Curaçao golfinhos

De praias paradisíacas, Curaçao faz parte do Caribe “ABC” que agrega as ilhas Aruba, Bonaire e Curaçao. Um dos programas mais bacanas que fizemos por lá foi nadar com golfinhos em Curaçao na Dolphin Academy.

Curaçao golfinhos

Com temperatura média de 27ºC, Curaçao fica próxima à costa da Venezuela, sendo uma das opções mais baratas do Caribe e perto do Brasil. Foi colonizada por holandeses, e ainda pertence ao Reino dos Países Baixos, embora seja considerado um país autônomo. Uma graça que ainda preserva a arquitetura colonial em alegres cores caribenhas.

Dolphin academy

É um complexo imenso, cheio de atividades interativas, que incluem o encontro com golfinhos em águas rasas até mergulhos de cilindro em mar aberto. A Dolphin Academy, que dá prioridade ao bem-estar físico e mental dos animais, foi inaugurada em maio de 2002. Oferece além das interações, programas educacionais para crianças e adultos. No início eram 10 golfinhos vindo de Honduras, hoje já são mais de 20! O complexo, que fica dentro do Sea Aquarium, reúne área de lanchonetes, lojinha de souvenir e banheiros com chuveiros e lockers.

Curaçao Golfinhos

Preocupação com os golfinhos

Também me preocupo com o confinamento dos golfinhos pela simples exploração comercial. Principalmente se não houver preocupação em dar-lhes boas condições de vida! Nem posso imaginar que os golfinhos sejam forçados a participar de alguma atividade que não queiram. Não posso garantir, mas tive boa impressão do Dolphin Academy, quando o visitei em minha viagem a Curaçao. Percebi que os golfinhos são livres para interagir espontaneamente e sua participação é indicada de acordo com o seu nível de interesse. Dizem os treinadores que evitam rotina e repetição para não sobrecarregá-los em suas atividades.

Eles possuem grandes piscinas e lagoas na intenção de reproduzir o habitat natural dos golfinhos – lá eles não ficam presos em tanques apertados. A área deles é integrada com o mar e há inclusive uma passagem para possibilitar a entrada de peixes para a atividade de caça deles.

Além disso, há saídas semanais com os golfinhos para o alto-mar para que exercitem-se e possam caçar seus próprios alimentos. Eles vão guiados por lanchas e pela orientação biossonar, um dos seus melhores sentidos. Esse extraordinário sistema acústico de ecolocalização lhes permite obter informações sobre outros animais e o ambiente através de sons de alta frequência. Esse sentido é o que os faz nadar por entre obstáculos e caçar suas presas mesmo quando a visibilidade é ruim.

Curaçao golfinhos

Durante essas saídas você pode agendar seu mergulho de cilindro para acompanhar os golfinhos em mar aberto desde que tenha a certificação internacional de mergulhador.

Treinamento dos golfinhos

Só em cativeiro é possível treiná-los para executar essa grande variedade de tarefas, algumas bem complexas. E eles se fartam com as recompensas pelas atividades desempenhadas durante a interação com os visitantes. Todo o treinamento dos golfinhos na Dolphin Academy baseia-se no método de condicionamento de reforço positivo.Ou seja, sempre que os golfinhos respondem corretamente – eles são recompensados. Se cometer um erro – eles tentam novamente ou passam para um pedido diferente, recompensando o correto e ignorando o incorreto.

Estas recompensas são também em forma de elogios e atenção dos treinadores, além dos peixes, obviamente. Todos os animais são alimentados com uma dieta diária necessária, independentemente da “performance”. Além disso possuem também cuidados veterinários a disposição.

Curaçao golfinhos

Tudo bem que não se comparar a vida em liberdade. Mas, se for pensar assim, nós domesticamos outros animais tão sociáveis quanto os golfinhos, e os mantemos em espécie de cativeiros também… Não estou aqui defendendo, mas se for para discutir a questão, o assunto é amplo! Eu fui, levei minha filha (que amou), mas tenho essa questão preocupante inquieta dentro de mim… Sei que muitos ativistas, ambientalistas e juristas já discutem e cuidam do assunto. Se a interação com os golfinhos ainda não foi proibida, penso que não seja mal.

Nadar com golfinhos em Curaçao

Brincalhões, curiosos e inteligentes, os golfinhos são nadadores privilegiados e saltam até cinco metros acima da água! Chegam a nadar numa velocidade de até 40 km/h. São amistosos e gentis com as crianças, mas podem ser vorazes contra seus inimigos. São suficientemente fortes para derrotar tubarões, mas comportam-se como heróis também, resgatando afogados e os empurrando até a praia.

Sua alimentação consiste basicamente de peixes e lulas. Chegam a viver de 20 a 35 anos, tendo a pele renovada praticamente todo dia.

Curaçao golfinhos

As fêmeas dão à luz a um filhote de cada vez, numa gestação que dura em média 12 meses, dependendo da espécie. Foi observando os golfinhos em cativeiro, que os cientistas determinaram o tempo de gravidez exato de algumas espécies. Perceberam também que o pai do golfinho não participa na vida ativa e tratamento do seu filho, e que em algumas espécies, existe uma fêmea “ama” que ajuda na função de “babysitter”.

Adoráveis, né?

Opções de programas com os golfinhos

Antes de nadar com golfinhos em Curaçao você assistirá um vídeo e um briefing para saber como será o encontro, como se comportar e como fazer amizade com eles.

As atividades duram, em média, 30 minutos para que todos tenham possibilidade de interagir com os golfinhos. Outra coisa boa da Dolphin Academy é o número pequeno de participantes por programa – 6 no máximo. Boa para os visitantes e para os golfinhos. São várias opções de interação pra nadar com golfinhos em Curaçao que incluem sempre pequenas performances e interações, entre eles nadar, acariciar, bater palmas, e até beijinho! São elas:

Dolphin Encounter

Adequado para todas as idades e você não precisa saber nadar pois vai estar numa plataforma com água na cintura. Até mulheres grávidas podem participar. Você terá oportunidade de fazer carinhos e dar um beijo no golfinho enquanto aprende tudo sobre ele!

Curaçao golfinhos

Dolphin Swim

Esse foi o que escolhemos fazer – nadamos e interagimos com eles. Você vai aprender comandos para faze-los bater palminhas, dançar e girar. Os golfinhos nadam ao seu lado e você pode tocá-los gentilmente. O destaque do Dolphin Swim é o nado dorsal, quando dois golfinhos vão buscá-lo para um passeio enquanto você segura suas barbatanas dorsais.

Nessa atividade você precisará usar nadadeiras (fornecidas no local) e os participantes devem ter pelo menos 8 anos de idade. Os treinadores vão falar também sobre comportamento, a anatomia, e os hábitos dos golfinhos.

Curaçao golfinhos

Dolphin Show – show de performances dos golfinhos oferecido diariamente às 10h30, 13:30 e 16:30.

Dolphin Freedive – Especialmente para os mergulhadores experientes que gostam mergulham bem em apnéia, com uso de máscara e snorkel.

Dolphin trainer – Um curso para crianças de 9-14 anos que podem aprender a treinar um golfinho e aprender sobre a biologia e comportamento deles, em sessões de sala de aula e sessões de água interativas. Vão realizar atividades nos bastidores, como a preparação de alimentos e no final do curso vão participar de um verdadeiro Dolphin Show.

Curaçao golfinhos

Dolphin Scuba Encounter – Os golfinhos seguirão os mergulhadores para o mar aberto quando você pode observar o comportamento natural dos golfinhos. Além dos golfinhos, você verá recifes de coral e uma grande variedade de vida marinha. Os participantes devem ter certificação de mergulhador.

Instagram

Informações úteis

  • O Sea Aquarium Park é aberto diariamente – das 8am às 5pm.
  • Clique aqui para saber preços atualizados e o endereço da Dolphin Academy.
  • Um fotógrafo registra todos os momentos durante os programas que são vendidos separadamente – opcional.
  • Atividades para pessoas de qualquer idade e até mesmo com necessidades especiais podem participar.
  • Crianças de 1 a 4 anos pagam metade do preço e bebês de até 12 meses não pagam.
  • Crianças com menos de 8 anos precisam estar acompanhadas de um adulto também pagante.
  • As interações com golfinhos tem horários marcados – reserve o seu com antecedência

Um plus para você

+ Combine seu passeio com…  As praias ao redor do Sea Aquarium são lindas, e ali bem perto está o Mambo Beach. Aproveite!

+ Gostou? Veja aqui como foi o meu mergulho com os tubarões-baleia nas Filipinas!

Grande beijo e até a próxima,

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *