Como chegar a gruta Benagil

No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a Ponta da Piedade. O roteiro tem que estar muito bem organizadinho para você aproveitar ao máximo. Já publiquei várias dicas aqui no blog, já viram? Nesse artigo conto como chegar a gruta Benagil.

Em primeiro lugar é bom saber que a melhor hora para você visitar a gruta é na parte da manhã. Não só porque os passeios do dia (de barco ou kayak) se esgotam cedo mas também é quando ela fica mais vazia. O melhor horário para fotos é entre 11h e 13h quando o sol está à pino e ilumina bem a gruta.

Como chegar a gruta Benagil

Como chegar a Gruta Benagil

Há várias maneiras de como chegar a gruta Benagil que pode ser de barco, de caiaque ou por cima através da trilha dos sete vales suspensos. Mas antes de chegar na gruta, você tem que chegar na praia de mesmo nome, Benagil, que fica na região do Carvoeiro em Lagoa. Fica a aprox 1 hora de carro de Faro e 30 minutos de Albufeira. A gruta fica bem ao lado da praia, com acesso único pela água.

Como chegar a gruta Benagil

O estacionamento de Benagil está no alto da falésia (é grandinho). Você vai achar fácil depois que sobe a ladeira após passar pela frente da praia. Dos dois lados da praia tem opções de restaurantes.

Como chegar a gruta Benagil

Passeio de barco pelas grutas

Na praia tem duas empresas (Tortuga e Didi boat) que fazem os passeios de barco pelas várias grutas da região, e claro, chegar a gruta Benagil. Eu fui com a empresa Didi boat, apenas porque o barco saía antes da outra empresa. Pelo que vi o roteiro e preço são iguais (20 euros por pessoa com 1h de passeio). Os barcos que saem da praia são pequenos (máximo 10 pessoas) e portanto esgotam cedo. Cheguei por volta das 10:30 e só peguei o barco das 13hs, e fui em meados de Setembro. Fico pensando como deve ser nos meses de Julho e Agosto, férias na Europa.

Como chegar a gruta Benagil

O passeio inclui visitar a mais de 15 grutas, sendo a mais famosa, claro, a Benagil. O ponto é que o barco pára apenas uns 5 minutos na Gruta de Benagil. Dá pra descer e fazer algumas fotos, mas é realmente rápido… Certifique-se que você poderá descer do barco, porque alguns passam, outros param mas não deixam descer… bom perguntar antes de fechar o passeio. O trajeto passa também pela praia do Carvalho e na praia da Marinha. Tem uma gruta fantástica chamada gruta do amor que a cratera tem a forma de coração. É tão perfeita que fico pensando se não teve ajudinha de artesão…

Como chegar a gruta Benagil

Passeio de caiaque

Acho que vale a pena fazer os dois: kayak e barco. Porque mesmo fazendo o passeio do barco (que conhece muitas outras grutas sensacionais tambem) vale a pena alugar o kayak. Claro, indo por conta própria você fica o tempo que quiser na gruta Benagil que tem uma prainha bem gostosa.

Como chegar a gruta Benagil

A mesma agência Tortuga que oferece passeios de barco na praia de Benagil aluga os kayaks e pranchas de stand up paddle. Custam 20 euros para 1h de aluguel. O kayak esgota antes do barco, tem que chegar lá pelas 9hs da manhã para garantir o seu. E eles não fazem reserva de um dia para o outro, tem que chegar cedo mesmo. Cheguei 10:30 e só consegui uma prancha de SUP, mas o kayak teria sido melhor. Tinha muito barco entrando e saindo da gruta e o mar fica bem mexido. Entre pela segunda fenda da gruta (dica boa que eu peguei no blog Nós na Trip).

Para chegar à gruta Benagil de kayak você vai levar uns 5 minutos remando, é bem pertinho mesmo. Tem muita gente que vai nadando, pelo canto da rocha, mas não é permitido.

Como chegar a gruta Benagil

Qual animal se parece a rocha? Deixe seu comentário abaixo.

Trilha dos sete vales suspensos

Essa maneira de chegar à gruta Benagil é por cima apenas. Você pode fazer a trilha dos sete vales suspensos inteira, que vai da Praia do Vale dos Centeanes até a Praia da Marinha.  Ou pode fazer um pequeno trecho dela que passa pela cratera de Benagil.

Como chegar a gruta Benagil

O acesso por cima é pelo estacionamento. Depois que sair da praia, suba a ladeira à direita e vá em direção à beira da falésia que você vai encontrar a trilha. O contorno da cratera está cercado porque o terreno é bem instável, com risco de desmoronamento. Todo cuidado é pouco.

Planejando sua viagem ao Algarve? Deixa um comentário aqui. 😊

Continue lendo:

+ Roteiro de 5 dias no Algarve

+ As melhores praias do Algarve

+ A trilha dos 7 vales suspensos

+ Algar Seco, o pôr do sol mais lindo do Algarve

+ Passeio de Kayak pela Ponta da Piedade

+ Cacela velha, um vilarejo com as mehores ostras de Portugal

+ Dicas essenciais para organizar sua viagem ao Algarve

 

Bjs e até o próximo artigo.

flavia ribeiro viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *