Antígua Guatemala

Antígua Guatemala, uma jóia colonial

Antígua é possivelmente a cidade histórica mais linda de toda a Guatemala, um lugar que você precisa destinar um par de dias para curtir. Com arquitetura colonial bem preservada, Antígua foi declarada Patrimônio Mundial pela Unesco em 1979, e é descrita como “uma jóia da arquitetura colonial”. Lembra um pouco Cartagena, na Colômbia, por conta da arquitetura. As ruas são de paralelepípedos, há muitas casas restauradas, igrejas em ruínas, bons hotéis e restaurantes. Ah! Antígua Guatemala é sempre listada como um dos dez melhores destinos de casamento do mundo!

Além de tudo, ainda tem uma beleza natural incomparável… Cercada por 3 vulcões, Acatenango, Fuego e o vulcão Água que está bem perto e pode ser visto de qualquer ponto da cidade.

Antígua Guatemala

História de Antígua

Antígua foi fundada em 1543, e logo se tornou uma das cidades mais importantes da Mesoamérica. Escolhida como a Capital do Reino, dominava os territórios da atual Guatemala, El Salvador, Honduras , Nicarágua e Costa Rica. Seu nome mais parecia uma frase… “Muito Nobre e Muito Leal Cidade de Santiago dos Cavaleiros da Guatemala”. Ahaha Isso mesmo! Depois reduziram o nome para “Santiago dos Cavaleiros da Guatemala”.

Mas uma série de terremotos causaram muitos danos aos seus edifícios, até que a capital foi transferida para a Cidade da Guatemala, ainda atual capital do país. E assim passou a ser chamada de La Antígua Guatemala.

Antígua Guatemala

Antígua Guatemala

Os habitantes que permaneceram na “cidade velha” foram, pouco a pouco, recuperando a beleza da arquitetura local até que La Antígua Guatemala foi declarada Monumento Nacional em 1944. Vinte e um anos depois, em 1965 foi declarada Cidade do Monumento da América pela VIII Assembléia Geral do Instituto Panamericano de Geografia e História. E em 1979, a Cidade Colonial foi declarada Patrimônio Mundial Cultural e Natural da UNESCO, tornando-se perante os olhos do mundo um tesouro reconhecido da humanidade.

Antígua Guatemala

Como chegar à Antígua Guatemala

Antígua fica localizada a menos de 50 quilômetros ao sul da capital Guatemala. Chegando no aeroporto La Aurora é fácil conseguir um taxi (US$ 40) ou até mesmo uma van (US$10), que em menos de a apenas 1h de carro de Guatemala City.

+ Dei mais dicas de translados pela Guatemala nesse post aqui.

Antígua Guatemala

Quanto tempo ficar

Fiquei 3 dias e foi suficiente para explorar bem e ainda deu para tirar um dia de bate-volta à feira de Chichicastenango e outro para fazer o trekking do vulcão Pacaya.

+ Veja mais sobre o trekking ao vulcão nesse post aqui.

Antígua Guatemala

Antígua Guatemala

Onde ficar em Antígua Guatemala

Antígua Guatemala oferece muitas opções de hospedagem, para todos os orçamentos, que atendem aos viajantes econômicos e aqueles que gostam de serviços exclusivos.

Me hospedei no lindo El Convento Boutique Hotel que faz parte de uma rede que eu adoro o “Small Luxury Hotels Of The World”. Vou contar mais sobre essa experiência num próximo post, ok?

Hotel El Convento Boutique Antígua Guatemala

Por se tratar de uma cidade muito procurada é bom fazer sua reserva com antecedência. E olha, faz aqui pelo blog na caixa do Booking.com na home do site. Você paga o mesmo preço e eu ganho uma pequena comissão que ajuda na manutenção do blog. 😊

Booking.com

Quando ir à Antígua Guatemala

A temporada seca vai de novembro a abril, e a temporada chuvosa de maio a outubro. Fui em Dezembro e peguei dias lindos, com a paisagem do vulcão aberta durante as manhãs, embora no final da tarde acumulassem mais nuvens. Mas nada de chuva. A noite o clima é bastante fresco, vale a pena levar um casaquinho!

Parece que a Páscoa é a época mais lotada. A cidade fica repleta de procissões, muitas ruas fechadas, e há a montagem daqueles coloridos tapetes de serragem. Deve ser lindo!

Antígua Guatemala

Antígua Guatemala

O que fazer em Antígua Guatemala

O mais legal de Antígua Guatemala é perder-se entre suas ruelas de pedra no centro histórico. Observe a graça das casinhas coloridas, pare nas lojinhas de artesanato, tome um café (ou um vinho), e aproveite para visitar um museu ou uma galeria de arte. Curta Antígua com calma, que ela merece.

Antígua Guatemala

O ponto de partida é o Arco de Santa Catarina que fica em uma rua para pedestres e tem a vista para o vulcão Água.

Passe pela praça central, onde tem o Palacio del Ayuntamiento, Museo Santiago e Museo del Libro Antigo. Visite também a Igreja e museu das Capuchinhas. Existem pelo menos uns 15 museus e outras tantas galerias de arte, como o Museu de Arte Colonial, Santiago de Los Caballeros, Arte Precolombiana.

Saia para fotografar portas, janelas, e vulcões logo de manhã para pegar a luz boa.

Antígua Guatemala

Antígua Guatemala

Procure pelo Mirante Cerro de la Cruz, que oferece uma vista panorâmica espetacular da cidade e do vale de Panchoy.

+ Veja todo o meu roteiro pela Guatemala e Belize aqui

+ Outros posts da Guatemala aqui

Um beijo e uma ótima viagem para você!

Flavia Ribeiro

Você vai gostar de...

Mitologia Egípcia, O antigo Egito O Egito Antigo era repleto de crenças, mitos e simbolismos. Descubra neste artigo histórias sobre a mitologia egípcia. Como politeístas, os egípcios a...
Dicas de Colonia del Sacramento, Uruguai Romântica, cheia de ruelas de pedras com casas antigas e lamparinas nas paredes, Colônia del Sacramento é a cidade mais antiga do Uruguai. Por conserv...
Onde ficar em Antígua Guatemala Se você vai à Guatemala, provavelmente vai passar por Antígua, uma cidadezinha linda que não pode faltar no seu roteiro. Nesse post vou dar minha dica...
Tikal, patrimônio cultural e natural Estando na Guatemala não deixe de conhecer o Parque Nacional Tikal, onde estão as ruínas mais importantes da civilização Maia. O parque está inserido ...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *