Hoje quero falar da Blue Lagoon de Rangiroa (ou Lagoa Azul) que foi o lugar que mais me encantou durante toda a minha viagem à Polinésia Francesa. Rangiroa é um dos maiores atóis do mundo! Formada por uma barreira de corais e rodeada por um mar turquesa de um lado e uma lagoa verdejante, Rangiroa é um dos melhores destinos de mergulho do mundo.

Blue Lagoon Rangiroa

Blue Lagoon de Rangiroa

Ela é na verdade uma lagoa dentro de uma outra lagoa. São oito motus (como os polinésios chamam as pequenas ilhotas) cobertas de palmeiras e rodeadas por recifes de coral formando uma grande piscina natural. Por isso é descrita como uma “lagoa dentro de uma outra lagoa”. Você só vai entender quando estiver lá, é absolutamente incrível.

Lá você vai encontrar praias de areia branquinha, corais coloridos e uma infinidade de vida marinha. Aliás, esteja preparado porque a blue lagoon de Rangiroa é um santuário para os tubarões.

Como chegar na Blue Lagoon de Rangiroa

A Lagoa Azul está localizada a uma hora de barco de Avatoru e Tiputa, as principais aldeias de Rangiroa. Os tours são organizados por vários operadores turísticos na ilha, e podem também ser reservados direto nos hotéis. Eu reservei na recepção do Kia Ora Resort, hotel em que me hospedei em Rangiroa. O custo é de 100 euros por pessoa em barco compartilhado. Se preferir um tour privado o custo é de 500 Euros. O tour de dia inteiro inclui almoço, um autêntico picnic polinésio no paraíso!

tour rangiroa

Dando tempo os barcos ainda fazem uma parada para snorkel no Passo de Avatoru ou no Aquario Natural, como chamam. Nós gostamos muito pela quantidade e variedade de vida marinha.

Corais polinésia francesa

Como explorar a Blue Lagoon de Rangiroa

Nossa primeira parada foi um mergulho de snorkel com tubarões numa área fora da lagoa que tinha uns 4 a 6 metros de profundidade. Esta area estava cheia de tubarões, principalmente os black tip sharks que medem 1 m a 1.5m de comprimento. Apareceram também alguns tubarões-limão com 2 a 3 metros de comprimento.

tubarões polinésia francesa rangiroa

A segunda parada foi em uma das ilhotas, onde passamos boa parte do tempo e onde o pic nic é servido. Para chegar lá atravessamos a lagoa numa área rasa, margeando a borda da ilhota principal. É ali que encontramos vários tubarões bebês.

Nadando com tubarões em Rangiroa

Nadar com tubarões é algo que não consigo exprimir em palavras, é uma experiência incrível. Minha primeira vez foi em Fernando de Noronha e depois nas Ilhas Fiji onde fiz snorkeling e scuba diving.  Agora na Polinésia pude mergulhar com eles em todas as ilhas, em Moorea, Bora Bora e Rangiroa.

Tubarões em Rangiroa

+ Veja aqui todos os posts da Polinésia Francesa

Os tubarões são claramente curiosos, nos veem como visitantes, mas normalmente é uma visita bem-vinda. Eles parecem não se importar com a nossa presença, com a nossa entrada em seu habitat, apesar de ficarem circundando a gente. Mantenha uma distância segura, nade suavemente e não tente persegui-los ou alimentá-los. Aliás, é um absurdo alguns operadores turísticos inconscientes darem alimentos para os tubarões ali pois o ecossistema é totalmente equilibrado.

Viagens e Outras Histórias

Vamos planejar sua viagem?

Não esqueça de fazer sua reserva de hotéis, aluguel de carros, seguro viagem e muito mais aqui pelo blog. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site e mais conteúdo grátis de viagens para você. 😊

Viagens e Outras Historias

Gostou das minhas dicas da Blue Lagoon de Rangiroa? Se tiver qualquer dúvida deixe um comentário aqui abaixo que terei prazer em responder.

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *