Chefchaouen Marrocos

Chefchaouen é uma graça mesmo, vale muito visitá-la. Super fotogênica, é conhecida como a Pérola Azul do Marrocos. Sua medina, o centro histórico, encanta seus visitantes com seu casario, vielas, ruas e pequenos prédios totalmente pintados de azul. Além disso, essa pequena cidade fica encravada no coração das montanhas Rif, região considerada sagrada, e local de peregrinação onde estão enterrados antigos profetas.

Chefchaouen Marrocos

Ela foi a segunda cidade do nosso roteiro de 10 dias pelo Marrocos, país que muito nos surpreendeu. Se você está planejando ir para o Marrocos não deixe de ver todos os meus posts clicando aqui.

A História de Chefchaouen

A cidade de Chefchaouen foi fundada em 1471, por Moulay Ali Ben Rachid que era um seguidor de um profeta da região. Foi nessa mesma época que mouros e judeus estavam fugindo para o Marrocos tentando escapar da inquisição espanhola. Por isso Chefchaouen se fechou completamente a estrangeiros. O isolamento foi tão forte, que, quando os espanhóis chegaram em 1920, encontraram judeus ainda falando uma língua que não se ouvia na Espanha há 400 anos. A partir do retorno dos espanhóis muitos judeus refugiados se mudaram para Israel. 

chefchaouen marrocos
Chefchaouen Marrocos

Porque Chefchaouen é toda azul?

A tradição de pintar os prédios em tons de azul tem razões religiosas. É que os judeus acreditavam que ao pintar tudo de azul estavam lembrando que Deus e o céu estão acima de tudo. Lindo, né? E até hoje, mesmo a maioria dos judeus tendo ido embora, a população mantém o hábito de pintar a cidade na cor que representa o céu e paraíso. Na verdade, atualmente já se sabe de outras vantagens como como manter mosquitos afastados, praticar a calma e atrair turistas! 😉

Chefchaouen Marrocos

O que fazer em Chefchaouen

Além de admirar a medina azul, Chefchaouen tem um dos melhores souks (mercados) que eu vi em todo o Marrocos. Muita tapeçaria colorida, babouches bordadas, cerâmicas e especiarias. Fiquei achando que era melhor deixar as compras para Marrakech no final da viagem, mas, depois me arrependi porque não vi tanta coisa linda junta em nenhum outro lugar.

Chefchaouen Marrocos

Outro programa imperdível é andar sem rumo pelas vielas e escadarias azuladas. Vai fotografando as lindas portas decoradas das casinhas pelo caminho. Desça até encontrar a praça principal onde você pode fazer uma tattoo de henna. Ali tem vários cafés e restaurantes onde você pode tomar o delicioso chá de menta marroquino.  E pelas vielas prove o suco de laranja espremido na hora. As frutas são um dos tesouros do Marrocos!

Chefchaouen Marrocos
Chefchaouen Marrocos

Para os aventureiros, e pra quem vai ficar mais tempo, é bom saber que nos arredores montanhosos de Chefchaouen existem diversas trilhas que levam à lindos mirantes, de onde é possível ter uma visão panorâmica do centro histórico azul da cidade. 

Chefchaouen Marrocos

Onde ficar em Chefchaouen

Nós nos hospedamos dentro da medina, que, sem dúvida, é o melhor lugar para você ficar. Nós ficamos no Dar Zambra, uma pousada tradicional com poucos quartos e tratamento bem personalizado. O café da manhã foi servido no terraço de onde ser pode ver a vista das montanhas e a medina toda azul abaixo.

onde ficar em Chefchaouen
onde ficar em Chefchaouen

Se gostou das minhas dicas e fotos, não esquece de fazer suas reservas usando os links do blog, ok? Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção do site que tem sempre artigos novos para você se inspirar e planejar suas viagens. 😉

Se dormir uma noite ali vai experimentar ser acordado às 6hs da manhã (foto abaixo) com o chamado à oração que vem da mesquita. Os muçulmanos oram ao menos 5 vezes ao dia e esse chamado é propagado pelo minarete das mesquitas.

Chefchaouen Marrocos

Quanto tempo ficar em Chefchaouen

Nós ficamos 1 dia e foi suficiente para conhecer o principal. O ideal é dormir uma noite para poder andar pela medina antes dos muitos visitantes que vem em bate-e-volta todos os dias. Lá pelas 12h as ruelas começam a ficar cheias de gente e voltam a acalmar no final de tarde.

Chefchaouen Marrocos

Como chegar em Chefchaouen

A cidade fica mais ao norte do país Nós chegamos de carro vindo de Casablanca. Como falei viajamos num tour privado com motorista organizado pela agência Excursão no Marrocos. De Casablanca para Chefchaouen foram 5 horas de viagem (aprox. 340 km).

Chefchaouen Marrocos

É possível chegar de ônibus a partir de Casablanca, Tânger, Rabat e Fes. O aeroporto mais próximo fica em Tânger, mais ou menos 120 km, que recebe voos da Europa e outros lugares da Africa.

Espero que tenha gostado das minhas dicas de Chefchaouen. Se tiver qualquer duvida deixa sua pergunta aqui nos comentários.

Chefchaouen Marrocos

Continue lendo sobre o Marrocos:

+ Roteiro completo de 10 dias pelo Marrocos de carro

+ Conheça a maior mesquita do Marrocos em Casablanca

+ Veja como foi dormir num acampamento no deserto de Sahara

+ Como é a comida no Marrocos

+ O que fazer em Marrakech

+ O que esperar da sua viagem à Fez

Obrigada pela visita, volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *