Desde que fui pela minha primeira vez à Patagônia tinha ficado com vontade de fazer o passeio de caiaque no glacial. Cheguei a tentar uma vez em Perito Moreno, mas foi cancelado pelos fortes ventos e pela instabilidade do tempo. Dessa última vez, em Torres del Paine, consegui realizar meu sonho e remei no Lago Grey de frente para a geleira! Foi uma experiência quase surreal remar ao redor daqueles grandes icebergs flutuantes.

caiaque no glacial grey

O acampamento base da Bigfoot

Os caiaques saem do acampamento base da Bigfoot, a empresa de esportes de aventura que também oferece o trekking na geleira. Ela fica na costa noroeste do Lago Grey, onde está o Refúgio Grey. Pra chegar lá é preciso reservar um trecho one-way da primeira navegação do catamarã do Hotel Lago Grey, que vai até Refúgio.

O retorno pode ser na segunda ou terceira navegação, a depender do seu horário, em mais um trecho one way do Refúgio Grey ao Hotel Lago Grey.

caiaque no glacial grey

O problema é temos que pagar 2 tickets one-ways que encarece bastante o passeio (quase triplica, pra ser mais honesta). Tentei argumentar e pagar o round-trip mas não é possível…

caiaque no glacial grey

Reservei os tickets dos barcos pelo e-mail navegacion@lagogrey.com (altamente recomendável pois o barco não é muito grande). Pegamos a 1ª navegação com check-in no hotel às 09:00. Da recepção do hotel iniciamos uma caminhada de aproximadamente 40 min (3km) até o ponto onde encontramos o barco. Fomos avisados que o nível de dificuldade desta caminhada poderia mudar dependendo da condição do tempo, principalmente quando venta forte.

caiaque no glacial grey

A navegação começou às 10:00 e chegamos no acampamento da Bigfoot às 10:45. Voltamos com a segunda navegação, saindo do Refúgio às 14h e chegando no Hotel Lago Grey às 15:45. Isso porque na volta o barco faz um passeio à frente da geleira (hora de provar os piscos!).

caiaque no glacial grey

A tarifa para o passeio de barco é de 70 mil pesos chilenos cada trecho, ou seja $ 140.000 CLP para ir do Hotel ao Refugio e voltar.

caiaque no glacial grey

Caiaque no Glacial Lago Grey

Assim que chegamos na base da Bigfoot fomos recebidos pelo guia Rodrigo que nos apresentou o acampamento. Ali preenchemos os termos de responsabilidade e efetuamos o pagamento.

caiaque no glacial grey

Logo depois recebemos os equipamentos para a aventura. Recebemos uma roupa de neoprene, casaco e botas impermeáveis, luvas de caiaque e colete flutuante. Ah sim, também forneceram uma bolsa seca (saco estanque) onde podíamos guardar câmeras e celulares. Dali os guias passaram as instruções de segurança e técnicas de remo que deram tranquilidade mesmo àqueles que não tinham experiência. Por diversas vezes afirmaram que nossa segurança estava sempre em primeiro lugar.

caiaque no glacial grey

Aventura no Glacial Lago Grey

Uma vez equipados, iniciamos a remada nos arredores daqueles grandes blocos flutuantes. Paramos várias vezes para fotos e depois remamos até o braço leste da Geleira Grey. Sorte ou não, aquele dia estava perfeito para remar! Quase vento nenhum, embora o tempo não estivesse aberto.

caiaque no glacial grey

Ficamos aproximadamente 2 horas remando. Num ponto seguro paramos todos os caiaques juntos e ouvimos histórias do Glacial e o guia ofereceu-nos um chazinho quente! O retorno foi meio tenso porque estávamos atrasados com o horário do barco de volta. Tivemos que remar com muita pressa para não perder o barco, mas, no final, tudo certo!

caiaque no glacial grey
caiaque no glacial grey

Dicas finais do caiaque no glacial

  • O caiaque é oferecido de outubro a abril, para um mínimo de 2 pessoas.
  • Já o barco, que visita o glacial, é oferecido o ano todo, mas de março a outubro exige um mínimo de 15 pessoas. De Outubro à Abril, ao contrário das 1ª e 2ª navegações, a 3ª viagem de barco irá primeiro visitar o glaciar antes de parar no refúgio. Isso significa que, se você pegar o terceiro barco do refúgio para o hotel, não visitará a geleira. Fique atento!
  • Se o passeio de barco não for confirmado com o número mínimo de passageiros, ou for cancelado devido às condições meteorológicas, seu pagamento será reembolsado em até 10 dias úteis.
  • Se você deseja pegar o ônibus para Puerto Natales deve reservar e pagar antecipadamente uma transfer entre o Hotel Lago Grey e a administração do parque.
caiaque no glacial grey

Espero que tenham gostado da aventura do Caiaque no Glacial Grey. Se sim deixa um comentário aqui abaixo pra mim (ou se tem alguma duvida).

Continue lendo:

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *