Visita obrigatória em Jaipur, o Amber Fort (ou Amer Fort) é um dos 38 Patrimônios Mundiais da Índia reconhecidos pela UNESCO. Imperdível. Entrar no forte é como viajar no tempo!

Foi construído em 1592 e fica localizado em Amber, a cidade que foi a antiga capital do Rajastão. Fica bem pertinho de Jaipur, a apenas 11km de distância, no alto de uma colina e aos pés do belo lago Maota.

Amber Fort Jaipur

O forte é enorme e tem vários palácios, templos, pátios e jardins. Foi usado como residência dos marajás Rajput por um longo período. Pra ter uma ideia da grandiosidade, a sua muralha é a terceira maior do mundo, depois de Kumbhalgarh e da Grande Muralha da China.

Amber Fort Jaipur

Sua fachada foi toda construída em arenito amarelo e mármore branco e a arquitetura combina os estilos hindu e muçulmano. É composto por quatro seções, cada um com seu próprio portão e pátio. O primeiro portão chama-se “Suraj Pol”, que significa Portão do Sol, porque está voltado para o nascer do sol. É por ele que passam os elefantes. Ele dá entrada para o primeiro pátio que se chama Jalebi Chowk, lugar onde os soldados se reuniam e comemoravam suas vitórias.

Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur

O segundo pátio é caracterizado pelo salão Diwan-i-Am, com galerias de treliça, e pelo portão Ganesh Pol, que é a entrada para as áreas privadas do forte. Os afrescos desta entrada são lindos e com forte influência indiana. Há vários do Ganesha, que é o deus do intelecto, da sabedoria e da fortuna para o hinduísmo e a ciência védica. Aprendi que uma imagem do Ganesha deve ficar sempre perto da porta de entrada para atrair sucesso e prosperidade.

Ganesha pol
Ganesha pol
ganesha pol

Há um pequeno templo da deusa Sila Devi, com enormes portas de prata. Repare nas janelas incrivelmente talhadas. Observe os tetos trabalhados e os arcos cheios de detalhes.

Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur

Outro lugar incrível é o Sheesh Mahal, ou Palácio de Espelhos, um prédio inteiramente coberto por pequenos espelhos, resultado de uma suntuosa obra de arte. Era ali que o rei se encontrava com seus ministros ou convidados reais.

Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur

Caminhe até o salão da audiência pública onde o rei escutava queixas públicas no Amber Fort.

Amber Fort Jaipur
Amber Fort Jaipur

Você precisa de pelo menos 2 a 3 horas para ver apenas o forte. Se for visitar o Museu Anokhi vai precisar de mais duas horas, pelo menos. Acho importante ter o acompanhamento de um guia. O Khan nos indicou um ótimo, mas se preferir o forte tem audio guide, disponível no balcão de ingressos.

Amber Fort Jaipur

Para chegar no forte você têm três opções: de carro (muito trânsito), a pé ou de montado num elefante. Não recomendo a última opção de maneira nenhuma. Ver os elefantes subindo no calor sem uma sombra à vista é uma experiência perturbadora. Por mais que o elefante seja um ser social, calmo e gentil, e tenha sido ‘domesticado’, ainda assim ele é um animal selvagem. Saiba que os cuidadores podem ser agressivos com os elefantes, usando a tortura para provocar medo e dor e fazê-los obedecer. Escrevi um artigo sobre as ações que estão sendo tomadas para proibir o uso de elefantes no Amber Fort. Clique aqui.

Amber Fort Jaipur

Se tiver com tempo de sobra pode conhecer o Forte de Nahargarh, que tem uma das melhores vistas de Jaipur.

Continue lendo sobre a Índia e Jaipur:

+ Roteiro de 7 dias pela Índia

+ Tudo, aboslutamente tudo, sobre Jaipur

+ Agra e o Taj Mahal

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *