mesquita hassan II casablanca

A Mesquita Hassan II foi o primeiro lugar que escolhi para visitar no meu roteiro pelo Marrocos. Ela é o cartão-postal de Casablanca e domina a paisagem da orla. Não é para menos, ela é a maior mesquita de todo o Marrocos e terceira maior do mundo também. Tudo ali impressiona, do tamanho à riqueza de detalhes na arquitetura.

mesquita Hassan II Casablanca
mesquita hassan II casablanca

Diferente de outras Mesquitas ao redor do mundo, a Hassan II foi arquitetada com formato inspirados em igrejas, sinagogas e até em templos hindus. Isso porque ela foi construída para unir e acolher todas as pessoas, de todas as religiões. Provavelmente por isso que ela é a única mesquita que aceita visitas de pessoas não muçulmanas no Marrocos.

Construção da mesquita Hassan II

A Mesquita Hassan II foi construída para homenagear Mohammed V, pai de Hassan II, antigo rei de Marrocos que reinou durante os anos de 1961 a 1999.

Sua característica mais marcante é a sua localização sobre as águas do Oceano Atlântico. Parte do piso do seu interior foi feito de vidro para que os fiéis possam se ajoelhar diretamente sobre o mar. Infelizmente nós não podemos visitar essa parte da mesquita que é para uso real.

mesquita hassan II casablanca

Considerada uma obra-prima da arquitetura árabe, a mesquita começou a ser construída em 1986 e só foi finalizado apenas em 1993. Foram mais de 800 milhões de dólares investido e mais de 35 mil operários, sendo 10 mil artesãos com incrível habilidade, trabalhando noite e dia para ergue-la. Quase todas as famílias marroquinas foram “convidadas” a doar alguma quantia para a obra.

mesquita Hassan II Casablanca

Arquitetura da mesquita Hassan II

Uma das curiosidades é o imponente minarete da mesquita, o mais alto do mundo com 210 metros de altura. Imagina que ele tem o tamanho equivalente de um prédio com aproximadamente 50 andares. Ele se assemelha com o minarete de “La Giralda” em Sevilha, hoje uma catedral católica.

mesquita Hassan II Casablanca

No seu exterior é possível caminhar por um enorme pátio cheio de fontes decoradas com mosaicos e azulejos. O interior abriga uma imensa sala de oração com 20 mil metros quadrados e capacidade para 25 mil fiéis. O teto de madeira se abre de forma que possam ver o céu e amenizar o calor. Foram usados materiais como mármore e granito que deu à mesquita um requinte de arquitetura clássica, apesar dela ter sido construída no final dos anos 90.

mesquita Hassan II Casablanca

No subsolo tem uma sala de purificação com 40 fontes de mármore para a lavagem de pés e mãos dos muçulmanos antes do início das orações. Há também local para banhos, uma escola onde praticam a leitura do Alcorão (madraça), uma biblioteca e um museu.

mesquita Hassan II Casablanca

Horário de visitação na Mesquita Hassan II

Como falei a mesquita Hassan II é a única mesquita que aceita visitas de pessoas não muçulmanas dentro do Marrocos. As visitas são sempre realizadas com guia em horários previamente reservados. Nós chegamos uns 20 minutos antes e conseguimos entrar no próximo grupo.

mesquita Hassan II Casablanca

As visitas guiadas em inglês e em espanhol acontecem várias vezes ao dia, em horários diferentes das orações. Nesses horários somente os muçulmanos podem entrar no templo.

Para obter preços e horários atualizados consulte o site da mesquita aqui (eu paguei MAD 120,00 que correspondia a aprox. 12 usd)

mesquita Hassan II Casablanca

A Mesquita Hassan II fica no Boulevard Sidi Mohammed Ben Abdallah. Do aeroporto à mesquita levamos aproximadamente 50 min.

Gostou do artigo sobre a mesquita Hassan II em Casablanca? Não deixe de conferir os outros posts sobre o roteiro de viagem ao Marrocos.

Continue lendo sobre o Marrocos:

+ Roteiro completo de 10 dias pelo Marrocos de carro

+ Conheça Chefchaouen, a cidade toda azul

+ Veja como foi dormir num acampamento no deserto de Sahara

+ Como é a comida no Marrocos

+ O que fazer em Marrakech

+ O que esperar da sua viagem à Fez

Obrigada pela visita e volte sempre!

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *