Praias de Menorca

As praias de Menorca estão espalhadas pelo norte e sul da ilha e tem caraterísticas diferentes. As praias do sul tem areias branquinhas que deixam o aspecto da água mais clara, enquanto as praias do norte tem uma aparência mais exótica, mais rochosas e selvagens, com falésias e areias avermelhadas.

A maioria das praias de Menorca ainda são virgens, tem pouca ou nenhuma estrutura de bar/restaurante (portanto leve alguns comes e bebes). Elas são divididas em “calas” que ficam em pequenas enseadas e as “platjas” que são as praias maiores. Sempre com águas cristalinas, rodeadas por falésias e/ou pinheiros. Cenários quase intocados, onde a natureza se mostra na sua mais linda forma! Vamos descobrir as melhores praias de Menorca?!

praias de Menorca

Como chegar às praias de Menorca

Uma dica importante é chegar cedo. Principalmente nas praias mais famosas do sul como Macarella e Turqueta. Os estacionamentos têm poucas vagas e são fechados assim que enchem. Algumas são de difícil acesso e condicionadas a um número limite de pessoas, mas a recompensa é garantida! Para Macarella, Turqueta e Son Saura tem um painel que avisa sobre os estacionamentos logo na saída da estrada principal para evitar que você transite nas estradinhas estreitas sem garantia de estacionamento.

Praias de Menorca

Depois de estacionar você ainda terá que caminhar para chegar à praia. Algumas caminhadas podem ser de até 20 minutos. E para mudar de praia de carro, apesar de uma ao lado da outra, não é uma distância curta porque para maioria delas é preciso voltar à estrada principal e depois pegar outra estradinha que leva à praia.

Camí de Cavalls

Pra chegar às praias tem uma opção que gostei muito que é o Camí de Cavalls, uma trilha que circunda o litoral da ilha com 185 km. Dá para fazer caminhadas entre uma praia e outra usando essa trilha, uma boa alternativa quando não se encontra estacionamento. Para percorrê-la use um tênis para evitar as topadas pois os terrenos são bastante acidentados e cheio de pedras. E leve água, o circuito é todo selvagem, vc não vai encontrar nenhum bar no caminho.

Cami de Cavalls Menorca
A sinalização ao longo da trilha

As origens do Camí de Cavalls são antigas, foi construído com a finalidade de defender a ilha dos ataques dos invasores. Atualmente é uma rota muito procurada por adeptos das caminhadas e do mountain bike.

Praias de Menorca

Praias do sul de Menorca

Cala Galdana

Cala Galdana é uma praia bem grande, com maior calminho e estrutura de hotéis e villas na região. À beira mar tem bares e restaurantes, aluguel de barco nos cantos, kayak e pedalinhos para as crianças. Eu só passei por lá porque achei uma praia muito urbano para o meu gosto, mas não posso negar sua beleza.

Praias de Menorca

Passei por ali vindo da Cala Mitjana onde havia estacionado, com destino à Cala Macarella pelo Cami de Cavalls. Nesse dia andei aproximadamente 10 km para percorrer essas praias a pé. Isso porque tinha chegado às 10hs para estacionar e já não havia vaga. Aí decidi fazer o circuito a pé mesmo. Apesar de estar cansada no final do dia, foi muito bom! Na volta tem um percurso mais rápido pra chegar da Galdana para o estacionamento da Mitjana, sem precisar fazer o circuito do Camí de Cavalls novamente. Vai pelo lado esquerdo da praia, sobe a escadaria / trilha ao lado do Meliá, e procure pelas placas.

Praias de Menorca

Cala Macarella e Cala Macarelleta

Essas duas são as minhas favoritas praias de Menorca. São ligadas por uma trilha cênica, com paisagens que vão garantir muitas fotos. É ali que se tira aquela foto com os barquinhos que parecem flutuar no mar. Dá até para enxergar a sombra dos cascos deles no mar. Aluguei um kayak ali e fui até a Macarelleta remando, e também pela trilha. A água é totalmente transparente e a areia bem branquinha. Lindas, Lindas!! <3

Praias de Menorca
A linda Macarella
Praias de Menorca
Macaralleta, a minha preferida

Quando fui o acesso de carro estava fechado, as duas únicas maneiras era ônibus a partir da Ciutadella ou de trilha pela Cala Galdana (2km de ida) ou pela Turquetta (3km de ida). Tem um restaurante na praia que oferece um cardápio variado. Comi uma salada de tomates com atum que estava delicioso!!

Praias de Menorca

Cala Turqueta

A Turqueta fica ao lado da Macarella e Macarelleta e dá para ir caminhando (uns 20 min). No estacionamento tinha uma espécie de trailer que vendia bebidas e lanches. A praia é dividida em duas faixas de areia por um pequeno amontoado de pedras.

Praias de Menorca

Cala Mitjana e Mitjaneta

Duas prainhas que estavam bem cheias quando cheguei (eu fui em Setembro, imagino Agosto como estaria…). Lá não tem nenhum tipo de comércio, portanto não esqueça de levar água e um lanchinho. O estacionamento é bem grande (em direção à Cala Galdana).

Praias de Menorca
A bela Mitjaneta em Menorca

Cala Son Saura

Pela mesma estradinha que fomos à Turquetta chegamos à Son Saura, mas o sol já estava encoberto por nuvens, apagando um pouco da beleza da praia. É uma grande enseada com faixa estreita de areia. Vi sinalização que havia o mesmo restaurante que tinha na Macarella mas não o encontrei (talvez esteja na outra ponta da praia onde não fui).

Praias de Menorca

Praias do norte de Menorca

Cala Pregonda

Adorei essa praia. O colorido é bem exótico, com falésias e areias avermelhadas. O estacionamento é feito na rua que dá acesso à trilha (onde tem um restaurante). Ao descer você vai passar por uma passarela de madeira, e chegar numa praia. Não é essa. Caminhe para a esquerda até chegar na terceira praia. Deve dar em torno de uns 25 minutos de caminhada. Pregonda faz parte da Reserva Marinha de Menorca, um bom local para fazer um snorkel.

Praias de Menorca
Cala Pregonda

Praias de Menorca

Playa de Cavalleria

Cavalleria é bem pertinho da Pregonda, e uma das mais belas praias do norte de Menorca. Repare de cima, antes de descer, que ela tem formato de um coração! <3 Ao lado direito tem outra praia menor, que eu gostei ainda mais pela sua coloração bem avermelhada.

Platja Cavalleria

Praias de Menorca

Dali pode visitar uma formatgeria (queijaria) bem na saida da Cavalleria e ir ao almoçar em Fornells.

+ Veja aqui dicas importantes para organizar sua viagem à Menorca.

Gostou desse artigo ou tem alguma dúvida? Então deixa aqui um comentário para eu saber da sua visita ao blog.

Uma ótima viagem e até os próximos posts.

flavia ribeiro viagens

 

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *