Se tem uma coisa que eu posso afirmar é que você, depois de conhecer Noronha, vai mudar seu conceito de praia paradisíaca! Vou te falar que é até difícil decidir qual é a mais bonita das praias de Noronha. Pra mim, todas, cada uma com a sua beleza!

Fernando de Noronha

Nesse artigo vou listar todas as principais praias, inclusive a Baía do Sancho considerada uma das praias mais belas do Brasil (pra mim do mundo), e a Baía dos Porcos, tão linda igual… <3

As praias de Noronha

As praias de Noronha

O arquipélago tem muitas praias oceânicas, legítimos paraísos selvagens com areias branquinhas e outras douradas, sempre com água transparente e muita vida marinha. Acho que as praias de Noronha vão superar todas as suas expectativas… Volta aqui e me conta depois?!

As praias de Noronha

As praias se dividem por localização. A maioria está no mar de dentro e outras no mar de fora. Vou explicar melhora a diferença mais abaixo, mas posso adiantar que o mar de dentro é mais propício pro banho, pro surf e snorkel, enquanto as praias do lado de fora são mais para contemplação. Bom, chega de introdução, bora conferir as praias de Noronha! Ah, elas estão listadas em ordem geográfica, do Mar de Dentro pro Mar de fora.

Praias de Noronha | Mar de Dentro

São aquelas praias voltadas com a costa pro Brasil. Como ficam abrigadas do vento, em geral, são mais tranquilas. O mar ali tem a cor verde esmeralda, e anote isso, é desse lado que o sol se põe lindamente todos os dias! \o/

As praias de Noronha

Praia do Porto

Pode parecer, num primeiro julgamento, que uma praia que fica no porto não seja bonita…, mas como todas as outras é lindíssima sim! É uma ótima praia pra snorkeling já que tem um naufrágio bem próximo e a vida marinha é bem abundante ali, cheia de tartarugas e até chance de uns tubarõeszinhos. É de lá que saem os barcos de mergulho e dos passeios, portanto fique atento na demarcação das boias que divide o espaço dos mergulhadores com os barcos.

As praias de Noronha

Praia da Biboca

A praia vizinha se chama Biboca, que significa em tupi guarani “local de difícil acesso”. Ela não é boa para o banho de mar, pois é toda preenchida por rochas negras, que comprovam a origem vulcânica da ilha. Polvos e lagostas costumam habitar essas pedras, fazendo com que seus predadores (os tubarões!) sejam atraídos para o local. Passamos por ali quando fizemos a remada no nascer do sol com o pessoal da Noronha Canoe Club (conto mais desse passeio em outro artigo).

nascer do sol na canoa noronha

Soube que dá para fazer caminhadas por ali na maré seca, dá pra ver muitos tubarões e vestígios de naufrágios. Ela fica bem abaixo do Forte Nossa Sra dos Remédios, ótimo local pra ver o pôr do sol.

As praias de Noronha

+ Quer saber os melhores locais pra ver o por do sol em Noronha?! Clica aqui.

Praia do Cachorro

A Praia do Cachorro fica na Vila dos Remédios. Só descer a rua principal até o fim. Bem ao lado do “bar do Cachorro” você encontrará uma escadaria que dá acesso à praia. O nome da praia vem da estátua de um cachorro em bronze que tinha ali e infelizmente já não existe mais.

Praia do Cachorro

É a mais “urbana” das praias de Noronha. Em geral tem uma faixa de areia pequena. Na verdade, sua aparência muda com a maré e com a época do ano. No verão ela perde toda a areia, só restam as pedras.

Praia do cachorro

Não deixe de visitar o Buraco do Galego que fica no canto esquerdo da praia. Vale a pena ir conhecer essa piscina natural e tirar fotos lindas!

Buraco do galego Noronha

Praia do Meio

Dá pra chegar na Praia do Meio pelo Praia do Cachorro ou pela praia da Conceição. Bem no meio delas fica o “Bar do Meio” que também é uma ótima opção para o pôr do sol.

Praia do Meio Noronha

Praia da Conceição

Com um lindo pôr do sol, a Praia da Conceição é a maior das praias de Noronha em extensão. Aos seus pés fica o Morro do Pico, o ponto mais alto de Noronha com 323 metros. No verão, durante a temporada de surf, as ondas atraem os surfistas. Normalmente na praia tem aluguel de cadeiras e guarda-sóis e até serviço de bar na areia.

Praia da Conceição

Praia do Boldró

Praia que fica abaixo do Forte do Boldró, outro ótimo point para o pôr do sol. Os surfistas gostam muito dali, principalmente entre novembro e março. O acesso é feito pela Vila do Boldró e a praia fica ao lado da Praia do Americano, que é bem pequenina. Do outro lado é ligada à praia do Bode por uma pequena trilha sobre pedras.

Praia do Bode

Aqui começa uma sequência de praias ma-ra-vi-lho-sassss!! Meu Deus! <3

Ao chegar no estacionamento da Praia do Bode vá direto pra trilhinha sob pedras que fica à direita. O lugar já virou um mirante. Quem nos levou ali foi o Lito, que é guia e um super fotógrafo das melhores praias de Noronha.

Pode botar na lista que a Praia do Bode é um super point pra ver o pôr do sol. Você pode chegar pela estrada, pela Praia do Americano ou pela Cacimba do Padre. Na maré baixa essas duas praias se juntam e formam lindas piscinas naturais, com reflexos no fim do dia.

sunset Noronha

Praia da Cacimba do Padre

Cacimba, mais uma das lindas praias de Noronha. Em janeiro, ela é o point mais procurado por surfistas de todo Brasil (quiçá do mundo). É ali que ocorre uma das etapas do campeonato mundial de surf. Tem estrutura frequente de bar e locação de cadeiras e guarda-sóis.

Cacimba do Padre Noronha

Ali que tivemos a sorte de presenciar uma cerimônia de casamento. Imagina isso?! Quer casar em Noronha? Me escreve que eu te passo algumas dicas.

casamento em Noronha

Pra finalizar queria contar sobre a lenda que deu origem ao nome da praia. Em 1888 o Padre Francisco Adelino de Brito Dantas descobriu uma fonte de água potável na ilha. Na época ela foi considerada a melhor de toda Noronha, tão pura que era ministrada aos doentes como água curativa. O nome veio em homenagem ao misterioso Padre que dizem que até hoje ronda a fonte, nas noites de lua cheia, montado na sua mula branca. Cheia de lendas e mistérios, a praia é de se apaixonar, não é?! 🥰💙☀️🏝

cacimba do padre noronha

Pra completar, a Cacimba é porta de entrada pra um dos lugares que mais amo no mundo, a Baía dos Porcos. É dali que você chega, pelo canto esquerdo, ao mirante do Morro Dois Irmãos, as formações rochosas mais antológicas de Noronha.

cacimba do padre noronha

Baía dos Porcos

Dizem que esta é a segunda praia mais bonita do Brasil. Discordo totalmente. Pra mim é a mais bonita do mundo! Nossa, quanto amor! Acho injusto a Baía dos Porcos figurar no segundo lugar do ranking só porque sua faixa de areia é pequena. Se eu tenho uma dica imperdível de Noronha: vá, pelo amor de DEUS, pra Baía dos Porcos – e repita quantas vezes puder.

Baía dos Porcos Noronha
Baía dos Porcos Noronha

O acesso é por uma subida curta no canto esquerdo da Cacimba do Padre. Na descida, do lado direito da praia, tem uma linda piscina natural que dá pra mergulhar. Mas, super atenção, pois a piscina natural do lado esquerdo, sob as pedras, não pode entrar de jeito nenhum! Ali tem um tipo de coral muito raro que cresce somente 1cm a cada 3 anos.

Baía dos Porcos Noronha

Ajudem a cuidar POR FAVOR, não mergulhem nessa piscina em formato de coração, ela é só pra admirar mesmo. Com uma leve pisada você pode matar parte dos corais que são organismos vivos e que demoram muito para crescer. Apesar das placas, tem gente que ainda comete esse crime ambiental…

Baía do Sancho

É sem dúvida uma das baías mais bonitas de Noronha. Aliás o Sancho figura sempre entre as mais belas praias do mundo, de acordo com o ranking do Tripadvisor Travelers’ Choice Award.

Baía do Sancho

O acesso à praia é feita pelo PIC Golfinho-Sancho (PIC = Posto de Informação e Controle), guarita do Parque Nacional onde você tem que apresentar a carteirinha da taxa paga. Ali tem banheiros, guarda-volume, ducha, lojinha e lanchonete. O Pic tem duas trilhas, à direita para a Baía dos Golfinhos e reto para a Baía do Sancho. Vale a pena fazer o circuito começando pela Baía dos Golfinhos. Siga pela passarela de madeira e depois pegue a trilha na mata (bem demarcada) para chegar ao Sancho. Continue seguindo a passarela até chegar ao mirante dos Dois Irmãos com a vista da Baía dos Porcos. Pacote completo.

As praias de Noronha

A praia do Sancho é toda margeada por falésias, e para chegar é necessário descer uma escadinha que passa por dentro da fenda entre as rochas. Em alta temporada existe uma escala de horários de subida e de descida.

Na Praia do Sancho não tem nenhuma estrutura na areia (bares, aluguel de cadeiras, nadinha). Leve máscara e snorkel, a água lá é super cristalina e esse é um dos melhores lugares para ver a vida marinha de Noronha. Observe os pássaros que ficam nas árvores das falésias e dão rasantes sobre água do mar. Lindíssimos!

Praias de Noronha| Mar de Fora

Agora falaremos das Praias de Noronha que estão viradas para a África, no Mar de Fora. Ali as águas são mais agitadas na maior parte do ano e sua coloração tem o tom de azul profundo.

Praia do Leão

Maravilhosa! É o santuário natural mais importante do arquipélago para a desova das tartarugas verdes, portanto trata-se de uma área protegida pelo ICMBio. Em certas épocas do ano é inclusive proibido pisar nessas areias por conta disso.

As praias de Noronha

O acesso é feito pela BR na altura da Praia do Sueste, por uma estradinha que fica à direita. Pra chegar à praia ou ao próprio mirante é preciso passar pelo PIC Leão e apresentar a carteirinha do parque.

Praia do Leão Noronha

Redobre a atenção ao mergulhar por ali. Por estar no mar de fora, essa praia sofre ação das correntes marítimas e tem risco de afogamento.

Praia do Leão Noronha

Praia do Sueste

Apesar de ficar no mar de fora, as águas da Praia do Sueste são calmas devido a barreira de corais e à sua baía protegida. O acesso é feito pelo PIC Sueste que conta com banheiros, lockers, lanchonete, duchas e lojinha. Ali também se alugam equipamentos como máscaras, snorkel e coletes de flutuação. Esse último é obrigatório no mergulho de snorkel para que não se toque o fundo de corais.

Baía do Sueste

Tem guias aquáticos que levam os visitantes numa boia nos locais onde estão as tartarugas. Nós fomos com o Daniel e eles nos deu reboque numa boia que valeu a pena. O preço é R$80 para uma pessoa e R$130 para duas, fora o aluguel de equipamentos.

As Praias de Noronha

A baía está dividida em 3 regiões das quais uma é reservada para os pesquisadores do parque. Na área do meio ficam as pessoas que querem banho de mar e pra direita às que vão praticar snorkel.

Praia do Atalaia

Eu amei conhecer a Atalaia principalmente porque não tinha conhecido na primeira vez.  

Outra área do Parque Nacional Marinho, a Praia do Atalaia é acessada a partir de uma trilha que sai da Vila do Trinta, pertinho da Pousada Luar da Ilha onde nos hospedamos. Lá você encontrará uma piscina natural bem grande que é formada durante o período de maré baixa.

Atalaia Noronha

Funciona como um berçário para a vida marinha se desenvolver. Com grande variedade de peixes, algas e corais, é lindíssima e imperdível. Eu vi até uma moreia pequena lá..

Atalaia Noronha

Pra visitar a Atalaia é preciso fazer o agendamento no Centro de visitantes (ao lado do projeto Tamar). Faça isso assim que você chegar em Noronha porque as vagas são limitadas e acabam rapidamente. Pra você ter ideia, na Atalaia entram apenas 16 pessoas ao mesmo tempo.

Atalaia Noronha

Não é permitido entrar na água usando protetor solar, portanto não passe antes de sair da pousada. É obrigatório o uso de colete flutuador e máscara que podem ser alugados na entrada do PIC Atalaia. O colete serve para ajudar na flutuação pois não é permitido pisar no chão da piscina. Observe e respeite a orientação dos guias.

Trilha Atalaia longa

Depois do mergulho na piscina da Atalaia fiz a trilha longa, que sai da Atalaia, passa pela Pontinha e termina na praia da Caieira. Vou contar sobre essa trilha num próximo artigo. Não deixe de conferir todos os artigos de Noronha.

Praia da Caieira

Essa praia fica do lado oposto da Praia do Porto, só que do lado de fora. Também faz parte do Parque Nacional e tem uma grande quantidade de pássaros e pedras vulcânicas. O final da trilha Atalaia Longa é ali.

Espero que tenha curtido o artigo sobre as mais belas praias de Noronha. Se sim, deixe aqui um comentário para eu saber da sua visita! E se tiver qualquer dúvida, terei prazer em ajudar.

+ Posts de Noronha:

+ Roteiro completo em Noronha

+ Protocolos pra entrar na ilha depois do Covid

+ Os melhores lugares para ver o pôr do sol em Noronha

+ Duas ótimas dicas de onde ficar em Noronha

+ Onde comer em Noronha

+ A Trilha da Atalaia Longa

+ O que fazer em Noronha

+ Mergulho submarino em Noronha

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *