Se você já leu o primeiro artigo sobre o litoral sul da Paraíba, agora vai saber aqui tudo sobre as lindas praias da Costa do Conde. Falam que são 7 praias mas eu conheci 10: Barra de Gramame, Praia do Amor, Praia Carapibus, Praia de Jacumã, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinho, Arapuca, Tambaba, Barra do Graú e Praia Bela.

Cada uma com sua beleza. Você pode visitar todas elas em um único dia fazendo um tour de buggy completo e depois escolher sua preferida para voltar e curtir com calma.

As praias da Costa do Conde

Barra de Gramame

A primeira parada do passeio completo de buggy é na Barra do Gramame, local de encontro do Rio Gramame com o mar. O legal é que dá pra tomar banho de água doce e água salgada naquela temperatura gostosa do Nordeste. Na parte do rio, com águas calmas, dá para fazer um passeio de jangada até os bancos de areia e o mangue e passear de caiaque ou stand-up paddle. O mar é ideal para a prática de kite surf devido aos ventos da região.

Ali tem o Bar do Mexicano com drinks (a especialidade é uma batida de abacaxi) e petiscos, mesas e cadeiras na beirada da água da lagoa. Foi ali que conheci o Roberto Carlos, um caranguejo azul “domesticado”. O Mexicano pega o guaiamum na mão, bota na sua cabeça e explica a importância da preservação da espécie.

Praia do Amor

A Praia do Amor é a segunda praia da Costa do Conde. Cheia de pedras, a muita famosa é a Pedra Furada. Como se fala: “água mole em pedra dura tanto bate até que fura!”.

Diz a lenda que ali se casaram dois índios de tribos inimigas, por isso o casal que passar por baixo da formação rochosa, ficará junto para sempre! É claro que se tornou destino obrigatório para tirar fotos de casais. Mas é preciso ter paciência para conseguir um registro da pedra, normalmente rola até fila.

Jacumã

Jacumã é uma continuação da Praia do Amor. Tem um visual mais urbano, mas mantém a simplicidade de uma vila de pescadores. Praia de areia clara e mar tranquilo. Possui um centrinho com lojas, pousadas, supermercados, restaurantes, bares e muitas casas de veraneio. A praia tem algumas opções de bares a beira mar.

Praia de Carapibus

Carapibus é a primeira praia depois de Jacumã, com falésias e um recife que, na maré baixa, aparecem piscinas naturais nos arrecifes e formações de corais. No canto direito, já próximo à Praia de Tabatinga, tem uma lagoa com um bar praticamente dentro d’água. É na região de Carapibus que está a maior parte das pousadas, inclusive a que eu fiquei Oasis Tajaja.

Praia de Tabatinga

A Praia de Tabatinga é um dos pontos altos do passeio de buggy pelas praias da Costa do Conde. Fica numa área de preservação ambiental. A primeira vista foi do alto do Mirante Dedo de Deus na falésia.

A praia se divide em duas partes: Tabatinga I e Tabatinga II. Para ter acesso à praia você pode descer uma escada esculpida nas pedras, onde, à direita, tem um rio que forma uma “piscina” e te dá a oportunidade da escolha de banho na água salgada ou doce.

Com águas mornas e calmas, é protegida por recifes e areias finas, com boa faixa de terra para caminhar, falésias e enormes paredões rochosos. Se puder caminhe da Tabatinga até Coqueirinho. Um passeio lindíssimo e pare na enseada das tartarugas para um banho.

Praia de Coqueirinho

Uma das mais conhecidas e belas do litoral sul da Paraíba. Já foi eleita uma das 10 praias mais lindas do Brasil. Também são 2 praias: a praia principal que é bem comprida com falésias coloridas e “cânions”. Tem trechos de mar agitado que são os preferidos dos surfistas.

À esquerda tem uma enseada maravilhosa, com visual de tirar o folego! Com águas calmas protegida das ondas maiores por pequenos arrecifes, falésias e coqueiros. Este pedaço é uma área de preservação, não há restaurantes, mas há cadeiras e guarda-sóis para alugar.

Coqueirinho é a praia com melhor infraestrutura com bares e restaurantes que ficam sob um barranco, quase uma praça de alimentação à beira mar. A praia neste ponto apresenta ondas fortes e pedras, mas com uma pequena caminhada para a esquerda está a enseada protegida.

Tem também formações rochosas, que formam o canyon de Coqueirinho que contei nesse outro artigo aqui.

Tambaba

Tambaba ficou conhecida por ser a primeira praia oficialmente naturista do Nordeste. O lugar é muito bonito, “protegido” por falésias e árvores.

Tambaba divide-se numa ante-praia, pequenina e com uma linda paisagem de uma pedra com coqueiro em cima, e a praia naturista que fica localizada a direita.

Na parte naturista é obrigatório tirar a roupa. Mas não se preocupe, ela não é visível da outra parte – para alcançá-la é preciso passar por um corredor de vegetação onde há fiscalização. Ou seja, a partir dali, só pode permanecer estar pessoas completamente nuas.

Para entrar na parte nudista é preciso seguir algumas regras: homens só entram acompanhados de mulheres, não é permitido filmar ou fotografar outras pessoas, praticar atos sexuais ou gestos obscenos, usar drogas ilegais e, claro, usar qualquer tipo de roupa.

É engraçado ver a quantidade de pessoas que chegam até ali, pensam, desistem ou tentam dar uma espiadinha.

Barra do Graú

A Barra do Graú é uma praia mais deserta, com extensa faixa de areia, lindíssima também! Chegamos ali de buggy passando por uma trilha de terra em meio à muita vegetação. Ali tem um beach club novo chamado Tambazulik e fica de frente para a piscina natural formada pelo encontro do rio Graú que marca a divisa dos municípios de Conde e Pitimbu.

Todos esses lugares lindíssimos conheci com o passeio de buggy com o Nego, esse cabra abaixo muito gente boa. Deixo aqui o telefone dele (83) 98812-9859 e Instagram.

Praia Bela

Uma das praias mais populares do litoral sul da Paraíba e que tem encontro de rio com o mar também. A praia fica cheia nos fins de semana e feriados. Há estrutura de bares e restaurantes com mesas e guarda-sóis.

Não deixe de conferir o outro artigo com dicas da Costa do Conde – passeios, como chegar, onde se hospedar, onde comer e mais.

Obrigada pela visita e volte sempre! 😉

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *