Localizado no município de Domingos Martins, a Rota do Lagarto é um dos pontos turísticos mais famosos do Espírito Santo na região das Montanhas Capixabas. De lá é possível ver a Pedra Azul que é uma rocha de 1822m formada de granito e gnaisse que pode mudar de cor 36 vezes por dia! A pedra é na maior parte do tempo da cor cinza azulada, mas, dependendo da incidência da luz solar sobre seus líquens, ela pode aparecer amarela, alaranjada e até verde!

Pedra Azul e a Rota do Lagarto

O clima ameno e o contato com as montanhas, o charme das pousadas e dos restaurantes fazem de Pedra Azul um lugar muito especial. Aconselho ficar no mínimo 3 dias para curtir e aproveitar tudo.

Pedra Azul e a Rota do Lagarto

Como chegar em Pedra Azul

A melhor forma de chegar lá é de carro. Se vier de avião pouse em Vitória, capital do Espírito Santo e alugue um carro para poder explorar a região com calma. Recomendo usar o site Rentcars que é uma plataforma que faz a cotação em várias locadoras e te mostra as melhores opções. Clique aqui para fazer sua cotação.

De Vitória dirija por aprox 100 km pela BR 262 até o distrito de Aracê, que pertence a cidade de Domingos Martins. Dali você já vai estar bem pertinho de Pedra Azul.

Quando ir a Pedra Azul

Não é à toa que Pedra Azul é um dos destinos mais procurados no Espírito Santo durante o inverno, a alta temporada na região, mas saiba que pode ser visitado durante o ano todo (média anual em torno de 22°C). Nós fomos em Julho e pegamos um friozinho gostoso. A mínima à noite foi de 11.6°C.

O mês mais chuvoso é dezembro e o mais seco é agosto. Entre julho e agosto, as cerejeiras de Pedra Azul brotam e deixam a região ainda mais linda. Imagino como dever ser a primavera…

Pousada Rabo do Lagarto

Prefira ir à Pedra Azul de quinta a domingo, quando todos os estabelecimentos estão abertos. Dentro da Rota do Lagarto, por exemplo, muitos lugares só funcionam aos finais de semana. O Parque Estadual fecha às segundas-feiras.

Pousada Rabo do Lagarto

Fui com uma amiga e ficamos hospedadas na Pousada Rabo do Lagarto, que é incrível, amamos demais. A pousada tem, sem dúvida, a melhor vista da Pedra Azul, fica bem de frente. Passamos a maior do tempo contemplando esse visual incrível.

Pousada Rabo do Lagarto
Pousada Rabo do Lagarto

Além disso, a Pousada Rabo do Lagarto tem uma decoração linda, cheia de detalhes e um café da manhã sensacional!

Pousada Rabo do Lagarto

Foi tão bom que resolvi escrever um artigo exclusivo da minha experiência, contando todos os detalhes da hospedagem. Em breve vou publicá-lo.

Dicas do que fazer em Pedra Azul

O melhor para fazer na região é mesmo curtir o charme das pousadas, cafés e restaurantes da Rota do Lagarto.

A Rota do Lagarto

Na verdade a “Rota do Lagarto” é uma estradinha linda e muito bem cuidada com percurso de mais ou menos 7 km de estrada pavimentada. Ela começa no km 89 da BR 262 e se estende até a Rodovia ES164.  São inúmeros restaurantes, pousadas, casas coloniais e muito verde.

Pousada Rabo do Lagarto

Em toda sua extensão você consegue ver a Pedra Azul, sempre de um ângulo diferente. Aliás, a pedra é também conhecida como “Pedra do Lagarto”, porque você vai reparar que tem um lagarto naturalmente esculpido na pedra. Coisa de Deus!

Pedra Azul

No início da Rota do Lagarto está a Casa do Turista, um local que você pode pegar outras informações, e a portaria do PEPAZ – Parque Estadual da Pedra Azul.

Casa do Turista Pedra Azul

Parque Estadual da Pedra Azul

O Parque Estadual da Pedra Azul preserva 1.240 hectares de mata atlântica, mas apenas 5% da sua área está aberto à visitação. Lá você pode contemplar mais de perto a Pedra Azul através de diversas trilhas, algumas autoguiadas e outras que precisam de agendamento prévio, uma vez que o número de visitantes é limitado. Agende aqui.

A mais famosa e procurada é a que leva até as piscinas naturais que ficam no ponto de junção entre a Pedra Azul e a Pedra das Flores.

Cavalgada Ecológica na Fjordland

Vá visitar também a Fjordland, um local muito agradável, melhor ainda se estiver com crianças. Ali é possível fazer uma cavalgada ecológica com cavalos noruegueses da raça Fjord.

Além disso, a Fjordland tem uma mini fazendinha, com horta, galinhas, playground e uma lojinha de artesanatos. A cafeteria tem vista privilegiada para a Pedra Azul e o café é preparado com grãos da produção local. A cerveja também é boa rs.

Fjordland

Cafeterias e Restaurantes

Seguindo a Rota do Lagarto você vai encontrar outros lugares charmosos como o Tuia Gastronomia e Arte, uma espécie de galeria de arte, com trabalhos de artistas locais e um espaço gastronômico com comidinhas deliciosas.

Restaurante Alecrim Pedra Azul

Ao lado tem a Delicatessen da Marietta, uma cafeteria deliciosa para tomar um café com bolo e levar algumas coisas gostosas pra casa. Vá conhecer também o Ateliê do Chocolate que tem uma produção pequena de chocolates artesanais, feitos com as amêndoas do cacau.

Dos restaurantes indico o Alecrim e o Don Due, ambos muito bons.

Restaurante Alecrim Pedra Azul

Espero que tenham gostado das minhas dicas para conhecer esse local especial que é a Rota do Lagarto e a Pedra Azul. Qualquer dúvida deixe um comentário aqui abaixo que terei prazer em ajudar.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Flavia Ribeiro Viagens

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *