As praias de Itacaré são bem diferentes umas das outras e vale a pena passar ao menos 4 dias na região para curtir o melhor de lá. Preparei aqui uma lista das mais lindas praias de Itacaré, dentro e fora da cidade. Para acessar a maior parte delas você precisará fazer algumas trilhas, que dá ainda mais charme à região.

+ Mais dicas de Itacaré nesse artigo aqui.

As praias de Itacaré: Urbanas e Selvagens

As praias urbanas

Perto do Centrinho ficam as praias ditas “urbanas” que são: Praia das Conchas, Praia das Contas, de onde se vai para a cachoeira do Engenho, Praia do Resende, Praia da Tiririca, Praia do Costa e Praia da Ribeira. Essas 4 últimas são as praias centrais que podem ser facilmente acessadas a pé a partir da Rua Pituba ou da Praia da Concha.

Praia da Concha

Não é uma tão praia bonita como as demais, mas tem boa infraestrutura desde pousadas, estacionamento, restaurantes e barzinhos.

Passamos por ali na hora do pôr do sol porque bem perto fica o Mirante da Ponta do Xaréu, de onde se consegue avistar os dois lados da costa e é um ótimo ponto para assistir o sol se despedir. No dia que fomos o céu estava um pouco encoberto, mas ainda assim muitas pessoas estavam ali perto do Espaço Dharma que é bar bem movimentado.

Praia das Contas

Berço da história de Itacaré, a Praia das Contas é uma praia de pescadores que liga o mar com o Rio das Contas. Na sua orla tem vários bares e restaurantes. É de lá que saem os barcos e canoas havaianas para o passeio no manguezal e Cachoeira do Engenho.

Praia do Resende

A Praia do Resende é a a primeira praia da sequência de quatro. No seu gramado acontecem aulões de yoga e os surfistas batem ponto ali.

Praia da Tiririca

A praia seguinte é a Praia da Tiririca, que pode ser acessada pelas pedras ou pela estrada. É considerada o melhor point de surf de toda a Bahia e onde acontecem os campeonatos de surf entre outubro e novembro. Ali você pode fazer aulas de surf ou alugar pranchas, praticar skate ou slackline.

Praia do Costa

Essa praia é bem pequena, comparada com as outras, e não possui infra estrutura alguma. Nosso guia nos avisou que é bem perigosa para mergulho ou para o surf por conta da forte correnteza.

Praia da Ribeira

Dentre as 4 praias, a Ribeira é a mais popular pois tem infraestrutura com bares. Ali também tem uma tirolesa que faz parte do circuito de aventura da Ribeira. Não possui grandes ondas, e por isso é indicada para famílias e surfistas iniciantes.

As praias selvagens

Mais afastadas, e com acesso a partir da estrada BA-001, estão as praias conhecidas como selvagens ou rurais: Praia da Engenhoca, Praia do Havaizinho, Praia da Gamboa, Praia do Itacarézinho, Prainha e Praia de Jeribucaçu. Além destas tem outras praias que não deu pra visitar como as praias de São José, Siriaco e Serra Grande.

Num primeiro dia fizemos a trilha das 4 praias começando por Itacarézinho até a Engenhoca. Tratamos com um motorista de taxi (contato dele aqui nesse artigo) que nos deixou ali e nos pegou no horário combinado na última praia. Reserve um dia inteiro para esse passeio e deslumbre-se com as praias e também com as trilhas.

Praia do Itacarézinho

Com quase 4km de extensão, a praia é deslumbrante. Não deixe de parar para uma foto no mirante da descida. A praia, com boa infraestrutura, tem bares e restaurantes, uma sorveteria artesanal e até spa e resort.

Dicas de Itacaré

No canto esquerdo tem uma cascata de água doce, é ali que começa a trilha para a praia da Gamboa que fica numa pequena enseada, sem nenhuma infraestrutura.

Praia do Havaizinho

Amei a praia do Havaizinho. Com bares e restaurantes passamos um tempo bom lá e aproveitamos para comer algo e provar a batida de cacau servida dentro da própria fruta.

Dali seguimos para mais uma trilha rumo à praia da Engenhoca.

Praia da Engenhoca

Praia extensa e com ondas longas e cheias. Logo no início tem um rio que se junta ao mar.

No final da trilha verá uma obra inacabada de um hotel que seria construído no meio da mata mas foi embargado pela possível destruição da natureza.

Cachoeira de Tijuípe

Ao final do passeio ainda fomos tomar um banho na Cachoeira de Tijuípe que é um passeio que se combina com a trilha das quatro praias. A entrada é paga (R$ 20) e o local tem estacionamento, restaurante e banheiros – além de, claro, uma linda cachoeira!

Prainha

Lindíssima e imperdível. É recomendável contratar um guia para chegar lá pois a trilha não é sinalizada. Ouvi falar em perigo de assalto também, mas o guia nos garantiu que atualmente não existe mais risco. De qualquer forma indico usar um guia sim. Nós fomos com o Djone (73) 9829-0775. São aprox. 50 minutos de caminhada de uma trilha no meio de mata atlântica, passando por muitos riachos e mangues. Prainha é um paraíso deserto!

Caso não queira fazer a trilha é possível pagar um day use no restaurante Grauçá que fica na praia ao lado, a Praia de São José. Reserve com antecedência. Dali se tem uma trilha bem mais curta até a Prainha. O custo era de R$ 60 por pessoa que podia ser revertido em consumação. Checar se essa condição ainda se mantem.

Jeribucaçu

Das praias de Itacaré selvagens essa foi a que menos curti, embora ainda assim não posso falar que a praia não é bonita. Almoçamos ali na praia mesmo. Existem umas 3 ou 4 barracas que servem um peixe frito com salada e farofinha de banana. Bem caseira, peixe assado na brasa. Tava bom! Pra acessar a praia é necessário fazer uma trilha de aprox. 30 minutos. A descida é fácil, mas a subida bem cansativa. Prepare-se!

Centrinho de Itacaré e Rua Pituba

É na região da Pituba onde fica todo o “agito” de Itacaré, onde os visitantes se encontram no final do dia para jantar e se divertir. Por ali vai encontrar uma boa quantidade de bares e restaurantes com música ao vivo, lojinhas, sorveterias, agências de passeios e feirinha de artesanato.

Frequentemente também há apresentações de rodas de capoeira como a que assistimos do Mestre Bico Duro.

Tudo bem rústico e com clima praiano. Além da rua Pituba, vale a pena caminhar também por outra rua conhecida como “Passarela da Vila”. Comemos um risoto de frutos do mar nesse restaurante mediterrâneo, estava bem gostoso!

Espero que tenham curtido a minha lista de praias de Itacaré imperdíveis. Caso tenham duvidas só deixar um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *