Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Se você já ouviu falar de Lagos em Portugal, provavelmente já ouviu falar também da Ponta da Piedade. Um dos mais lindos cartões postais da região. Nesse artigo veja como chegar e como explorar a Ponta da Piedade no Algarve.

A Ponta de Piedade não é uma praia, e sim um conjunto de falésias esculpidas pelo oceano e pelo vento. O tom das rochas parece dourado, e contrasta perfeitamente com o azul esverdeado do oceano Atlântico. É lindo demais! No entorno existem muitas cavernas, grutas e arcos para mergulhar. A melhor maneira para explorar a Ponta da Piedade é através dos passeios de barco e/ou kayak. Vamos conferir?

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Como chegar à Ponta da Piedade

Localizada a 2 km do centro da cidade de Lagos, dá pra chegar na Ponta da Piedade de carro, a pé, de barco ou de kayak. Indo de carro estacione perto do farol da Ponta da Piedade em Lagos. O estacionamento é gratuito e fica ao lado de um bar. À esquerda do farol tem uma pequena trilha que leva às escadas (180 degraus) de onde saem barquinhos que fazem os passeios.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Se preferir ir a pé, do centro de Lagos até ao Farol da Ponta da Piedade, são aprox. 2,6km ou 35 min de caminhada. Você passará pela Praia da Batata, depois pela praia dos Estudantes, praia do Pinhão, Praia D. Ana e Praia do Camilo. Na Praia do Camilo, a mais próxima da Ponta da Piedade, tem um restaurante com cardápio de peixes frescos onde você pode almoçar. Por conta do calor leve água, não esqueça o protetor solar e um chapéu.

Como explorar a Ponta da Piedade

Existem várias maneiras de explorar este paraíso de grutas, enseadas escondidas e prainhas, algumas naturalistas. Embora seja possível explora a região de carro ou a pé, na minha opinião a Ponta de Piedade é mais linda quando vista do mar.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Olha a cor da água dentro da gruta…

Passeios de barco na Ponta da Piedade

Os passeios de barco da Ponta da Piedade partem de vários lugares. Tem barco saindo da própria ponta, de praias próximas e da Marina de Lagos. Os preços por pessoa começam a partir de 10 € e variam de acordo com a duração e a temporada:

  • Tem passeios de meia hora saindo da própria Ponta da Piedade. Só descer as escadas e pegar uma das lanchinhas da Grotto Pioneers. Custa 20 euros por pessoa e carregam 4 pessoas. O ideal é ser um barco pequeno mesmo, para poder entrar nas grutas.
  • Passeios de uma hora que saem da Marina de Lagos. Em geral são barcos maiores, mas com preços mais baratos, a partir de 10 Euros.
  • Passeio de duas horas é uma experiência mais completa e envolve dois barcos. O primeiro barco é um veleiro que navegará ao longo da costa. Depois você passa para um barco menor para entrar nas cavernas. Sai também da Marina de Lagos.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Os marinheiros vão contando os nomes e segredos das grutas e rochas, pois, ao longo do tempo, os pescadores locais criaram histórias e nomearam algumas delas. As mais populares são a Chaminé, o Camelo, a Catedral e a Gruta dos Amores.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Descubra a Ponta de Piedade de kayak

Para os mais desportivos (como eu ehehe), o kayak é a maneira ideal de como explorar a Ponta da Piedade. Os kayaks são alugados na Praia da Batata, uma praia bem perto do centro de Lagos, a apenas cinco minutos a pé. Saindo da Praia da Batata, vai remar e passar pela praia dos Estudantes, praia do Pinhão, Praia D. Ana e Praia do Camilo.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Praia da Batata, Lagos

Tem saídas individuais e saídas em grupo. Preferi ir sozinha, pra ficar mais flexível e ágil. Demorei mais ou menos 3 horas ida e volta, com paradas para banhos, curtindo remar e explorar as cavernas. Leve sua Gopro e uma mochila waterproof, água, protetor solar e chapéu. O preço? 3 horas de muita lindeza custaram 20 Euros, eu achei que valeu muito! Ah! O aluguel inclui o empréstimo de máscara e snorkel pra você conferir o fundo do mar do Algarve.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

O passeio em grupo, bom pra famílias com crianças, tem o suporte de um barco, caso alguém não aguente o ritmo. Tem empresa que faz o passeio de ida e a volta os kayaks são rebocados. Enfim, tem muita opção para conferir na Praia do Batata e na Marina de Lagos.

E o melhor do kayak é que você ainda vai malhar enquanto aprecia a paisagem! E tem mais vantagens, não estará poluindo o meio ambiente e nem será incomodado pelo barulho do motor do barco.

Como explorar a ponta da piedade no Algarve

Se tiver outras mais dúvidas de como explorar a Ponta da Piedade, deixe um comentário aqui,  terei prazer em ajudá-lo.

Continue lendo:

+ Roteiro de 5 dias no Algarve

+ A trilha dos 7 vales suspensos

+ Algar Seco, o pôr do sol mais lindo do Algarve

+ As praias mais lindas do Algarve

+ Tavira e Cacela velha, uma grande surpresa

+ As Grutas de Benagil

+ Dicas essências para planejar sua viagem ao Algarve

Um beijo e até os próximos artigos.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro de 4 dias em El Calafate, Patagônia A região de El Calafate tem locais belíssimos para quem conhecer um pouco da Patagônia Argentina. Certamente vai ter oportunidade de admirar lá paisag...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *