como sair do aeroporto em Joanesburgo

O Aeroporto Internacional de Joanesburgo é um dos maiores hubs aéreos da África, provavelmente fará uma conexão por lá. Se for ficar mais de um dia, conto aqui dicas de como sair do aeroporto em Joanesburgo.

O aeroporto O.R. Tambo em Joanesburgo

O.R. Tambo ou Aeroporto Internacional Oliver Tambo está situado a aproximadamente 25 quilômetros do centro da cidade. Moderno e confortável, com muitas opções para refeições e comprinhas de ultima hora, incluindo a loja Out of Africa que tem artigos tradiconais e souvenirs.

aeroporto de Joanesburgo

Como sair do aeroporto em Joanesburgo

Se você tem que sair do aeroporto de Joanesburgo pode optar por táxis, uber, shuttles, linhas de ônibus ou o trem. Na minha opinião o trem “Gautrain” é forma de locomoção mais prática, rápida e segura. Você nem sai do aeroporto para embarcar no Gautrain, e fazer a conexão entre o aeroporto international e a cidade de Johannesburg.

Eu tinha uma pernoite e escolhi o bairro de Sandton para onde ficar em Joanesburgo. É um bairro bom com bastante opção de hotéis, um ótimo shopping e a praça Mandela Square com restaurantes. Além disso, a estação de Sandton está a 15 minutos do aeroporto com o Gautrain. Se você ficar em Rosebank, outra região boa para se hospedar, pode trocar de linha em Sandton.

Estação Sandton Joanesburgo

São 3 linhas saindo do aeroporto: a primeira linha Airport liga o aeroporto à estação Sandton. A segunda linha que conecta a estação Rhodesfield à estação Sandton. E a terceira linha que vai da estação Park até Hatfield.

linhas da Gautrain

Como achar a estação

A estação do Gautrain fica no parte superior do aeroporto, entre os terminais A e B. Para achar a estação basta seguir as placas com a indicação “Train” (o aeroporto é bem sinalizado).

Comprando os bilhetes

Para comprar o bilhete (cartão Gautrain Gold Card) utilize os guichês automáticos. Ida e volta custa em torno de US$ 40 ou 347 Rands. Pode pagar em dinheiro ou cartão de crédito, mas fique atento porque nem todas aceitam dinheiro. Troc só em moedas. As máquinas também vendem créditos, para quem já possui o cartão. Se você vai voltar para o aeroporto já abasteça o cartão com a ida e a volta.

Bilhetes da Gautrain

Depois de comprado o cartão, dirija-se à catraca na entrada da estação. Basta encostar o cartão na máquina que a passagem será liberada. Depois siga em direção da plataforma que fica mais adiante. No desembarque em Sandton prepare-se para subir mais de 4 andares de escada rolantes. Existe elevador como opção. Os trens são bastante confortáveis, modernos, seguros e rápidos.

como sair do aeroporto em Joanesburgo

Frequência e horários dos trens

Os trens funcionam entre 05:30 da manhã até às 20:30 da noite, de domingo a domingo. A frequência dos trens é um a cada 12 minutos nos horários de pico. Fora do pico a frequência cai para um trem a cada 20 minutos, e nos finais de semana tem um trem a cada 30 minutos.

Gautrain

Nas plataformas existem placares informando quantos minutos faltam para o próximo trem. Se você estiver com mala fique de olho indicações no chão das estações que indicam qual vagão tem lugar para a sua mala (normalmente bem perto da porta).

Onde ficar em Johannesburg

Em Sandton me hospedei no Radisson Blu que fica praticamente na frente da estação. Só atravessar a rua. O hotel tem um ótimo custo x benefício, possui restaurante, bar, piscina

Radisson Blu em Johasnesburgo
Radisson Blu em Johasnesburgo

O hotel fica bem perto da Mandela Square (dá para ir andando). Jantei no excelente restaurante Tashas. De entrada pedi uma salada de salmão defumado, com folhas, tomatinhos e queijo cottage e como prato principal uma pasta com cogumelos selvagens e trufas. Acompanhado claro de vinho branco da África do Sul.

Mandela Square
Mandela Square
Restaurante Tashas em Johasnesburgo
Restaurante Tashas

Espero que as dicas de como sair do aeroporto de Joanesburgo tenham sido uteis. Não esqueça se for reservar seu hotel, alugar carro, comprar seguro de viagem ou chip fazer isso pelos links do blog. Você paga o mesmo preço e ajuda a manutenção do site.

Viagens e Outras Historias

Obrigada pela visita, volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *