Floripa oferece muitas opções de passeios em meio a natureza, belas praias e muitas trilhas. A trilha da Lagoinha do Leste na minha opinião é a mais bonita da ilha. A praia é uma área preservada por leis ambientais desde 1992 e, portanto, ainda permanece selvagem. Chegar lá só é possível por trilhas ou de barco. Nesse artigo conto tudo sobre a trilha da Lagoinha do Leste. Bora conferir?

A Praia Lagoinha do Leste
A praia leve o nome de Lagoinha do Leste por conta da lagoa que fica na ponta esquerda. Com água transparente, e temperatura mais quente que a água do mar, é ótima para um banho ou uma remada de stand up paddle.
Com mais de 1200 metros de extensão, a Lagoinha do Leste é muito frequentada por surfistas por conta das boas ondas, embora sempre tenha visto o mar bem agitado.

No caminho é fácil cruzar com trilheiros chegando com barracas no final do dia para passar a noite ali em meio à natureza selvagem. Não tenho certeza se acampar ali é permitido. Melhor certificar-se disso antes de ir.
A trilha da Lagoinha do Leste
Como falei, só é possível chegar na praia através das trilhas ou pelo mar de barco. Por terra existem dois caminhos: pelo Pântano do Sul ou por Matadeiro, considerado o mais bonito, porem bem longo. Já experimentei as duas formas. Curti muito mais ter começado a trilha por Matadeiro e, na volta, quando estávamos mais cansados, fazer a trilha do Pântano do Sul. Assim você não tem que repetir o mesmo caminho ida e volta.

A distância do Matadeiro até a Lagoinha do Leste são 4.300 metros, vencidos em aproximadamente 3 horas. Depois tem 1200 m de extensão da praia. E a etapa final, pelo Pântano do Sul, com mais 2300 metros e 1h30. Prepare-se para andar o dia todo e chegar quebrado! O nível de dificuldade pode ser considerado médio a difícil.

Trilha pelo Matadeiro
Como o local de entrada era diferente da saída, deixei o carro alugado no Pântano do Sul e peguei um Uber até a Praia da Armação. Assim o carro já estaria perto do ponto final no final do dia.

Logo atrás da Igreja, tem uma rua que ao final tem uma pontinha. Atravessamos essa ponte e fizemos uma pequena trilha até a Praia do Matadeiro. Ao final da praia, no canto direito, está o início da trilha da Lagoinha do Leste. O início tem algumas placas e algumas poucas casas. A maior parte é preciso seguir o caminho demarcado no chão, sem sinalização. Não é difícil, as algumas pessoas indicam fazer essa trilha com a ajuda de um guia. Mas nós fizemos sozinhas, fomos perguntando sempre que encontrávamos alguém e tudo deu certo.

Como falei chegar na Lagoinha do Leste pelo Matadeiro é mais demorado porem mais bonito. Levamos aproximadamente 3h nesse primeiro trecho, com várias paradas para fotos. No início tem algumas subidas íngremes com mata fechada e vegetação espinhosa.

Quando chegar no topo, mais ou menos no meio caminho, você vai começar a costear o morro e não há mais mata fechada. Começará a parte com vegetação rasteira, e você ficará exposto ao sol dali em diante. Fique atento que o costão tem pedras grandes e escorregadias. Em compensação, o visual é lindo de morrer.

O momento que se avista a praia da Lagoinha é emocionante. Um verdadeiro paraíso. Todo o esforço físico é muito bem recompensado com a paisagem. Bom local para sacar fotos e fazer um lanche para repor a energia.
Morro da Coroa
Vale muito à pena subir no Morro da Coroa que canto direito da Lagoinha do Leste. É preciso disposição porque a subida é bem íngreme! É quase uma escalada, em que muitas vezes é preciso usar as mãos para conseguir subir. A subida leva em torno de 1 hora. Mas vale heim!! Tem uma passagem dali do morro que corta caminho na volta para o Pântano do Sul.

Trilha Pântano do Sul
A trilha do Pântano do Sul leva em torno de 1h a 1h30. É menor, mas bem mais íngreme, exigindo as últimas doses de disposição. Bem demarcada, sem risco de errar, a trilha é em sua maior parte de mata fechada, ajudando a reduzir o calor.
Para quem quer começar por ela procure pela rua Manoel Pedro de Oliveira, transversal a rua principal. A trilha fica na metade da rua e tem sinalização. Neste percurso não há muita paisagem para admirar.

No final comemore no Bar do Arante, que fica na esquina da rua principal com a praia do Pântano do Sul. E deixe um recadinho pendurado lá!

Últimas dicas
• Não esqueça de levar muita disposição para encarar a trilha da Lagoinha do Leste. São mais de 5h de trilhas! É importante estar com bom preparo físico
• Leve bastante água, frutas e um lanche. Não há bares ou qualquer estrutura nesta área de preservação.
• Use roupas leves (leve roupa de banho) e sapatos confortáveis, preferencialmente botas de trilhas.

• Não esqueça boné, protetor solar e repelente. Por via das dúvidas leve uma lanterna pequena (com pilhas novas). Não esqueça toalha e câmera fotográfica.
• Muito importante: leve seu lixo embora. E procure fazer as trilhas sempre acompanhado.

Espero que tenham gostado das minhas dicas sobre a trilha da Lagoinha do Leste em Floripa. Qualquer duvida só deixar um comentário abaixo que eu respondo.
+ Clica aqui para ver dicas do Costão do Santinho em Floripa
Obrigada pela visita, volte sempre! 😉
