Bohol entrou no meu roteiro de viagem às Filipinas pois queria conhecer uma lado mais rural deste país que tanto me encantou.

A ilha não é só bem mais “rural”, me pareceu também mais atrasada do que as outras que visitei. Porém, a sua proximidade com o verde e a natureza marcou e fez valer a pena! Terraças de arroz descendo pelas montanhas e crianças camponesas acenando para você vão conquistar seu coração. Além disso, você vai ver lá o menor primata do mundo, os enigmáticos Chocolate Hills e o caudaloso Rio Loboc. Bom, isso sem falar nas suas deslumbrantes praias de areia branca (motivo para escrever outro post!).

bohol filipinas arroz

bohol-filipinas-1-9

Como chegar e circular em Bohol

Bohol é a décima maior ilha das Filipinas e tem + 72 outras pequenas ilhas ao redor da principal. Fica na região central das Filipinas, Central Visayas, e é habitada por cerca de 1,3 milhões de pessoas.

Cheguei a Bohol de Cebu City com o ferry rápido em aproximadamente 2 horas de viagem. Fui e voltei no mesmo dia com a agência Island Trek Tours que me ajudou com a logística e tornou possível ver as principais atrações da ilha num só dia. Gostei porque eles tem preços de “pick-up/drop-off”, com e sem guia, que facilitam muito a vida de quem quer explorar ao máximo. Circulei pela ilha com rapidez, segurança e sem erros. Usei essa mesma agência em Bohol e também em Cebu.

O ferry chega no porto de Tagbilaran, a capital de Bohol. É a única área urbana da ilha com cerca de 100.000 habitantes. O transito é caótico, você vai ver pequenos tuk-tuks e motos abarrotados de pessoas. Mas os Filipinos são assim! 🙂

bohol-filipinas-1

O que fazer em Bohol

Tarsiers

Você não deve deixar de visitar o Tarsier Conservation area, uma reserva para conhecer o menor primata do mundo. É tão pequenino que chega a ser menor que a palma da mão de uma criança e se parece com um Gremlin, ou com o Yoda do Star Wars.

De olhos gigantes, ele passa o dia quase todo dormindo entre as árvores e são muito bem adaptados a vida noturna. Seus grande olhos (em relação aos seus crânios) facilitam sua visão no escuro, e as suas orelhas, também grandes, são móveis e giram para poder ouvir melhor suas presas. Sua cabeça pode girar até 180 graus, permitindo-lhe saltar pra trás com alta precisão!

Todo cuidado é pouco pois o Tarsier é muito tímido e fica extremante nervoso com o contato com os humanos, com excesso de barulhos e flashes de câmeras. Ele é tão frágil que se ficar estressado ou com medo, ele pode tentar o suicídio! Ou morrer do coração! Ou até mesmo pode cair da árvore e bater a cabeça contra o chão… Por isso todo cuidado é pouco!

Antes da visita iniciar você participará de um briefing onde vão lhe explicar todas as regras da visitação, principalmente não tentar acordá-los, não tocá-los e fazer silencio durante todo o tempo.

O Tarsier é uma das mais antigas espécies terrestres (45 milhões de anos) e só existe nas Filipinas, principalmente em Bohol. Depois de muitos anos de negligência ambiental, quanto à sua importância para o ecossistema da ilha e sua biodiversidade, o país está finalmente tomando ações para proteger esse animal único e ainda vivo!

Bohol Tarsier

bohol-filipinas-1-5

bohol-filipinas-1-4

bohol-filipinas-1-3

Chocolate Hills

Outra atração que merece sua visita é Chocolate Hills. São milhares de montes idênticos, aproximadamente 1.700 colinas com formato bastante similares, que na estação seca ficam cobertas por uma vegetação de cor marrom, lembrando o formato de bombom de chocolate. Eu fui em Dezembro, e eles estavam verdinhos, mas igualmente incríveis!

Medem até 400 metros de altitude e ocupam uma área total de 50 km² no centro da ilha de Bohol. Nem a geologia sabe explicar ao certo como essas colinas ganharam formatos perfeitamente arredondados e bases circulares. Especulam que tenha sido a ação do vento ao longo de milhões de anos, ou então de algum fenômeno vulcânico.

Obviamente não faltam lendas locais. Uma delas conta que dois gigantes rivais jogavam pedras, pedregulhos e areia, um para o outro. Os Chocolates Hills são a bagunça da sua batalha que esqueceram de limpar! Há uma outra lenda mais romântica envolvendo o gigante Arogo que era extremamente apaixononado por Aloya, uma simples mortal. A morte de Aloya causou muita dor e sofrimento à Arogo, que de tristeza não conseguia parar de chorar. Os Chocolates Hills são suas lágrimas quando secaram!

duas maneiras de ver o campo de colinas. Ou do topo do deck de observação (que você vai precisar subir mais de 200 degraus) ou num passeio de quadriciclo que você chega bem mais perto dos Chocolate Hills e das zonas rurais. Na dúvida, fiz os dois! 🙂

À caminho de Chocolate Hills, não deixe de observar também a floresta “Bilar Man-Made Forest”, também conhecida como Floresta feita pelo Homem, que divide as cidades de Loboc e Bilar. Ela existe graças a um projeto de reflorestamento realizado há muitos anos.

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-1

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-5

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-4

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-3

Butterfly Conservation Center

Não deixe também de visitar os jardins de borboletas do Butterfly Conservation Center. Sua visita vai ser guiada por um filipino que irá contar sobre a vida, hábitos e curiosidades desses animais. Desde a lagarta até uma grande variedade de borboletas que vivem soltas num grande viveiro que você pode entrar. Muitas espécies estão ali.

Os Jardins do Butterfly Center são lindos e no final do passeio você vai tirar uma foto borboleteando por aí!

bohol-filipinas-1-6

Bohol

bohol-filipinas-1-8

bohol-filipinas-1-1

Navegando no Rio Loboc

O ponto alto desse passeio é admirar a beleza da vegetação costeira e ter contato com alguns nativos. É um passeio um tanto turístico mas é muito bonito e vale a pena.

Melhora ainda porque você aproveitar para almoçar já que estará a bordo de um barco-restaurante. O preço do passeio já inclui o almoço, porém as bebidas serão cobradas a parte. Durante o almoço, há um show de musica ao vivo no barco.

O passeio dura em média 1 hora, com uma parada aonde você vai poder interagir com alguns nativos que moram na beira do rio e fazem performances com tambores, e mostram animais com as lagartos e iguanas (obviamente na esperança de ganhar alguma tip!).

Bohol Loboc River

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-8

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-7
Selfie

bohol-filipinas-chocolate-hills-1-6

Gostou do post? Tem alguma dúvida? Deixa um comentário aqui para mim!

Continue lendo:

+ Meu roteiro pelas Filipinas

+ Visite Sumilon, uma linda ilha nas Filipinas

+ Boracay e White beach, a ilha mais badalada

+ Quer viver uma grande aventura nas Filipinas? Faça o canyoning!

+ Nade com tubarões-baleia nas Filipinas

+ El Nido, o lugar mais lindo das Filipinas, ou melhor, do mundo!

Obrigada pela visita e  volte sempre!

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *