Camí de Cavalls em Menorca é um trilha de 185 km de extensão que foi criada no século 13 para defender a ilha de um possível ataque marítimo. Sobreviveu por séculos ajudando guardas da cavalaria montada a salvar a ilha de inúmeros inimigos. O caminho oferecia apoio de artilharia nos diferentes fortes e torres de defesa ao redor da ilha.

Era também usado pelos moradores para ligar as comunidades costeiras. Quando as estradas começaram a ser construídas, o caminho tornou-se menos necessário e caiu em desuso. Daí alguns proprietários de terrenos privados aproveitaram para colocar cercas e portões, e o caminho acabou inacessível ao público.

Assim o Camí de Cavalls em Menorca foi perdido por muitos anos, e podia ter desaparecido completamente, se não fosse uma grande campanha movida na década de 1990. Após muita negociação com os proprietários privados, o Camí de Cavalls foi oficialmente reaberto em 2010. É através dele que você pode conhecer essa ilha, aliás é essa a melhor maneira de explorar Menorca! Pode confiar, até porque muitas praias não tem estacionamento, o jeito é ir andando até elas. E esse jeito é o Camí de Cavalls em Menorca.

Como é o Camí de Cavalls em Menorca

A paisagem muda muito ao longo do caminho. O sul da ilha é completamente diferente do norte.  No Sul espere encontrar falésias com mata verdes e no norte rochas alaranjadas e pouca vegetação. Uma infinidade de ecossistemas vive por esse caminho, inclusive várias espécies ameaçadas de extinção.

Praias de Menorca

CamÍ de Cavalls
Placas ao longo do Camí de Cavalls

O ponto alto são as pequenas (e muitas) enseadas chamadas “calas”. Cada uma mais linda que a outra! Prepare-se porque você vai encontrar também muitos vales e alguns desfiladeiros. Embora seja uma rota costeira, alguns trechos te levam um pouco para o interior. Os terrenos são bem variados, alguns trechos estão em terrenos abertos, outros estão no meio de florestas de pinheiros e carvalhos. As trilhas estão bem sinalizadas com placas e setas indicativas na cor vermelha. Uma dica imporante: use tênis (não precisa bota de trilha, mas não dá para ser chinelo!).

Como explorar Menorca pelo Cami de Cavalls

A trilha está dividida em 20 estágios diferentes de 5 a 14 quilômetros de extensão cada trecho. Estas etapas são úteis para ajudar na localização, especialmente se você quiser fazer uma delas somente, que foi o meu caso. Depois de conhecer confesso que fiquei muito afim de fazer todo o circuito da trilha – eu só fiz alguns trechos 🙁 

Você pode dividir a caminhada inteira em quantos dias desejar – normalmente ela é feita em uma semana, o que significa que você tem que caminhar em média 26 quilômetros por dia. Esse tempo é um pouco apertado para aproveitar com calma os imperdíveis mergulhos nas praias de Menorca, dá uma descansadinha depois do almoço ou explorar a área em torno de sua acomodação durante a noite. Você vai chegar quase morto no final do dia. Um bom tempo seria fazer a trilha em 10 dias.

Se você estiver animado (me chama que eu querooo tb!) fazer essa trilha completa recomendo entrar em contato com a empresa local chamada Cami de Cavalls 360º. Ela é especializada na organização de toda a logística para você. Eles vão recomendar o melhor roteiro de acordo com seu tempo e desejo, fornecer mapas e informações, reservar os hotéis e até mesmo transportar sua bagagem entre as acomodações para que você possa caminhar sem peso.

E olha, você não precisa ser um atleta para caminhar no Camí de Cavalls. Você pode ir devagar, no seu rtimo, caminhando, de bicicleta ou, no estilo tradicional, a cavalo. Só escolher, qualquer opção vai ser 10!

No estilo tradicional, cavalgando

A equitação tem uma longa tradição em Menorca, há várias escolas de equitação na ilha, muitas localizados junto ao mar. Cavalgar em torno da ilha levaria me torono de 5 a 6 dias, um pouco menos do que a tarefa de ir caminhando.

O Cavall Menorqui (a raça de cavalo local) é um cavalo difícil de montar. O bom é que a maioria dos operadores turísticos oferecem outras variedade de cavalos pra escolher. Consulte aqui sua montaria.

Com uma mountain bike

Se a sua opção for bike, a primeira coisa a saber é não dá pra fazer o caminho com uma bicicleta comum, tem que ser uma mountain bike – off road mesmo! E mais, nem todos os trechos são adequados para ela, e nem mesmo para os mais experts cavaleiros. Alguns empurrões e carregamentos podem ser necessários porque tem muitas partes com pedra altas e curvas que são perigosas. E lembre-se de que caminhantes e cavaleiros têm prioridade.

Fique atento também aos portões, que hoje dividem propriedades particulares, mas estão abertos para a passagem do caminho. Lembre-se que eles fizeram um acordo para reabrir o caminho por suas terras. Portanto, por favor, seja respeitoso na terra privada deles, especialmente quando os caminhos passam por terras agrícolas ou que tenham animais que vagam livremente.

Os melhores trechos para caminhadas

Entre as minhas caminhadas e minhas “pesquisadas” vou deixar aqui uma listinha sugestiva dos melhores trechos. Pode confiar, você vai chegar a picos e praias deslumbrantes nesses caminhos.

  • Etapa 1: Cala Mesquida à Macar de Binilautí | 1km, 30 min de caminhada
  • Etapa 2: Es Grau à Cala de As Torreta | 3,5km, 1h de caminhada
  • Etapa 2: Cap de Favàritx à Cala Tortuga | 2km, 1h de caminhada
  • Etapa 5: Platja de Cavalleria à Platja de Binimel-là | 3,6 km, 1,5 h de caminhada
  • Etapa 5: Platja de Binimel-là, Cala Pregonda, Cala em Calderer |1,8 km
  • Etapa 9: Cala Morell à Punta Nati | 7km
  • Etapa 12: Son Saura à Cala Turqueta | 3,5 km
  • Etapa 14: Cala Mitjana àCala Macarella | 4,8 km
  • Etapa 16: Cala em Porter à Pacaners de s’Hort Squella | 1,8 km
  • Etapa 19: Alcafar à Punta Prima | 2,7 km

Veja mais dicas de Menorca nesses artigos aqui:

+ Dicas para planejar sua viagem à Menorca

+ As mais belas praias de Menorca

+ O que fazer em Menorca

+ Cova d’en Xoroi, o bar mais espetacular da ilha

+ Explore o centro histórico da Ciutadella 

+ Onde hospedar-se em Menorca

Se tiver qualquer dúvida, só deixar um comentário aqui. E não esqueça de fazer todas as suas reservas (hotel, carro, seguro de viagem, chip para celular, etc) aqui no blog. Você paga o mesmo preço e ajuda  na manutenção do site.

Um beijo e uma ótima viagem.

flavia ribeiro viagens e outras historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *