Aula de culinária em Siem Reap

Uma das maneiras que sempre escolho para aproximar-me da cultura local é através da culinária. Durante minhas viagens, sempre procuro fazer uma aula que inclua uma visita à uma feira-livre com o chefe de cozinha. Assim foi no Camboja, onde fizemos uma super aula de culinária em Siem Reap. Conhecemos não só os hábitos locais, mas aprendemos e levamos a receita pra casa! Aliás, sempre que volto de uma viagem, costumo chamar os amigos para contar a viagem, mostrar as fotos e saborear os pratos. Eles adoram!

Aula de culinária em Siem Reap

Tem mais aula de culinária aqui:

+ aula de culinária em Bali

+ aula de culinária em Paris e roteiro gastronômico

Em Siem Reap existem diversos locais, como escolas de culinária e restaurantes que oferecem o curso em uma manhã ou uma tarde. Além da visita ao mercado e o preparo, a maioria deles oferece junto a degustação! Nós fizemos na Champey Cooking class, que é uma casa especializada e fica bem perto do Old Market.  Ao todo foram umas 4 horas de curso.

Gastronomia do Camboja

As especiarias e combinações de temperos são as responsáveis pelo sabor divino da culinária do Camboja. No mercado em Siem Reap você pode comprar a maioria das especiarias em pó que fica mais fácil para transportar para o Brasil e não estraga rápido.

A base da culinária no Camboja, além das especiarias, leva sempre arroz, leite de coco, lemongrass (capim limão), alho, tomate, cogumelos e molho de ostra.

Aula de culinária em Siem Reap

Com o arroz sempre misturam vegetais e pedacinhos de peixe, frango, ou carne. Receitas bem populares por lá são o Amok (feito com peixe e algum tipo de molho com ervas e leite de coco) e Lok Lak (pedaços de frango ou carne com algum tipo de molho levemente picante). Tem também os fried spring rolls, fresh spring rolls, mango salad, khmer amok fish, fried banana, Banana flower salad, khmer red curry chicken, sticky rice & mango e outras mais.

+ Leia aqui sobre a importância do arroz no Sudoeste Asiático

Você vai encontrar também muitos ingredientes exóticos. Os locais comem grilos, aranhas e outros bichinhos. Rã é comum até no café da manhã, uma carne parecida com o frango.

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de Culinária em Siem Reap

A aula começa com a visita ao Mercado de Siem Reap. A feira local é muito simples, são os próprios agricultores que vão vender seus produtos ali. O chefe explica sobre ervas, especiarias e produtos usados no dia-a-dia dos pratos no Camboja. Existem barraquinhas na feira, mas o que mais me assustou foi a maneira como estavam expostos. Muitas pessoas vendem os produtos sentados no chão (em Bali vi isso também).

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

 

Aula de culinária em Siem Reap

A Champey tem um local projeto especialmente para a aula, com uma estação de cozinha individual para cada aluno. Recebemos uniformes, utensílios e escutamos o chefe explicar cada passo da receita (em inglês). E depois mãos à obra!

Além do preparo, aprendemos também como cortar os vegetais e como fazer a decoração dos pratos. Ao final do preparo de cada prato, degustávamos todos juntos numa mesa no jardim da casa.

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

 No final da aula você ainda recebe um kit com caderno de receitas, várias especiarias e o seu certificado.

Os pratos

Adorei aprender a fazer o fresh spring roll, um prato de entrada que eu já era fã. O rolinho é feito de folha de arroz (olha ele de novo aí), recheado de verduras e camarão, tudo bem fresco. Para acompanhar um molho de amendoim delicioso. Só de lembrar dá água na boca.

Aula de culinária em Siem Reap

Partimos então o Amok, um dos pratos mais populares do Camboja, herança do império Khmer. É feito de peixe cozido, leite de coco, capim limão, gengibre, e a pasta típica que dá o nome do prato. É servido com arroz na folha da bananeira. Um deleite!

Consegui comprar o amok lá na feira mesmo, trata-se uma mistura que leva capim-cidreira, gengibre chinês, açafrão da terra, alho e cebola (tipo um curry). O molho de ostra tem pra vender pronto no site da Asiashop que entrega em odo Brasil. Descobri esse site depois da aula de culinária na Tailândia (Ops, devendo um post dessa aula).

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

Aula de culinária em Siem Reap

De sobremesa preparamos bananas flambadas com leite de coco e maracujá.

A escola

Você pode reservar sua aula de culinária em Siem Reap enviando email para reservation@angkorrw.com

Ou nos telefones + 855 77 566 455 ou +855 63 966 441

Mondul 1 Village, próximo ao Old Market

Funcionamento: Aberto 7 dias por semana

Aulas em dois horários, todos os dias, das 9h30 às 13h e 15h30 às 18h.

Abri seu apetite? Gostou da aula de culinária em Siem Reap? Deixa um comentário aqui pra mim!

Está indo para o Sudoeste Asiático? Tem mais posts aqui.

Um beijo e até a próxima, 

Viagens e Outras Historias

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *