapa que vai ajudá-lo a explorar a ilha. Se você estiver hospedado, pode solicitar binóculos à recepção para observação de aves.

Sumilon Filipinas Cebu

Massagem

Quinta maravilha do mundo é sucumbir a um completo estado de relaxamento numa cabana refrescada pela brisa e barulhinho do mar.

Sumilon Filipinas Cebu

Caiaque e pesca na lagoa

Há uma lagoa de águas calmas na ilha que você pode remar através do manguezal. Pode tentar inclusive a pescar usando a linha e anzol fornecidos pelo resort.

Passeio de barco

Pode-se também apreciar as águas cristalinas e a areia branca durante um passeio de barco ao redor da ilha, quando você terá oportunidade de ver e alimentar diversos peixes tropicais residentes deste aquário natural.

Sumilon Filipinas Cebu

Tour nas cidades vizinhas

Descubra a rica história do sul de Cebu, visitando as cidades históricas de Santander, Oslob e Boljoon. Ou vá de barco até Dumaguete, a capital pitoresca da ilha de Negros Oriental.

Instagram

Como chegar a Sumilon

A partir de Cebu, você vai levar aproximadamente três horas para chegar. Se for de ônibus pegue o Ceres no terminal Rodoviário Sul.

Se você está indo direto para a Ilha de Sumilon, peça ao motorista para deixá-lo no Porto de Sumilon em Bancogon. Se você estiver indo para fazer o mergulho com os tubarões-baleia primeiro, pare um pouco antes, bem perto dali. Depois você pode pegar um triciclo para chegar ao porto. Ali vão servir bebidas de boas-vindas e fazem um briefing com as orientações do resort até a hora de partida do seu barco. É um passeio de apenas 15 minutos do continente à ilha.

+ Quer saber sobre o mergulho com tubarões-baleia em Oslob? Clica aqui.

Preços

Eu paguei Php 1.500 por pessoa, mas soube que nos fins de semana e feriados o preço aumenta para Php 2.000 por pessoa. Crianças de até 11 anos pagam 50% e abaixo de 2 anos não pagam.

A agência com quem reservei o dia em Sumilon e outros meus passeios em Oslob foi a Island Trek Tours. Deu tudo certo, recomendo!

Continue lendo:

+ Meu roteiro pelas Filipinas

+ Boracay e White beach, a ilha mais badalada

+ Quer viver uma grande aventura nas Filipinas? Faça o canyoning!

+ Nade com tubarões-baleia nas Filipinas

+ El Nido, o lugar mais lindo das Filipinas, ou melhor, do mundo!

+ Conheça Bohol, a ilha verde das Filipinas

Se você gostou do post compartilha com os amigos. Se tem alguma dúvida, deixa um comentário para mim. Terei prazer em ajudar!

Boa viagem!

Viagens e Outras Historias

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *