Navegação Canal Beagle Ushuaia

Adorei conhecer Ushuaia, lugar que sempre esteve na minha lista, até porque Patagônia é um dos meus lugares favoritos no mundo. Conhecida com a cidade mais austral do planeta, no extremo sul do continente, é banhada pelo Canal de Beagle, que faz divisa entre a Argentina e o Chile e promove o encontro entre o Oceanos Pacífico e o Atlântico. E o nosso roteiro começou com um dos mais lindos passeios da região: a navegação pelo Canal Beagle. Essa viagem fiz com minha amiga irmã Stella que vocês já devem ter visto ela por aqui em outras trips. Minha super companheira de viagens!

Navegação Canal de Beagle

Também chamado de Estreito de Beagle, é um “braço” de mar navegável que possui 240km de extensão e seu trecho de menor largura possui 5km. O Canal recebeu esse nome em homenagem ao navio britânico HMS Beagle que participou de duas viagens nessa região no início do sex XIX. Em umas dessas viagens transportou Charles Darwin e Robert Fitzroy (nome dado a um dos maciços mais incríveis na Patagônia, clique aqui para ler o artigo que fala do Fitzroy).

Navegação Canal de Beagle

O passeio garante ver uma natureza praticamente intocada com direito a muitos pássaros, lobos marinhos, pinguins a depender da época, o farol do fim do mundo, e se tiver sorte como nós, baleias e golfinhos! Bora conferir como foi?!

Navegação Canal de Beagle

Como reservar esse passeio

Existem muitas empresas que fazem esse passeio, a maioria com mesmo roteiro e preços. Você pode comprar seu ingresso nos quiosques das empresas no cais do porto ou em uma agência de turismo no centrinho da cidade. Nós escolhemos a Brasileiros em Ushuaia que nos atendeu com atenção especial e em português (falam outras línguas também). Pegamos o voucher na agencia e depois trocamos no quiosque no cais do porto.

O passeio de navegação pelo canal de Beagle mais curto dura cerca de três horas e vai até a Ilha dos Pássaros, a Ilha dos Lobos Marinhos, e o Farol Les Eclaireus, conhecido como Farol do Fim do Mundo. Essas 3 paradas fazem parte do passeio “básico” pelo Canal de Beagle, com 2:30 a 3h de duração. Possuem saídas pela manhã e a tarde variando os horários conforme a empresa contratada. Nós fizemos um dos últimos que incluía chegar até a Isla Martillo (sem desembarque) para observação dos pinguins. Explico melhor as opções mais abaixo.

Navegação Canal de Beagle

Essas 3 primeiras Ilhas fazem parte do passeio “básico” pelo Canal de Beagle, com 2:30 a 3h de duração. Possuem saídas pela manhã e a tarde variando os horários conforme a empresa contratada.

Como é o passeio pelo canal de Beagle

Todos os passeios começam ali no Porto de Ushuaia onde podemos admirar a bela “Bahía Ushuaia” e observar a posição privilegiada da cidade, que fica rodeada por montanhas e glaciares.

Navegação Canal de Beagle

Nosso barco era um grande catamarã, confortável, com lanchonete que vendia lanches e vinhos com bom custo-benefício. A cada parada o barco fica tempo suficiente para que todos possam observar e sacar as fotos que desejam. Mas nenhum desembarque é feito. O passeio com desembarque na Isla Martillo vai de final de Outubro a Março.

Durante todo o percurso, o guia nos conta um pouco da história local, curiosidades dos animais e das ilhas que avistamos. O interessante desse passeio é que ele vai ficando melhor a cada parada. A ilha dos pássaros não impressionou muito, mas a dos lobos levantou “uauuss”!

Navegamos por águas argentinas, mas avistamos, um pouco de longe, a cidade chilena de Puerto Willians, que agora é considerada a cidade mais austral do mundo. Ela era um povoado até esses dias, mas foi recentemente emancipada para roubar o título de Ushuaia. Obter o titulo da “cidade mais austral do mundo” é uma guerra comercial entre argentinos e chilenos pra atrair mais turistas. Como Puerto Willians é bem pequena e ainda conta com pouca estrutura, a vitória até o momento é da Argentina.

Se tiver sorte ainda podem conseguir avistar baleias atravessando o Canal de Beagle. Nós avistamos mais de duas baleias e muitos golfinhos saltando em frente do catamarã. Pura emoção!

Navegação Canal de Beagle
Navegação Canal de Beagle

O retorno até Ushuaia leva quase duas horas, numa viagem sem paradas. Compartilhamos a mesa com outras pessoas e nos divertimos muito. Chegamos por volta das oito horas da noite, já escuro, cansados mas felizes com o dia, como o vinho ahaha, e com toda aquela beleza natural que pudemos ter a oportunidade de admirar.

Navegação Canal de Beagle

Ilha dos pássaros

A primeira parada da navegação pelo canal de Beagle foi na Ilha dos Pássaros onde avistamos aves diversas aves marinhas fueguinas, tais como skúas, albatrozes, gaivotas, cauquenes e patos. Mas os pássaros mais intrigante são os Cormorones que são bem parecidos com pinguins, mas eles voam enquanto os pinguins não conseguem voar. O barco fica parado e gira em torna da ilha por tempo suficiente para todos apreciarem e fotografarem as aves.

Navegação Canal de Beagle
Navegação Canal de Beagle

Ilha dos Lobos

A segunda parada é na Ilha dos Lobos onde avistamos muitos leões marinhos. Esses animais vivem em colônias ali e, portanto, podem ser avistados nessa região em qualquer época do ano. É possível avistar leões marinhos de diferentes tamanhos. Os maiores são machos e os menores são as fêmeas. O tamanho dos animais e o som que produzem é incrível.

Navegação Canal de Beagle

Junto a eles, é possível avistar também os Cormorones, aqueles que são confundidos com pinguins. Mais uma vez o barco fica parado por um bom tempo e depois rotaciona permitindo a visão de todos.

Navegação Canal de Beagle

Farol do fim do mundo

Depois passamos pelo Faro les Eclaireurs, que é conhecido como Farol do Fim do Mundo. Apesar da fama, esse não é o verdadeiro Farol do Fim do Mundo, pois ainda não é o último em direção à Antártida que se encontra na Isla de Los Estados.

Navegação Canal de Beagle

Ele é bem menor do que eu pensava, possui 11 metros de altura e sua base possui 3 metros de diâmetro. Assim que a luz do dia acaba, ele se acende automaticamente. O feixe de luz possui alcance de 14km.

Ali também se encontram colônias de cormoranes, pássaros imperiais e roqueros.

Isla Martillo

Os Pinguins lotam essa Isla de novembro a Março. Essa ilha é o habitat natural de reprodução de algumas espécies de pinguins. a famosa pinguinera. Quase todos são da espécie de pinguins de Magalhães.

Minha viagem foi em Abril e por sorte consegui pegar uma das ultimas visitas do barco até a Isla. Apesar de não poder desembarcar, a visão do habitat natural dos pinguins foi boa. Ficamos cerca de 30min parados próximos à ilha para observá-los e fotografá-los.

Navegação Canal de Beagle

Tem um passeio chamada de Pinguinera Terrestre, é um dos passeios mais concorridos de Ushuaia. É nesse passeio que acontece a tão esperada caminhada com os pinguins em Ushuaia. Apenas uma empresa (PiraTour) tem autorização para descer nessa ilha.

Espero que tenham curtido minhas dicas de Navegação pelo Canal de Beagle em Ushuaia. Não deixe de conferir todos os meus outros artigos sobre a Tierra del Fuego.

+ Off Road 4×4 com lagos, churrasco e vinho em Ushuaia

+ As melhores dicas de Ushuaia

+ Trekking para o Glacial Vinciguerra

+ Meu roteiro de 5 dias em Ushuaia

+ Dicas de restaurantes em Ushuaia

Se tiverem qualquer duvida ou se curtiu o artigo, deixe um comentário abaixo para eu saber da sua visita ao site, ok?

Boa viagem e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.