Conhecer a fauna endêmica de Galápagos era uma das minhas prioridades da viagem ao Equador, tanto que o primeiro passeio que escolhi fazer foi justamente à North Seymour Island, um paraíso que abriga uma das maiores colônias de aves marinhas e um dos mais importantes locais de reprodução delas em toda Galápagos. Ornitólogos de todos os lugares do mundo idolatram esse lugar, e sonham chegar lá pra observar sua espetacular e diversificada quantidade de aves. Já sentiu como começou minha viagem, né?!

Seymour Norte Galápagos
Seymour Norte Galápagos

Vivem lá os atobás de patas azuis, as grandes fragatas, lobos marinhos, iguanas, gaivotas, tartarugas marinhas gigantes e também cobras e escorpiões. Me fartei logo no primeiro passeio em Galápagos. Fui munida com câmera, objetiva, binóculos e amor. E foi suficiente.

Habitat da Ilha Seymour do Norte

A primeira impressão que tive foi que North Seymour não era tão bonita assim… Tinha olhado só para seu terreno extremamente árido e seco. Ledo engano minha gente, logo logo me encantei com o habitat perfeito para tantos pássaros incríveis, répteis desconcertantes e animais marinhos que sempre sonhei em ver de perto.

Seymour Norte Galápagos

Foi em Seymour Norte que vi pela primeira vez os icônicos atobás de patas azuis, além das magníficas fragatas, pelicanos e gaivotas. Imagina a emoção de ver de perto o ritual de acasalamento dos pássaros e admirar o mergulho perfeito das fragatas ao capturar suas presas na água. Além da oportunidade de testemunhar pessoalmente os mais íntimos comportamentos das côrtes das fragatas que se reproduzem e nidificam nessa ilha. Fascinante!

Seymour Norte Galápagos

Estivemos sempre na companhia de um guia naturalista. Com ele percorremos uma trilha de aproximadamente 2,5km, explorando tanto a região litorânea quanto o interior da ilha, passando pela floresta de cactos de palo santo e opuntias.

+ Clica aqui para ver mais curiosidades sobre os animais de Galápagos

Seymour Norte Galápagos

Seymour Norte é também um dos melhores locais para mergulho, com avistamentos frequentes dos tubarões endêmicos de Galápagos e os white rip sharks. Foi emoção total, quando voltávamos pro barco num zodiac boat, presenciar a dança de uma arraia-manta, toda exibida pro bote (vejam os destaques dos stories da viagem no meu Instagram).

Bom lembrar que todos os avistamentos de vida selvagem são imprevisíveis, e as atividades podem mudar por uma decisão do guia ou do Parque Nacional.

Geologia do Norte Seymour

A Isla Seymour Norte está ao norte de Baltra, que fica acima de Santa Cruz. É uma ilha desabitada que cobre uma área de aproximadamente 190 hectares, composta por vegetação rasteira, árida e cerrada.

Seymour Norte Galápagos

A Ilha não é um vulcão, é uma elevação tectônica de placas sísmicas sob o oceano. North Seymour foi formada por uma série de elevações de lava submarina junto com Baltra, também chamada de South Seymour, e a parte nordeste de Santa Cruz, resultando em planaltos planos.

Em termos de sua geologia, é o resultado da elevação da crosta terrestre abaixo do nível do mar. Imagine o fundo plano do mar sendo empurrado para cima e emergindo acima do mar. Lá a base marinha é tão evidente que conchas são encontradas por toda parte.

Como visitar North Seymour

Conheci Seymour Norte com a empresa Altamar que tem um dos melhores iates que fazem essa day trip. Se comprometem com os mais altos padrões de conforto e segurança, mas o que mais gostei foi saber que os donos, e todas as pessoas que trabalham no Yacht Altamar, são de Galápagos. O barco possui área social interna e externa, e acomoda somente 16 passageiros, que torna a experiência mais intima e pessoal.

Bacha Beach Galapagos

Seymour Norte fica a apenas uma hora de navegação do Canal de Itabaca, que dá perfeitamente para fazer um daytrip à partir de Puerto Ayora, na Ilha Santa. Se você está fazendo um roteiro Land based não deixe de incluir esse tour no seu roteiro. Essa ilha é tão fantástica que também é frequentemente visitada pelos Cruzeiros de Galápagos.

+ Veja nesse artigo aqui a diferença entre roteiros embarcados ou “land based”.

Os passeios incluem um guia certificado pelo Parque Nacional de Galápagos, que fala inglês e espanhol, inclui o almoço, lanches nos intervalos e equipamentos de snorkel. Não inclui refrigerantes e cervejas, que podem ser pagas à parte diretamente para o pessoal do barco. Não inclui também gorjetas para tripulação e guia, se você curtir o dia, não deixe de contribuir para a caixinha deles. Faz diferença!

Além da visita à Norte Seymour o tour inclui uma parada para nadar, mergulhar e ver os flamingos em Playa Las Bachas na Ilha Santa Cruz. Sempre conduzidas pelo guia naturalista.

Bacha Beach Galapagos

Como esse é um dos destinos turísticos mais concorridos do todo o arquipélago, é superimportante que reserve com bastante antecedência, principalmente se for alta temporada (meados de dezembro a fevereiro). Reservei com mais de 2 meses antes.  

Como é o day trip

Os passeios começam por volta de 7:30 da manhã, quando um ônibus da Altamar passa para pegar os aventureiros do dia em seus hotéis. Com o ônibus atravessamos a ilha de Santa Cruz até o Canal de Itabaca onde embarcamos num zodíaco (bote inflável) que nos levou até o Yacht Altamar, que estava ancorado um pouco mais longe.

Seymour Norte Galápagos

Ao desembarcar logo me deparei com vários lobos marinhos. Lindoss! O guia naturalista começou a dar o primeiro briefing da ilha e passar as instruções. Muito importante respeitar a distância mínima de 2 metros dos animais e permanecer na trilha para minimizar os impactos ao habitat. O guia nos informou que esses caminhos já existem há mais de 15 anos e, portanto, é preciso toda cautela e proteção. Fique de olho para não pisar em nenhum ninho. Respeite o espaço deles e siga sempre a trilha.

Começamos nossa caminhada de 2,5km por volta das 9:30 da manhã. O percurso levou em torno de 1,5 a 2 horas. Embora seja uma trilha muito fácil, toda plana, não deixe de usar um tênis ou bota de trilha. Chinelo não é recomendável. Não esqueça de levar uma garrafa de água e protetor solar, chapéu, óculos, câmera e se quiser um binoculo.

Seymour Norte Galápagos

Depois de admirar as maravilhas da ilha, retornamos ao yacht para navegar em direção à Bacha Beach na ilha de Santa Cruz. Antes de desembarcar na praia foi servido o almoço a bordo que foi preparado pelo chef do barco.

Desembarcamos na Praia de Bachas por volta das 13h, fizemos uma caminhada curta, e tivemos tempo para snorkel e relaxar nas areias e águas dessa praia lindíssima. Ficamos por ali por volta de 2 horas. Às 15:30 já estávamos retornando ao canal de Itabaca, que separa Baltra de Santa Cruz. Pegamos o ônibus de volta e por volta das 17hs já estava no hotel de volta, feliz da vida com o dia MA-RA-VIL-LHO-SO!!!!

Viagens Galápagos

Continue lendo sobre Equador e Galápagos:

Espero que tenham curtido muito conhecer Seymour Norte tanto quanto eu! Simplesmente imperdível. Não deixe de conferir os demais artigos de Galápagos e Equador aqui no blog. Tenho ainda muito o que contar!

+ Veja aqui curiosidades dos aninais de Galápagos

+ Descubra Cuenca, a cidade histórica mais linda do Equador

+ Explore aqui a Ilha de Bartolomé em Galápagos

Obs: Todas as fotos desse artigo foram tiradas por mim, portanto reservo o direito autoral proibindo o uso sem autorização.

Se tiver qualquer dúvida não deixe de perguntar, ficarei feliz em ajudar.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

4 comentários até agora!

    1. Olá Adriana, obrigada! Eu fui entre Dez passado e Janeiro/22. Maravilhoso!! Nao me recordo o preço exato agora mas você pode pegar atualizado diretamente com eles. Se tiver dificuldade, volta aqui, terei prazer em ajudar. Imperdivel!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.