Trilha Lagoinha do Leste

Floripa oferece muitas opções de passeios em meio a natureza, belas praias e muitas trilhas. A trilha da Lagoinha do Leste na minha opinião é a mais bonita da ilha. A praia é uma área preservada por leis ambientais desde 1992 e, portanto, ainda permanece selvagem. Chegar lá só é possível por trilhas ou de barco. Nesse artigo conto tudo sobre a trilha da Lagoinha do Leste. Bora conferir?

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

A Praia Lagoinha do Leste

A praia leve o nome de Lagoinha do Leste por conta da lagoa que fica na ponta esquerda. Com água transparente, e temperatura mais quente que a água do mar, é ótima para um banho ou uma remada de stand up paddle.

Com mais de 1200 metros de extensão, a Lagoinha do Leste é muito frequentada por surfistas por conta das boas ondas, embora sempre tenha visto o mar bem agitado.

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

No caminho é fácil cruzar com trilheiros chegando com barracas no final do dia para passar a noite ali em meio à natureza selvagem. Não tenho certeza se acampar ali é permitido. Melhor certificar-se disso antes de ir.

A trilha da Lagoinha do Leste

Como falei, só é possível chegar na praia através das trilhas ou pelo mar de barco. Por terra existem dois caminhos: pelo Pântano do Sul ou por Matadeiro, considerado o mais bonito, porem bem longo. Já experimentei as duas formas. Curti muito mais ter começado a trilha por Matadeiro e, na volta, quando estávamos mais cansados, fazer a trilha do Pântano do Sul. Assim você não tem que repetir o mesmo caminho ida e volta.

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

A distância do Matadeiro até a Lagoinha do Leste são 4.300 metros, vencidos em aproximadamente 3 horas. Depois tem 1200 m de extensão da praia. E a etapa final, pelo Pântano do Sul, com mais 2300 metros e 1h30. Prepare-se para andar o dia todo e chegar quebrado! O nível de dificuldade pode ser considerado médio a difícil.

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

Trilha pelo Matadeiro

Como o local de entrada era diferente da saída, deixei o carro alugado no Pântano do Sul e peguei um Uber até a Praia da Armação. Assim o carro já estaria perto do ponto final no final do dia.

Matadeiro

Logo atrás da Igreja, tem uma rua que ao final tem uma pontinha. Atravessamos essa ponte e fizemos uma pequena trilha até a Praia do Matadeiro. Ao final da praia, no canto direito, está o início da trilha da Lagoinha do Leste. O início tem algumas placas e algumas poucas casas. A maior parte é preciso seguir o caminho demarcado no chão, sem sinalização. Não é difícil, as algumas pessoas indicam fazer essa trilha com a ajuda de um guia. Mas nós fizemos sozinhas, fomos perguntando sempre que encontrávamos alguém e tudo deu certo.

Matadeiro

Como falei chegar na Lagoinha do Leste pelo Matadeiro é mais demorado porem mais bonito. Levamos aproximadamente 3h nesse primeiro trecho, com várias paradas para fotos. No início tem algumas subidas íngremes com mata fechada e vegetação espinhosa.

Matadeiro

Quando chegar no topo, mais ou menos no meio caminho, você vai começar a costear o morro e não há mais mata fechada. Começará a parte com vegetação rasteira, e você ficará exposto ao sol dali em diante. Fique atento que o costão tem pedras grandes e escorregadias. Em compensação, o visual é lindo de morrer.

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

O momento que se avista a praia da Lagoinha é emocionante. Um verdadeiro paraíso. Todo o esforço físico é muito bem recompensado com a paisagem. Bom local para sacar fotos e fazer um lanche para repor a energia.

Morro da Coroa

Vale muito à pena subir no Morro da Coroa que canto direito da Lagoinha do Leste. É preciso disposição porque a subida é bem íngreme! É quase uma escalada, em que muitas vezes é preciso usar as mãos para conseguir subir. A subida leva em torno de 1 hora. Mas vale heim!! Tem uma passagem dali do morro que corta caminho na volta para o Pântano do Sul.

Morro da Coroa

Trilha Pântano do Sul

A trilha do Pântano do Sul leva em torno de 1h a 1h30. É menor, mas bem mais íngreme, exigindo as últimas doses de disposição. Bem demarcada, sem risco de errar, a trilha é em sua maior parte de mata fechada, ajudando a reduzir o calor.

Para quem quer começar por ela procure pela rua Manoel Pedro de Oliveira, transversal a rua principal. A trilha fica na metade da rua e tem sinalização. Neste percurso não há muita paisagem para admirar.

Trilha da Lagoinha do Leste Floripa

No final comemore no Bar do Arante, que fica na esquina da rua principal com a praia do Pântano do Sul. E deixe um recadinho pendurado lá!

Bar do Arante Floripa

Últimas dicas

Não esqueça de levar muita disposição para encarar a trilha da Lagoinha do Leste. São mais de 5h de trilhas! É importante estar com bom preparo físico
Leve bastante água, frutas e um lanche. Não há bares ou qualquer estrutura nesta área de preservação.
Use roupas leves (leve roupa de banho) e sapatos confortáveis, preferencialmente botas de trilhas.

Bar do Arante Floripa

Não esqueça boné, protetor solar e repelente. Por via das dúvidas leve uma lanterna pequena (com pilhas novas). Não esqueça toalha e câmera fotográfica.
Muito importante: leve seu lixo embora. E procure fazer as trilhas sempre acompanhado.

Trilha Floripa

Espero que tenham gostado das minhas dicas sobre a trilha da Lagoinha do Leste em Floripa. Qualquer duvida só deixar um comentário abaixo que eu respondo.

+ Clica aqui para ver dicas do Costão do Santinho em Floripa

Obrigada pela visita, volte sempre! 😉

Flávia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *