Cayo Lardo Playa beach

Cayo Largo | O paraíso existe!

Cayo Largo del Sur é um destino de beleza extraordinária! Uma ilha quase virgem, um verdadeiro paraíso natural, cheio de extensas praias de areias brancas e mar azul turquesa.

Mais do que uma ilha, Cayo Largo é uma reserva natural de grande importância para o ecossistema da região. A ilha é formada de calcário e restos de organismos marinhos que, ao longo de milhões de anos, criaram muitos recifes de corais. Vida marinha, muitas gaivotas e iguanas escolheram a ilha como morada. Para nós, um verdadeiro paraíso para a prática de esportes subaquáticos e náuticos.

Localizada a 160km ao sul de Havana em pleno mar do Caribe, faz parte da província da Ilha de la Juventud. É a segunda maior ilha em extensão do arquipélago de Canarreos, de ponta a ponta, tem uma extensão de 27 quilômetros. Por isso é chamado de “Largo”, que em espanhol quer dizer “comprido”.

Quando ir e quanto tempo ficar

No meio do Caribe, Cuba tem uma posição geográfica privilegiada! Com clima subtropical moderado, tem sempre uma brisa agradável e águas com temperaturas mornas por conta da Corrente do Golfo.

Cuba tem duas estações: a estação seca, no inverno, entre dezembro e março, e a estação chuvosa, que ocorre no verão.

A melhor época para conhecer Cuba é portanto durante a estação seca, entre dezembro e março. Período mais fresco, com temperaturas médias variando de 24°C a 28°C, e mínima de 18°C. Venta um pouco mais nessa época e costuma fazer um friozinho à noite.

Cayo Largo

No verão, quando chove mais, a temperatura pode bater mais de 34°C. É comum chover ao longo do dia…

Nós ficamos 3 dias e foi perfeito! Tem gente que vai num bate-e-volta mas não compensa… O local é tão lindo que vale a pena aproveitar com tranqüilidade, relaxar e interagir com a natureza.

Como chegar a Cayo Largo

Por ser uma ilha você pode chegar pelo mar mas o acesso mais fácil é de avião. A Cia Aérea que faz o trajeto chama-se Aerogaivota, obviamente um avião estatal! O meu voo foi tranquilo, com serviço de bordo e tudo! Duração de 50 minutos.

Você precisará comprar a passagem (ou um pacote com hotel incluso) através de uma agência cubana. Reserve com antecedência pois o avião é pequeno, com poucos voos diários e muita demanda.

Tentei contato com a Cubatur (supostamente a maior agência) inúmeras vezes, mas nem responderam meu chamado! Ai encontrei a agência SolWays, indicada pelo Hotel Sol Meliá, que resolveu tudo sem transtorno nenhum. Inclusive alterei as datas da viagem após a compra sem ter que pagar nenhuma taxa. Resolvi tudo pelo site e email, e paguei no cartão.

O único inconveniente é que o horário do voo (de ida e de volta) você só tomará conhecimento no final da tarde do dia anterior à viagem. Terá que ligar para um numero local e confirmar o horário para o ponto de encontro. Eles explicam tudo no email de confirmação da reserva.

O aeroporto de onde saem os voos domésticos para Cayo Largo é em Playa Baracoa, um local distante 30 km de Havana. Portanto há um transfer de onibus, incluso na tarifa, que junta passageiros de várias agências até esse pequeno aeroporto.

Playa Baracoa Cayo Largo

Nosso horário marcado foi às 4 da manhã no Hotel IberoStar (procure marcar um local perto de onde você estará hospedado na noite anterior porque o mesmo pode acontecer com você!). O voo partiu as 7h da manhã e logo depois já estávamos no paraíso!

Nesse voo você pode despachar sua bagagem com até 20kg, tranquilo né? Mais 5kg na bagagem de mão. 🙂 

Além de muitos italianos, soube que são os canadenses que mais vão à Cuba. Eles tem inclusive voo direto pra Cayo Largo! Ah sim… O aeroporto de Cayo Largo é internacional, recebendo diversos vôos de diferentes países.

Voos locais saem principalmente de Havana e de Varadero também.  

Cayo Largo aeroporto

Como Explorar

Para conhecer Cayo Largo você não precisa de carro, precisa de um barco!

Mas não se preocupe você pode contratar um passeio de catamarã. A maioria dos hotéis tem um kiosk com as principais agências que organizam os passeios de barco, com transfer de van ou ônibus até a marina. Há opção de alugar um barco privado também.

Os hotéis também oferecem transfers (pagos) para as praias Sirena e Playa Paraíso.

Apesar de ter uma vilinha perto da Marina, a vida noturna acontece nos Resorts.

O que fazer

Cayo Largo oferece inúmeras opções de lazer náutico e pratica de esportes subaquáticos.

Há várias excursões embarcadas às ilhas próximas como Cayo Rico, Isla Iguana, Cayo Pros, Cayo Cantiles e Cayo Rosario. Nós fizemos 2 passeios de barco e outro dia fomos conhecer as lindas Playa Sirena e Playa Paraíso. O passeio mais disputado pareceu ser o “Super Reef” (que já estava esgotado para o dia seguinte) mas gostamos também muito de Cayo Rico.

O passeio para Cayo Rico incluía o transfer hotel-Marina-hotel, saída num catamarã com 1 hora de snorquel numa barreira de corais e depois parava em Cayo Rico que é uma ilha com praias virgens onde ficamos por aproximadamente 3 horas. Custo: 79 Cucs

O passeio é todo all-inclusive, com direito a bebidas alcoólicas como Cuba libre. Mojitos e Daiquiris eram pagos a parte. O almoço incluso era um buffet de saladas e massas (sem muita variedade) com peixe grelhado e outros frutos do mar.

Cayo Largo

Mar calmo e transparente, estrutura de espreguiçadeiras e sombreiros, e drinks! Precisa mais? Ah! Iguanas pela na praia e até um gavião pousou perto da gente.

Depois dali ainda paramos numa piscina natural no meio do mar antes de retornar ao Hotel.  

No dia seguinte fizemos o Super reef. Que também o incluía transfer hotel-Marina-hotel, saída num catamarã, 2 paradas para snorquel em barreiras de corais, parada na Isla Iguana para observação dos animais e ancoragem na baía que dava acesso à Playa Sirena. Custo 89 Cucs com tudo incluso.

Há outros passeios como pesca em alto mar, passeio de barco para curtir o sunset à bordo, entre outros.

Praias de Cayo Largo

Há diversas praias na ilha, todas elas extensas e de areia branca e fina, com águas azuis transparentes de temperatura agradável. Praias verdadeiramente deslumbrantes!

Há diversas praias lindas na ilha como Playa Paraiso, Playa Sirena, Playa Luna, Playa Tortuga e Playa Los.

Cayo Largo Cuba

Como não tínhamos tempo para visitar todas escolhemos a dupla Playa Sirena e Playa Paraíso que ficam praticamente juntas e são alcançadas num rápido trajeto de barco a partir da marina da ilha.

A praia Sirena tem uma boa infraestrutura com bar e restaurante, aluguel de espreguiçadeiras e sombreiros. Sem custo emprestam kayaks aos clientes. Dali também partem passeios de barco às barreiras de corais.

A Playa Paraíso é praticamente uma continuação, e já figurou como uma das mais lindas do mundo. Mais tranquila do que a Sirena, quase selvagem, exige uma bela caminhada para se chegar lá. Se der tempo passe na Playa Tortuga, onde é possível observar os ninhos de tartarugas na areia.

 Cayo Largo

Mergulho

Por não ter correntes marítimas fortes e com uma grande quantidade de grutas e paredes submarinas, Cayo Largo tem um dos melhores points de mergulho do planeta. São mais de 25 pontos demarcados com imensa diversidade marinha.

Dispõe de 2 centros de mergulho, um cubano e outro alemão. Mesmo que você sejam um iniciante ou mergulhador certificado, irá amar o fundo do mar de Cayo Largo repleto de corais e peixes tropicais.

Cayo Largo

 

Onde ficar em Cayo Largo

O esquema em todo Cayo Largo é de resorts all inclusive. Escolhemos o Hotel Sol Cayo Largo da rede espanhola Meliá. Com boa infra-estrutura, conforto e pé na areia (frente à praia). Foi uma boa escolha! Adoramos a praia, a piscina (ops o open bar da piscina)!

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba


Cayo Largo Cuba

São 4 restaurantes, o maior em esquema de buffet onde é servido o café da manhã, um na praia e outro na piscina, e por ultimo o restaurante à la carte que é necessário reservar previamente. Lagostas, Camarões e vinhos superiores não estão inclusos no pacote “all inclusive”. A comida é não dá para reclamar, mas deixa a desejar se comparar com um resort capitalista, entendeu né? 

E bares… diversos bares, no lobby (onde pega a internet!), na piscina, na praia e na discoteca! Sim, tem uma noite animada no resort.

Lá eles oferecem transfer para as praias Sirena e Paraíso por 5 Cucs. Pra não perder seu lugar é melhor reservar a vaga no final do dia anterior. Se quiser levar um lanchinho,  o hotel oferece a possibilidade de levar um picnic para a praia.

Ah! A internet funcionava bem ( no lobby apenas ) por 75 cents de CUC por 30 minutos!

Vejam as fotos que falam por si só!

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba

Cayo Largo Cuba

Já viu os outros posts de Cuba? Clica aqui! 

 Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim!

Um beijo e até a próxima viagem!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Rota Ecológica | Litoral norte de Alagoas Entre o litoral sul de Pernambuco e o litoral norte de Alagoas está a linda Costa dos Corais. São mais de 120 km de praias e mangues formado por um pr...
Zakynthos além da Navagio Beach É bem verdade que a Navagio Beach é a praia mais incrível, mas Zakynthos tem muito mais a oferecer! É difícil dizer, mas talvez, no conjunto, foi ness...
Canoa Quebrada e Morro Branco Exploramos Canoa Quebrada e Morro Branco no litoral cearense num único feriadão, e digo, deu pra conhecer a região e aproveitar bem! De Fortaleza até...
Isla del Sol | O mítico berço dos Incas A Isla del Sol tem atraído pessoas há mais de 3 mil anos, e hoje é um destino muito desejado pelos viajantes que cruzam a América do Sul. É a maior il...

Deixe aqui seu comentário!

comentários

Escrito por Flávia Ribeiro

Deixe uma resposta