Os cânions de Cambará do Sul ficam entre o Parque Nacional Aparados da Serra e a Serra Geral, bem na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A quase mil metros de altitude essa cidadezinha gaúcha guarda esses 2 importantes Parques com os maiores Cânions do Brasil. Vale muito sua visita! O cenário é tão tão lindo que já foi palco para novelas e minisséries como “A Casa das Sete Mulheres” que mostra bastidores da Revolução Farroupilha.

Canions de Cambará do Sul

 

Os cânions de Cambará do Sul

Imagina que a região guarda 63 cânions com paredões que chegam a 900 metros e mais de 30 km de borda! Já fui duas vezes à Cambará do Sul, uma delas fiz a Trilha do Rio do Boi e a outra vez fiz as trilhas dos dois mais importantes cânions, o Itaimbezinho e o Fortaleza. Os Parques da região são administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Infelizmente parece que os recursos necessários para cuidado e proteção desse importante patrimônio não estão chegando. Antes a entrada era cobrada, e os recursos não chegavam. Agora, ao menos, deixaram de cobrar a entrada, e o parque segue definitivamente sob os cuidados da natureza…

Canions de Cambará do Sul

Cânion Itaimbezinho 

Localizado a 18 km do centro de Cambará do Sul, o Parque que abriga o Cânion Itaimbezinho é um dos mais antigos parques brasileiros, criado em 1959. O cânion com extensão de 5,8 km, tem largura de até 600m e altura de 720m. É o maior e um dos mais belos cânions de Cambará do Sul. Até a chegada dos europeus, a região era habitada pelos índios tupi-guaranis, que lhe deram o nome Itaimbezinho que, na língua indígena, quer dizer pedra afiada. 

Canions de Cambará do Sul

 

São três as principais trilhas deste parque:

  • Vértice – Trilha curta com menos de 1,4 km. Pode ser feita das 8:30 às 17hs. Não é necessário a utilização de guias.
  • Cotovelo – trilha leve também com entrada até as 15hs. Com 6 km de ida e volta e vários mirantes. Protegida por cercas e bem sinalizada. Em dias claros é possível avistar o litoral gaúcho e a planície catarinense.
  • Trilha do Rio do Boi – trilha feita na parte de baixo do cânion Itaimbezinho, dentro do Rio do Boi. Aventura incrível (requer guia especializado) que fiz com a Coiote Adventures numa longa caminhada pelo interior do cânion. Clica aqui.

 

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, criado em 1992. Com 17,5 km2 e acesso pela estrada (CS-012) que dá continuidade à avenida principal de Cambará do Sul, a Getúlio Vargas. O nome vem da lembrança do formato de uma fortaleza.

Canions de Cambará do Sul

São três trilhas:

  • Mirante do Fortaleza (4 km ida e volta), a que eu fiz. Caminhada que é possível observar 95% do Cânion Fortaleza. Em dias claros é possível enxergar a planície catarinense e alguma parte do litoral gaúcho. A subida até o topo leva em torno de 1h. Fui com a Coiote Adventure, saindo do Parador Casa de Montanha. O acompanhamento de guia não é obrigatório, mas recomendável. 
  • Cachoeira do Tigre Preto (2 km) 
  • Pedra do Segredo (3 km)

Canions de Cambará do Sul

Trilha do Rio do Boi

Essa trilha é feita no interior de um dos cânions de Cambará do Sul. Conto nesse post aqui toda essa aventura, e tem vídeo! 🙂

São aprox. 14 km de extensão e é feita somente com guia credenciado na trilha. Dura o dia inteiro, com dificuldade de media a pesada.  A portaria da entrada para essa trilha fica na cidade de Praia Grande. Aventura que fizemos também com a Coiote Adventure. É segunda mais difícil da região de pois da trilha do rio do Tigre Preto, dentro do Canion Fortaleza. 

Canions de Cambará do Sul

Outras trilhas na região

  • Cachoeira dos Venâncios – Lindaaa…. Vale sua visista! Formada pelo Rio Camisas, está localizada na Fazenda da Cachoeira numa distancia de 25 km de Cambará do Sul, em grande parte por estrada de terra. Possui uma série de quedas d’água cristalinas, cercada pela exuberante beleza das araucárias.

Canions de Cambará do Sul

  • Cânion Malacara – 3,5 quilômetros de extensão e profundidade de quase 800 metros. Pouco visitado! Fica no Parque Nacional da Serra Geral, com piscinas e quedas d’água.
  • Cânion Churriado – fica na região do cânion Malacara. Tem 3 km e profundidade que varia entre 200 e 700 metros. 

Onde ficar

Nas duas vezes que fui aos cânions de Cambará do Sul fiquei no melhor, o Hotel Parador Casa da Montanha. Hotel de luxo que faz parte dos Roteiros de Charme. A expectativa era alta pois já havia ouvido falar muito bem, mas ainda assim me surpreendi. Eles são muito atenciosos e todo o detalhe é pensado para agradar. 

Canions de Cambará do Sul

Lá você fica hospedado em barracas de lona de fibra com estrutura em madeira, num conceito de acampamento de luxo adaptado dos lodges africanos, chamadas Glampings. O cânion Itaimbezinho fica só 10 quilômetros dali. 

+ Veja detalhes nesse post aqui. 
 

Canions de Cambará do Sul

Canions de Cambará do Sul

Canions de Cambará do Sul

Como chegar

Cambará do Sul fica na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, na cidade de Praia Grande. Saindo de Porto Alegre são 240 km em mais ou menos três horas de viagem, subindo a serra. Você pode alugar um carro no aeroporto ou contratar um transfer (é oferecido pelo Hotel Parador Casa de Montanha). Eu optei por alugar um carro e garanto… a estrada é linda!! #adorodirigir

Canions de Cambará do Sul

Quanto tempo ficar

Dois ou 3 dias dá para conhecer os 2 cânions de Cambará do sul, o Itaimbezinho e Fortaleza. Isso se o tempo estiver bom… Para a trilha do Rio do Boi reserve mais um dia.

Fizemos todos os passeios em cortesia com a Coiote Adventure, uma empresa com guias especializados na região e que oferece passeios em land rover, altamente recomendáveis para as estradas de terra da região.

Canions de Cambará do Sul

Gostou!? Vem ver mais aqui dicas dos Cânions e regiões aqui!

Bjs e ate a próxima.

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Dicas de El Calafate, Patagônia Argentina El Calafate é a cidade base para explorar um mundo de paisagens inigualáveis, que inclui geleiras, lagos azuis, colinas áridas como no deserto, cânion...
Roteiro do que fazer em Tavira, Portugal Portugal está cheio de cidades com valor de patrimônio histórico inestimável, e uma delas é Tavira, uma das cidades mais típicas do Algarve, no Sul de...
Como chegar a Gruta Benagil No seu roteiro de viagem ao Algarve não pode faltar uma visita à gruta de Benagil, que é provavelmente o maior cartão postal do Algarve, junto com a P...
O que fazer em Cacela Velha, Portugal O pequeno vilarejo de Cacela Velha, remonta ao tempo da presença árabe na Península Ibérica, e faz parte do Parque Natural da Ria Formosa. A península...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

  1. Danielle disse:

    Flavinha, amei as suas dicas. Nós estamos indo no final do mês e gostaríamos de conhecer os cânyons Fortaleza, Itaibezinho e, talvez, desbravar um pouco o Malacara e Churriado. Vamos vê se vai ter tempo para tudo ..kkkk

    1. Flávia Ribeiro disse:

      Muito obrigada querida! Tenho certeza que vocês vão amar essa viagem! Bjão e obrigada pela visita ao blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *