Noronha é conhecida pela beleza de suas praias, mas não podemos deixar de falar sobre suas trilhas que também encantam seus visitantes. Não deixe a ilha sem fazer ao menos uma trilha, e se puder agende logo a Atalaia que é a mais famosa e concorrida. É lá que está o aquário natural mais lindo ilha, um verdadeiro berçário da vida marinha do arquipélago.

A trilha da Atalaia está dividida em duas partes: Atalaia curta, uma caminhada leve de trinta minutos até as piscinas naturais, e Atalaia Longa, uma trilha de 6,2 km de extensão que vai costeando o litoral do mar de fora até a praia da Caieira. Ambas começam no PIC Atalaia que fica na Vila do Trinta (PIC = Posto de Informações e Controle).

A Trilha da Atalaia Curta

A trilha da Atalaia curta é uma caminhada bem demarcada de 1,5km que é feita em 30 minutos. Chegando na bifurcação, siga a trilha da direita até chegar na Praia do Atalaia onde está a piscina natural. Não tem nenhuma dificuldade e pode ser feita por crianças e idosos, sem necessidade de guia.

A piscina natural fica de frente para a Pedra do Frade, que leva esse nome por assemelhar-se a um frade sentado. O mergulho de snorkel dura apenas 30 minutos, fiscalizado por um funcionário do ICMBio que fica controlando a entrada e saída de cada grupo e orienta quanto à preservação do local.

Foi sem dúvida, a água mais cristalina que vimos em Noronha. A areia é muito clara e com profundidade bem rasa que gera uma visibilidade incrível. Ali vivem muitas espécies diferentes de peixes, pequenos tubarões, polvos e moreias. Vai se sentir realmente num aquário!

Reserve aproximadamente 2 horas para a trilha da Atalaia Curta. Você precisará chegar 30 minutos antes do horário ao PIC para alugar o colete flutuador que é obrigatório. Se você não tiver máscara e snorkel também pode alugar ali. Acho que eles alugam câmeras a prova água ali também. Depois de ter resolvido o equipamento você vai gastar mais 1,5h em 30 minutos de ida + 30 minutos na piscina natural + 30 minutos de volta.

Regras de conduta

É um ambiente muito frágil e de grande riqueza natural. É importante que os visitantes tenham uma conduta consciente e siga as regras do parque:

  • Não pode passar protetor solar ou repelente antes de cair na piscina da Atalaia (pode usar camiseta com proteção UV)
  • É proibido tocar o fundo, por isso a obrigatoriedade do colete flutuador.
  • Não pode usar nadadeiras ou haste de câmera longa (pau de selfie). Suporte curto é permitido.
  • Não pode tocar ou perseguir os animais
  • Não pode coletar materiais no ambiente natural
  • Leve água e um lanche pois não há nenhuma estrutura na praia.
  • Não jogue lixo na trilha, praia ou piscina

A Trilha da Atalaia Longa

A trilha da Atalaia Longa só pode ser feita com guia credenciado que custou R$ 150,00 por pessoa em out/20. Essa trilha inclui todo o trajeto da outra curta, incluindo o mergulho na piscina da Atalaia, e depois continua sobre as falésias com paradas em outras 2 piscinas naturais.

São ao todo 6 km de trilha, com duração aproximada de 4,5 horas. O nível de dificuldade é alto, precisa ir de tênis ou bota de trilha, principalmente por conta do trecho sob pedras.

A primeira parte inclui uma caminhada por cima das falésias que tem uma vegetação rasteira. É tudo muito lindo, as piscinas naturais, o azul profundo do mar de fora e os paredões de rochas vulcânicas.

Depois da Piscina da Pontinha começa a parte mais difícil até a ponta das Caieiras. São 1,8km caminhando em cima de pedras vulcânicas, parte que requer muita atenção e equilíbrio porque existem muitas pedras soltas.

Antes da última parte ainda mergulhamos na terceira piscina natural e finalizamos com mais uma caminhada sob as pedras até o ponto final da trilha que é a Praia das Caieiras.

Cheguei bem cansada por volta das 15:30h, mas feliz por ter concluído todo esse percurso tão bonito. Aproveitamos para curtir o final da tarde na praia do Porto e comer algo no restaurante do Mergulhão.

Sobre o agendamento

Todas as trilhas que estão localizadas na área do Parque Nacional Marinho só podem ser visitadas com o pagamento do ingresso do parque nacional que custa R$ 111 e vale por 10 dias. Atualmente (no momento pós -covid) só estão vendendo online. Você vai emitir um voucher e trocar pela carteirinha na sede do ICMBio onde também se faz o agendamento das trilhas.

A sede do ICMBio fica em frente ao Projeto Tamar na Vila do Boldró. As vagas são limitadas e por isso a dica é reservar logo no primeiro dia que você chegar à ilha. O agendamento só poderá ser feito exclusivamente pelo próprio e é feito por ordem de chegada através dos três totens de autoatendimento.

Se a sua trilha precisa de guia condutor e você ainda não fechou, não tem problema. Pode fazer o agendamento antes e contratar o guia depois. Na sede do ICMBio mesmo ficam vários na porta.

O que levar?

  • Protetor solar para depois da Atalaia
  • Óculos escuro
  • Tênis ou bota de trilha
  • Água e um lanche leve
  • Roupa de banho

Espero que tenham curtido minhas dicas sobre a trilha da Atalaia longa e curta. Caso tenham dúvidas, envie um comentário aqui abaixo que terei prazer em responder.

Quer mais dicas sobre Noronha?

+ Roteiro das mais lindas praias de Noronha

+ Onde ficar em Noronha

+ Protocolos de viagem pós-Covid

+ Scuba diving em Noronha

Obrigada pela visita, volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *