Canoa Quebrada

Canoa Quebrada e Morro Branco

Exploramos Canoa Quebrada e Morro Branco no litoral cearense num único feriadão, e digo, deu pra conhecer a região e aproveitar bem!

De Fortaleza até as falésias de Morro Branco são 90 km, e depois mais 85 km até Canoa Quebrada. Como Morro Branco fica no caminho entre Canoa e Fortaleza, paramos ali primeiro.

Morro Branco

As falésias de Morro Branco ficaram famosas depois da novela Final Feliz e tantas outras que vieram depois. Também pudera, são lindas! Elas pertencem ao município de Beberibe, que tem população em torno de 40 mil habitantes.

O programa imperdível ali é visitar os labirintos das falésias, e seus incríveis paredões e túneis. Não perca também a praia com restaurantes, barracas e serviço de praia, que servem um bom peixinho fresco e cerveja gelada. Um programa que se encaixou muito bem pro primeiro dia!

Morro Branco

Morro Branco

Para visitar as falésias você pode:

  • Ir por conta própria e acessá-las pela praia (uma caminhada de 10 a 15 minutos depois do vilarejo).
  • Fazer o passeio com os guias locais acessando as falésias de cima para baixo. O circuito é curto e não tem um preço definido, mas no final o guia pede uma ajuda “voluntária” pelo trabalho…
  • Ou fazer o passeio com o guia + o passeio de buggy até a Praia das Fontes.

Nós fizemos a opção completa e foi muito legal. Não tem como visitar o Ceará e não aproveitar um passeio de buggy pela orla, né? Você pode inclusive fazer um passeio às praias mais distantes como Uruaú, Barra da Sucatinga e Canto Verde.

Canoa Quebrada

As falésias de Morro Branco

O nome Morro Branco vem de uma grande duna de areia branca que havia na região, e o nome “labirinto” é devido ao grande número de caminhos, espécies de canyons, entre as falésias. Tudo indica que esses labirintos foram formados há mais de 180 milhões de anos… :0

Morro Branco

Morro Branco

Essas falésias fazem parte da Unidade de conservação “Monumento Natural das Falésias de Beberibe”. Constituem um ecossistema considerado vivo e de equilíbrio frágil, pois estão sujeitas à ação de vários fatores. Já se notas que as ondas provocaram um recuo na área da praia. No topo das falésias, a erosão é causada pelas chuvas fortes, especialmente as do verão. Mas a sua maior ameaça é a ação dos ventos. O aumento da população e a ocupação indevida do solo são também fatores que aceleram os processos erosivos… Uma pena que uma maravilha da natureza possa estar tão vulnerável … Espero que as autoridades locais estejam atentas ao plano de preservação, conservação e recuperação ambiental dessas lindas falésias.

Morro Branco

Encontramos 9 cores diferentes de areia no labirinto, do vermelho, passando pelo laranja, amarelo, dourado ao marrom…  Devido a essa grande variedade de cores, a região de Beberibe é conhecida pela silicografia, aquele artesanato que recheia os vidrinhos com areias coloridas desenhadas.

Morro Branco

Canoa Quebrada

Me encantei com Canoa Quebrada! Um lugar cheio de dunas, praias , coqueiros, falésias, sol e calor o ano inteiro! Isso sem contar a calorosa hospitalidade de seus moradores… 

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

E sabia que Canoa Quebrada tem seu próprio logotipo? Sim, uma lua e estrela, que estão espalhadas por vários lugares da cidade.

Canoa Quebrada foi descoberta por acaso. Em 1650, o navegador português Francisco Ayres da Cunha teve seu bar com avariado, encalhando no litoral Cearense. Ao chegar à costa, o português deu seu barco quebrado ao mestre Sebastião que à época só conhecia embarcações do tipo batelão (balsas de canoa).

Mestre Sebastião então batizou de “Canoa Quebrada” aquele pedaço de costa onde receber ao bar, hoje uma das mais belas praias do Brasil. Desde então aventureiros, amante da natureza e turistas em geral visitam a terra do mestre Sebastião e se encantam com as areias coloridas, as falésias e suas praias.

O clima é estável durante todo o ano, com temperaturas que variam dos 27 °C aos 30 °C. 

Canoa Quebrada

O que fazer em Canoa Quebrada

Além das belezas naturais, Canoa Quebrada oferece muitas atrações, como paragliding (passeio de paraquedas dirigível), kitesurf, jangada, quadriciclos ou passeios de buggy e a cavalo pelas praias e dunas. 

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

No final da tarde faça o passeio de buggy pelas dunas e falésias. O custo é negociável com os bugueiros a depender da demanda. No feriado pagamos 120 reais para 2 pessoas ( mas seriam 200 reais para 4). Não perca a tirolesa (ou aerobunda, como chamam). Muito legal! Dá para você escolher a velocidade de lenta, média ou alta.

Canoa Quebrada

Morro Branco

Canoa Quebrada

No fim de tarde é hora de assistir o espetáculo por do sol. O melhor point é a duna do camarão, logo depois da duna do aerobunda haha…  A maioria das pessoas vai pra “duna do por do sol” que fica perto da vila, mas está sempre lotada e ainda tem uma estrada que passa na frente. Então anotem aí… Duna do camarão! De cara pro astro-rei ☀️🙌🏼 e com viveiros de camarões ao fundo. 

A noite em Canoa Quebrada acontece na rua principal, apelidada de “Broadway” que é uma rua cheia de lojinhas, artesanatos, restaurantes e bares com música ao vivo ritmo do reggae e forró agitam a madrugada adentro.

Como chegar

De Fortaleza a Canoa Quebrada são 165 Km, em torno de 3 horas de viagem. De carro siga pela rodovia estadual CE 040 direção Aracati. Quando chegar em Boqueirão do Cesário siga pela BR 304 até a entrada de Canoa Quebrada. A estrada em ótimo estado, na maioria do tempo duplicada e bem sinalizada.

Canoa Quebrada

Onde ficar

Canoa Quebrada tem várias pousadas legais. Escolhemos o El Mundo de Sofia, uma pousada nova, com piscina e bem localizada.

Quando for procurar pousada, lembre-se de usar a caixa do Booking.com na home do blog. Você paga o mesmo preço e ajuda o blog a se manter.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim.

Um beijo e até a próxima trip!

Viagens e Outras Historias

Canoa Quebrada e Morro Branco was last modified: abril 5th, 2017 by Flávia Ribeiro

Você vai gostar de...

Canyoning na Costa Rica Outra aventura muito bacana que fizemos durante a nossa viagem foi o Canyoning na Costa Rica quando vencemos os Gravity Falls! A Agência que nos prop...
Explore o Rio Celeste na Costa Rica! Pura Vida! Um dos nossos trekkings mais legais na Costa Rica foi no Parque Nacional Vulcão Tenório, no norte do país. Nosso grande objetivo era ver a ...
Onde ficar em Angra dos Reis Angra dos Reis, no litoral Sul do Rio de Janeiro, possui uma baía com 365 ilhas, uma para cada dia do ano! Um dos meus locais preferidos para uma esca...
Mergulho em Noronha: viva essa aventura! Meu sonho após ter completado o curso Padi Open Water era fazer o mergulho em Noronha, o principal destino de mergulho do Brasil. Era como sair da esc...

Deixe aqui seu comentário!

Escrito por
Publicado em

Deixe uma resposta