Feira de Chichicastenango Guatemala

Passando pela Guatemala não perca a oportunidade de conhecer a multicolorida feira de Chichicastenango, uma das melhores representações da cultura, do artesanato e da diversidade da América Central. A feira em Chichi, como é carinhosamente apelidada, ocorre às quintas e aos domingos, e é considerada a mais colorida do mundo! Permita-se perder nesses labirintos e ruelas cheias de vida!

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

Antropologia em Chichicastenango

Na verdade, Chichicastenango é muito mais que um grande mercado à céu aberto, é quase uma aula de antropologia da antiga civilização maia.

A feira reúne artesões e agricultores de pueblos de diversas regiões da Guatemala que trazem seus artesanatos que contam histórias! Cada etnia (são mais de 20) possui uma cor e um padrão próprio para identificar sua cultura. As tintas são produzidas a partir de plantas locais (aprendi isso numa pequena tecelagem no lago Atitlán e vou contar mais no próximo post).

Feira de Chichicastenango Guatemala

Mais bonito que tudoooo são as guatemaltecas que vestem seus trajes típicos. Cada um mais lindo que o outro! Tudo bordado à mão com desenhos e texturas em flores, plantas e animais. Nas costas elas levam um pano listrado, como um xale (ou uma trouxa mesmo ahaha) chamado tzute. Ali carregam tudooo, inclusive seus bebês!! #muitoamor <3 <3 <3

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

A feira de Chichicastenango

Então programe-se para não perder a feira de Chichicastenango que só ocorre às quintas e aos domingos, quando a cidade fica bem cheia! São centenas de barraquinhas amontoadas de produtos em lã, palha, cerâmica e outros materiais (difícil de identificar até…). São bolsas, bolsinhas, colchas, toalhas, caminhos de mesa, jogo americano, máscaras, bonecas, tapetes… Tudo muito colorido! É uma infinidade de itens para deixar qualquer um com vontade de comprar uma lembrança! Para mim, as peças mais interessantes foram os tecidos maias originais, usados, e muito antigos.

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

Além das barraquinhas, prepare-se para encontrar os ambulantes e as crianças… Os ambulantes fazem fila e chegam a desconcentrar. As crianças, por usa vez, já aprenderam a fazer chantagem emocional, insistem e fazem caras de “por favor!” … Eu, confesso, caí no jogo e ajudei – e com prazer. Só que o número é grande, não dá para atender a todos os pedidos…

Feira de Chichicastenango Guatemala

E, olha, que eu nem fui para comprar. Queria mesmo observar e ver de perto esse local que tanto me fascinava.  Mas, obvio, acabei fazendo umas comprinhas… irresistível! Os preços já são bem razoáveis, mas ainda assim negocie muito cada item! Comece com menos da metade do preço… porque realmente o preço final cai muito. Barganhe! Atenção a alguns tecidos tingidos pois alguns perdem a cor na primeira lavagem.

Feira de Chichicastenango Guatemala

Ah bom falar que a feira de Chichicastenango não é só artesanato, tem uma grande parte que vende frutas, verduras, flores, e é claro, muitas tortilhas de milho!

Feira de Chichicastenango Guatemala

Dali vale uma esticadinha para visitar o cemitério de Chichi, super colorido também. Isso porque eles acreditam que ali á vida é eterna! Passamos também por uma antiga fabrica de máscaras e por fim almoçarmos em um dos restaurantes locais.

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

Igreja de São Tomás em Chichicastenango

Chichicastenango comemora a festa de seu padroeiro São Tomás durante a semana de 13 e 21 de dezembro, que é a maior celebração regional. Nós chegamos apenas 3 dias atrasadas infelizmente…

Feira de Chichicastenango Guatemala

Feira de Chichicastenango Guatemala

Ainda deu para ver nas escadarias uma pequena cerimonia do incenso utilizado nos antigos rituais maias e as senhoras rezando na igreja e portais da Igreja de Santo Tomás e na capela do Calvário. Soube que essa grande festa das montanhas tem muitos desfiles, danças e procissões. Eles dançam por 5 dias inteiros (das 4 horas da manhã às 10hs da noite) para pagar penitências. 

Feira de Chichicastenango Guatemala

 

Feira de Chichicastenango Guatemala

Como chegar em Chichicastenango

Localizada a 140 quilômetros da Cidade da Guatemala, Chichi fica localizada a mais de 2 mil metros de altitude. A viagem até lá sobe um espiral pela montanha, quando dá para observar as senhoras e crianças à beira da estrada aguardando doações.

Nos dias da feira há boa oferta de vans partindo de Antígua e da cidade da Guatemala. Muitos tours que levam à feira de Chichicastenango, conjugam também uma rápida visita ao lago Atitlán, já que Panajachel está há mais ou menos 1 hora de Chichi.

Feira de Chichicastenango Guatemala

Nós decidimos pagar um tour privado (que custou US$ 150 para 2 pessoas) para ter maior flexibilidade e conforto num tour de quase 9h. De Antígua levamos aproximadamente 3 horas para chegar, ficamos lá por mais ou menos + umas 3 horas (entre feira e almoço) e depois + 3 horas de retorno. Pensando assim não foi tão caro, né? Não pense no preço, imagina a experiencia.

Por lá circule a pé e para regressar se estiver cansado (ou com muitas sacolas) pode pegar pegar um tuk-tuk. 

Gostou?! Tem muito mais a contar aqui no blog sobre essa viagem.

Um beijo e até o próximo post,

Flavia Ribeiro

 

 

 

Você vai gostar de...

Dicas de Óbidos, a vila medieval de Portugal Super fotogênica e bem cuidada, Óbidos tem muita história pra contar. Ainda preserva ares de cidade medieval com casario e monumentos muito bem conser...
O que fazer em Lisboa em 2 dias, Portugal Confesso que demorei um pouco para conhecer Portugal. E quando fui finalmente me encantei! Como já devia ter conhecido a terrinha antes! Nesse post aq...
Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai Romântica, cheia de ruelas de pedras com casas antigas e lamparinas nas paredes, Colônia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai. Por conserv...
Tikal, patrimônio cultural e natural Estando na Guatemala não deixe de conhecer o Parque Nacional Tikal, onde estão as ruínas mais importantes da civilização Maia. O parque está inserido ...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *