Casas particulares em Havana Cuba

Casas particulares em Havana | Onde ficar

Se você vai a Cuba precisa viver a experiência de se hospedar nas casas particulares em Havana. Quando soube dessa possibilidade nem cogitei me hospedar em um hotel. Realmente uma oportunidade genuína para trocar experiencias com um cubano, entender como vivem, e ainda saber mais sobre politica, economia e saúde de Cuba. Foi uma experiência única viver essa imersão cotidiana com os locais, e ainda deu para economizar! Vamos às dicas.

Casas particulares em Havana Cuba

casas de todos os tipos, para todos os bolsos e em todos os bairros. Os preços médios giram entre 35 a 45 dólares em média para os quartos mais simples. Ou seja, se você viajar acompanhado, ainda pode dividir o custo. Um hotel dificilmente sairá por menos de 100 dólares por pessoa e nem são aquela maravilha… A maior parte dos hotéis pertencem ao governo cubano, em sociedade com cadeias canadenses e espanholas. Existem ainda as opções das casas boutiques, como foi a segunda casa que me hospedei em Havana. 

Casas particulares em Havana Cuba

As casas particulares em Havana

Funciona assim: os cubanos abrem as portas de suas casas para receber visitantes como forma de complementação de renda. O governo precisa dar uma licença pra casa funcionar, algo como uma autorização do regime. E eles tem que seguir certos padrões de qualidade. Em troca os proprietários pagam uma taxa fixa, independente da ocupação. A maior parte das casas particulares em Havana oferecem café da manhã. O jantar é geralmente pago à parte, já que você tem a opção de comer na rua e ampliar sua experiência.

Casas particulares em Havana Cuba

Agora, para escolher uma casa legal, recomendo que você reserve com bastante antecedência. Vi muitas casas bacanas mas a grande maioria já estava ocupada na época em que procurei (por ser época de alta estação). Pode procurar com mais de 2 meses de antecedência, sem susto.

Hospedei-me em 2 casas particulares em Havana, ambas em Havana Vieja, local onde também não abriria a mão de ficar. Ouvi falar bem também dos casarões de Vedado, vale a pesquisa!

+ Quer saber mais sobre Havana Vieja? Veja aqui!

Casa Ulysses

Bem localizada, a Casa Ulysses fica bem perto do Capitólio, uma marco de Havana Vieja, e também à uma curta distância de vários outros pontos históricos da cidade velha. Uma casa colonial simples, com 4 quartos no segundo andar.

Com o pé-direito alto e decorada com móveis coloniais de madeira, parece que havíamos sido transportadas para décadas passadas. Bem ventilada, havia uma sacada com vista para a rua e um terraço.

Casas particulares em Havana Cuba

Casas particulares em Havana Cuba

Nosso quarto era pequeno, com duas camas de solteiro mas havia um banheiro só nosso. Todas as roupas de cama e banho estavam incluídas, de origem simples, bem gastas, mas limpas. Vale conferir se a sua casa oferece essa comodidade. A escada estreita era um tanto apertada para subir com as malas mas os funcionários estavam sempre dispostos a ajudar.

Casas particulares em Havana Cuba

 

O café da manhã era simples, mas tinha ovos e frutas, itens que fazem minha alegria pela manhã.  Na cozinha havia uma TV bem antiga, daqueles modelos com tubo de imagem (e vencido porque a imagem era completamente verde). Os funcionários contaram que não havia como trocar, nem mesmo mais no leste europeu. Aliás as novelas brasileiras são muito famosas em toda Cuba, não havia sequer um cubano que não as mencionasse quando descobriam nossa nacionalidade.

Casas particulares em Havana Cuba

Acordávamos com o cantar do galo pela manhã, e eu estava encantada em viver aquela experiencia e realizar meu sonho de visitar Cuba. Um pais que sempre esteve no meu imaginário pelas histórias de revolução e regime socialista.

O Ulysses na verdade não morava ali mas havia os funcionários que estavam sempre dispostos a bater um papinho e dar informações. Eles em ajudaram em tudo, desde informações práticas, de onde trocar moeda, até entender mais da história e da cultura da ilha.

Durante a noite havia um segurança na casa, que alias gentilmente nos acompanhou quando precisamos caminhar durante a madrugada até o ponto de encontro para a viagem à Cayo Largo. Isso foi por precaução, mas todos alegavam completa segurança pela cidade. Realmente não senti nenhuma falta de insegurança, mesmo quando recebíamos cantadas pelas ruas (isso foi direto! rs).

 

Casa Vitrales

Essa casa é uma das mais cotadas em Havana Vieja. Fiz questão de incluir uma casa em estilo “boutique” para sofisticar a experiência. Realmente linda, desde as restaurações à elegância da decoração. Amei os pisos em azulejos, cada cômodo um diferente! Mantem o charme dos tempos passados, mas já com algumas notas de modernidade.

A Casa Vitrales fica numa zona mais nobre de Havana Vieja, na Calle Havana n. 106, uma das mais longas na antiga cidade, que vai de mar a mar (norte a sul). Bem próxima ao Museu da Revolução.

No terraço, onde é servido o café da manhã se vê boa parte do centro antigo, e de onde se pode organizar também um jantar privado (havia um quando chegamos na casa). Adorei as louças antigas.

Casas particulares em Havana Cuba

São 6 suítes superiores e 3 suítes standard, amplos, arejados, decorados e equipados com frigobar, ventilador de teto, ar-condicionado e cofre. Toalhas e lençóis, como era de se esperar, de qualidade. Aqui os preços eram mais salgados, variam entre 100 e 150 Euros, a diária.

Casas particulares em Havana Cuba

Os quartos ficam nos pisos superiores e não tem elevador, mas nos ajudaram a subir com as malas. Ah! A Casa Vitrales oferece wifi! Pega melhor na sala, de uso comum, onde também tem revistas e guias de Cuba.

Casas particulares em Havana Cuba

Casas particulares em Havana

Casas particulares em Havana

Atendimento muito atencioso, assim como os donos Juan e Juanita. Sempre com dicas de restaurantes, locomoção, passeios e de cuidados que se deve ter.

Casas particulares em Havana

 

Como contratar casas particulares em Havana

Fechei a Casa Ulysses pelo site Cubacommodation.com. Sites como Booking.com e arbnb ainda não ofertavam opções de hotéis e casas particulares em Havana. Isso foi na época que eu fui – vale procurar pois as coisas estão avançando por lá. Ainda estavam fechados para isso, acredito que para dar preferência aos sites cubanos. De qualquer forma dá pra checar a referencia no TripAdvisor, e conferir o que estão falando da casa.

Os sites são meio parecidos, com informações, fotos e localização e você pode filtrar por cidade e por região. Depois de fazer sua escolha e seu cadastro, vai pagar a taxa de reserva que pode ser feita no cartão de crédito (desde que não tenha sido emitido por um banco americano). Essa taxa normalmente é de 30 a 40% e logo depois vai receber a confirmação pelo email. Imprima seu voucher e boa viagem!

O restante da diferença foi pago diretamente à Casa Ulysses em moeda local (CUCS). No site também havia a possibilidade de contratar o transfer do aeroporto para o hotel, mas acabamos nos virando com um taxi direto no aeroporto (praticamente o mesmo preço).

Algumas casas já possuem seu próprio site como foi a Casa Vitrales. Tudo direto com eles e fácil de resolver.

Como falei fiz as minhas reservas pelo www.cubacommodation.com que possuía fotos autênticas ao que encontrei lá com boas descrições. Há vários outros sites cubanos que você pesquisar também como:

Casa particular, My Casa ParticularHavana Casa Particular Cuba rent a roomCasa particular Cuba

Entre outros…. Escolha o seu!

 

Casas particulares em Havana

 

Outras casas particulares em Havana

Essas eu também gostei (mas não fiquei) porque viajei em época de alta e já estavam completas. Deixo aqui o resultado das minhas pesquisas com vcs:

Casa Pedro Maria

Casa Alta Havana

Casa Obispo 307

Revolution Boutique Hotel

E aí gostou das dicas? Deixe um comentário aqui no blog e não esqueça de fazer suas reservar pela caixa do booking na home ( não para Cuba, hehe).

+ Dicas de Cuba aqui! 

Um beijo e até a próxima trip!

Viagens e Outras Historias

 

Casas particulares em Havana | Onde ficar was last modified: julho 19th, 2017 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Canyoning na Costa Rica Outra aventura muito bacana que fizemos durante a nossa viagem foi o Canyoning na Costa Rica quando vencemos os Gravity Falls! A Agência que nos prop...
Explore o Rio Celeste na Costa Rica! Pura Vida! Um dos nossos trekkings mais legais na Costa Rica foi no Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte do país. Nosso grande objetivo era ver a ...
Onde ir em Itaipava | Empório Maria Maria Adoro Itaipava, pertinho do Rio, mas já ganha um clima de montanha. É perfeito para uma escapada de final de semana. E sempre quando vou à Itaipava go...
Lugar top onde ir em Fortaleza Procurando um lugar top onde ir em Fortaleza? Um dos lugares mais bacanas que eu conheci por lá foi o Colosso Lake Lounge, uma casa cheia de ambientes...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Uma nota em “Casas particulares em Havana | Onde ficar

Os comentários estão fechados.