Bom Jardim ou Nobres

Bom Jardim ou Nobres ainda são destinos pouco conhecidos se comparados com seu primo rico, Bonito. Nós fomos conhecê-los numa viagem de bate e volta vindo da Chapada dos Guimarães. Em um único dia conseguimos conhecer 3 atrações que eu detalho pra vocês mais abaixo.

=> Quer combinar sua viagem de Bom Jardim ou Nobres com a Chapada dos Guimarães? Clica aqui para ver nosso roteiro completo.

Bom Jardim ou Nobres?

A maior concentração de atrações, hospedagem e restaurantes estão na Vila Bom Jardim, distrito de Nobres que é a melhor opção para quem quer conhecer a região. A cidade de Nobres fica um pouco longe dali, aproximadamente 65 km distante das principais atrações da região. Portanto opte por Bom Jardim!

A Vila de Bom Jardim é pequena, mas até tem uma certa estrutura com farmácia, mercados, posto de gasolina e algumas lojinhas. Mas não tem caixa eletrônico e o sinal de internet lá praticamente inexiste. Isso pode representar um problema para quem quer fazer os pagamentos usando cartão de crédito. Por isso é importante levar um pouco de dinheiro em espécie.

Quando ir para Bom Jardim e Nobres

A melhor época para visitar a região é entre os meses de abril e outubro que coincide com o período da seca. Nós fomos em abril e o tempo estava bom, mas com essa imprevisibilidade é recomendável ir mais no meio do período, entre maio e setembro.

Além da chuva que pode atrapalhar, na época úmida, que vai de novembro a março, as águas das cachoeiras ficam mais turvas, comprometendo a transparência e a visibilidade.

=> Veja aqui as dicas de Bonito no Mato Grosso do Sul.

Como chegar em Nobres

A melhor maneira de conhecer a região é de carro, isso porque os passeios são distantes uns dos outros e as agências não cuidam do transporte, apenas vendem o vouchers de passeios. O guia vai te acompanhar mas usando o seu carro. Se for usar o carro do guia o preço é mais puxado.

Chapada dos Guimaraes

A gente alugou um carro no aeroporto de Cuiabá, capital do Mato Grosso. Sempre uso e recomendo o site da Rentcars que é uma plataforma que cota todas as tarifas das principais locadoras de carros e te apresenta as melhores opções. Use o link do blog clicando aqui. Você paga o mesmo preço e ajuda na manutenção desse site.

De Cuiabá até Bom Jardim ou Nobres são aprox 150km via MT-351 que você chega em menos de 2 horas. Da Chapada dos Guimarães é um pouco mais longe, são 174 kms mas que também dá pra fazer um bate e volta. A estrada estava bem ruim, na parte final havia muitos buracos, verdadeiras crateras. Melhor evitar dirigir à noite por ali.

O que fazer em Bom Jardim em Nobres

Como falei, por conta do bate e volta nós apertamos a agenda para conseguir visitar três atrações no mesmo dia mas o ideal é programar 2 atrações por dia, uma de manhã e outra à tarde. Nosso último passeio foi bem no finalzinho do dia, fomos ver o pôr do sol na Lagoa das Araras, que é imperdível.

Fica realmente apertado encaixar mais de 2 passeios no mesmo dia (com exceção da Lagoa das Araras) porque você tem que considerar o tempo de deslocamento entre uma atração e outra, o briefing e a preparação do passeio em si, por exemplo tempo para colocar os equipamentos.

Nobres ou Bom Jardim

As agências de turismo em Bom Jardim ficam na rua principal da vila e normalmente são ligadas à alguma pousada. As principais são Rota das Águas, Nobres Turismo, Pousada Bom Jardim, Roma Turismo e Anaconda. É recomendável agendar os passeios com antecedência junto a sua empresa de turismo de preferência.

Nobres ou Bom Jardim

Os principais passeios são:

  • Flutuação no Reino Encantado
  • Flutuação no Aquário Encantado
  • Cachoeira Serra Azul
  • Boia Cross no Duto do Quebó
  • Contemplação das Araras
  • Rio Triste

Aquário Encantado

Nós fizemos essa flutuação que é um dos passeios mais lindos e procurados de Bom Jardim ou Nobres, que une o mergulho num poço de água azul e cristalina com a flutuação pelo Rio Salobra. Ouvi dizer que ali tem menos peixes do que o Rio Triste mas mais correnteza, que é legal. Evite o fim da tarde, quando a água estará mais fria e com baixa luminosidade.

Aquario Encantado Nobres ou Bom Jardim

Quando entrar dentro d’água vai encontrar diversas espécies de peixes, além de relaxar com a flutuação. Você usará um colete que ajuda a não pisar no fundo da lagoa, para não levantar sedimentos e atrapalhar a visibilidade da água. Além disso, é proibido usar protetor solar e repelente para não agredir a vida aquática.

Cachoeira Serra Azul

Outro passeio muito procurado é a Cachoeira Serra Azul fica dentro das instalações de uma fazenda do SESC, que fica a 50 km (40 minutos de carro) da vila de Bom Jardim. A sede tem estrutura com banheiro, estacionamento e lanchonete.

Nobres ou Bom Jardim

É uma das mais belas cachoeiras do Mato Grosso. São 50 metros de queda d’água, com um poço com águas azuis cristalinas onde nadam peixes. Em algumas partes do poço não dá pé e o uso do colete é obrigatório. Também não pode nadar até debaixo da queda d’agua que fica protegida por umas boias. Isso porque recentemente houve acidente ali.

Cachoeira Serra Azul

A trilha até a base da cachoeira é uma subida de aprox 700m com uma escada de 460 degraus. A visita é guiada, feita em grupos com tempo controlado. Prefira ir na parte da manhã que a localização do sol favorece as fotos. No último horário praticamente não bate sol na cachoeira. Como passeio opcional há uma tirolesa no local.

Lagoa das Araras

A Lagoa das Araras é um passeio imperdível na hora do pôr do sol pois é o momento quando as araras voltam para descansar e passar a noite nas palmeiras que ficam no meio da lagoa. O visual é lindo! Avistamos muitas araras de diversas cores, além de maritacas e milhares de passarinhos.

Caminhe entre os decks de observação para apreciar a paisagem. Se tiver, é uma boa ideia levar binóculos para poder observar as diversas espécies de animais que habitam ali.

Lagoa das Araras Nobres

A Lagoa das Araras fica a menos de 2 km do centro de Bom Jardim com uma trilha de acesso tranquila, com uns 200m, e plana. Não é preciso agendar com antecedência.

Deixe um comentário aqui se curtiu esse artigo ou tem alguma dúvida, ok?! Terei prazer em ajudar.

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *