Cova d'en Xoroi

Um dos bares mais incríveis do mundo é o Cova d’en Xoroi em Menorca! Ele fica dentro de uma caverna natural numa encosta de falésias no sul da ilha. Cova d’En Xoroi, além de ser um lugar com uma beleza impressionante, ainda inspira uma bonita história de amor (leia aqui mais abaixo), e fica de frente para um pôr do sol imperdível.

Com localização privilegiada, a Cova ou Cueva, como chamam os espanhóis, conta com diversos terraços e mirantes em diferentes alturas. Espetacular de dia, mágica no pôr do sol e surpreendente à noite, assim é a Cova d’en Xoroi, um lugar que você tem que visitar quando for à Menorca.

Durante o dia

Durante o dia é quando você pode apreciar a beleza deste lugar incrível com o visual do topo das falésias acima do mar. A Cova d’en Xoroi é um lugar perfeito para assistir ao pôr do sol, memento que rola uma música lounge.

Garanta um lugar no terraço, que dá para ver melhor o  astro rei se pôr dentro do mar. Depois explore o interior da caverna que tem muitos espaços conectados por corredores e vários pontos de bar. Peça a bebida “pomada” que é feita com o gin da ilha e uma limonada. Tenho certeza que esse entardecer no mediterrâneo vai marcar sua viagem!

Cova d'en xoroi Menorca

Cova d'en xoroi

Logo depois que o sol se despede começa um show de musica ao vivo, sempre muito bom, e já está incluso no preço da sua entrada.

Festa à noite

Durante a noite, a caverna se transforma em uma das baladas mais tops de Menorca. Há uma ampla programação de festas temáticas como a “white party”, que contam com os DJs mais badalados da Europa. Em alta temporada as festas se repetem com mais regularidade, quando chega a baixa estação elas só acontecem às sextas e sábados. No final de setembro ou inicio de outubro (depende do calendário de cada ano) elas tiram férias de inverno e voltam no início do outono. Por via das dúvidas dá uma conferida na programação do Cova d’en Xoroi no site deles.

Normalmente fica bem cheio, e se você quiser privacidade pode reservar (com antecedência) as áreas reservadas para VIPs que custam de 500 a 800 Euros.

Menorca Cova Xoroi

Lenda de Amor

A lenda conta que Xoroi era um pirata turco que tinha sobrevivido de um naufrágio e que vivia nessa caverna. Não se sabia muito dele, a não ser que tinha chegado do mar. Diziam que ele viva se pequenos furtos. Até que uma jovem que vivia no vilarejo mais perto desapareceu justamente antes do casamento com um camponês local. Passaram-se muitos anos até que tivessem uma pista do paradeiro dela. Foi durante o inverno, logo após uma forte nevasca, que apareceram no chão as pegadas que guiaram os camponeses à caverna. Lá encontraram Xoroi, a jovem mulher e três filhos.

Ele, sentindo-se impotente rodeado pelos camponeses armados, atirou-se no mar, seguido por seu filho mais velho. O mar fechou-se sobre os dois. A mulher, inconsolável, e os dois filhos, foram levados de volta ao vilarejo. Xoroi e o filho nunca mais foram encontrados, guardando ainda mais mistérios sobre suas vidas.

Como chegar ao Cova d’en Xoroi

A Cova d’en Xoroi fica na dentro da cidade de Cala en Porter. Se você vier da direção da Ciutadella, pegue a estrada em direção a Maó, e depois o desvio para Cala en Porter ou para o aeroporto. É bem sinalizado, e dá para chegar numa boa com o Waze. Via achar estranho, mas a gente tem que passar quase por dentro da dessa cidade para chegar na encosta.

Cheguei por volta das 18hs e encontrei estacionamento fácil, mas foi em meados de setembro, fora do auge. Imagino que deve bombar se chegar mais tarde ou na alta temporada.

Outras dicas de Cova d’en Xoroi

  • Paguei 14 Euros para o por do sol e 18 para a “white party”, mas o preço varia de acordo com a festa e a temporada.
  • É bom comprar o ingresso com antecedência, principalmente em época de alta estação. Bom lembrar que ele é válido apenas para a data e hora indicadas.
  • Nenhuma alteração ou reembolso é permitido. Apenas em caso de cancelamento do evento pela Cova d’en Xoroi, o valor pago será devolvido.
  • Sua entrada inclui um refrigerante, ou cerveja ou vinho.
  • Se você sair do bar, não terá direito de reentrada gratuita…
  • O local é indicado para acima de 18 anos, mas crianças acompanhadas pelos pais entram.

Espero que tenham gostado dessa dica. Tem muito mais de Menorca aqui no blog:

+ Guia com dicas essenciais de Menorca

+ As melhores praias de Menorca

+ Onde ficar em Menorca

+ O que fazer em Menorca

Se esse artigo te ajudou, deixe seu comentário aqui e não esqueça de planejar sua viagem com a gente. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do blog.

Um beijo e uma ótima viagem!

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *