Conhecer a fauna endêmica de Galápagos era uma das minhas prioridades da viagem ao Equador, tanto que o primeiro passeio que escolhi fazer foi justamente à North Seymour Island, um paraíso que abriga uma das maiores colônias de aves marinhas e um dos mais importantes locais de reprodução delas em toda Galápagos. Ornitólogos de todos os lugares do mundo idolatram esse lugar, e sonham chegar lá pra observar sua espetacular e diversificada quantidade de aves. Já sentiu como começou minha viagem, né?!


Vivem lá os atobás de patas azuis, as grandes fragatas, lobos marinhos, iguanas, gaivotas, tartarugas marinhas gigantes e também cobras e escorpiões. Me fartei logo no primeiro passeio em Galápagos. Fui munida com câmera, objetiva, binóculos e amor. E foi suficiente.

Habitat da Ilha Seymour do Norte
A primeira impressão que tive foi que North Seymour não era tão bonita assim… Tinha olhado só para seu terreno extremamente árido e seco. Ledo engano minha gente, logo logo me encantei com o habitat perfeito para tantos pássaros incríveis, répteis desconcertantes e animais marinhos que sempre sonhei em ver de perto.


Foi em Seymour Norte que vi pela primeira vez os icônicos atobás de patas azuis, além das magníficas fragatas, pelicanos e gaivotas. Imagina a emoção de ver de perto o ritual de acasalamento dos pássaros e admirar o mergulho perfeito das fragatas ao capturar suas presas na água. Além da oportunidade de testemunhar pessoalmente os mais íntimos comportamentos das côrtes das fragatas que se reproduzem e nidificam nessa ilha. Fascinante!

Estivemos sempre na companhia de um guia naturalista. Com ele percorremos uma trilha de aproximadamente 2,5km, explorando tanto a região litorânea quanto o interior da ilha, passando pela floresta de cactos de palo santo e opuntias.
+ Clica aqui para ver mais curiosidades sobre os animais de Galápagos

Seymour Norte é também um dos melhores locais para mergulho, com avistamentos frequentes dos tubarões endêmicos de Galápagos e os white rip sharks. Foi emoção total, quando voltávamos pro barco num zodiac boat, presenciar a dança de uma arraia-manta, toda exibida pro bote (vejam os destaques dos stories da viagem no meu Instagram).

Bom lembrar que todos os avistamentos de vida selvagem são imprevisíveis, e as atividades podem mudar por uma decisão do guia ou do Parque Nacional.

Geologia do Norte Seymour
A Isla Seymour Norte está ao norte de Baltra, que fica acima de Santa Cruz. É uma ilha desabitada que cobre uma área de aproximadamente 190 hectares, composta por vegetação rasteira, árida e cerrada.


A Ilha não é um vulcão, é uma elevação tectônica de placas sísmicas sob o oceano. North Seymour foi formada por uma série de elevações de lava submarina junto com Baltra, também chamada de South Seymour, e a parte nordeste de Santa Cruz, resultando em planaltos planos.


Em termos de sua geologia, é o resultado da elevação da crosta terrestre abaixo do nível do mar. Imagine o fundo plano do mar sendo empurrado para cima e emergindo acima do mar. Lá a base marinha é tão evidente que conchas são encontradas por toda parte.
Como visitar North Seymour
Conheci Seymour Norte com a empresa Altamar que tem um dos melhores iates que fazem essa day trip. Se comprometem com os mais altos padrões de conforto e segurança, mas o que mais gostei foi saber que os donos, e todas as pessoas que trabalham no Yacht Altamar, são de Galápagos. O barco possui área social interna e externa, e acomoda somente 16 passageiros, que torna a experiência mais intima e pessoal.


Seymour Norte fica a apenas uma hora de navegação do Canal de Itabaca, que dá perfeitamente para fazer um daytrip à partir de Puerto Ayora, na Ilha Santa. Se você está fazendo um roteiro Land based não deixe de incluir esse tour no seu roteiro. Essa ilha é tão fantástica que também é frequentemente visitada pelos Cruzeiros de Galápagos.
+ Veja nesse artigo aqui a diferença entre roteiros embarcados ou “land based”.
Os passeios incluem um guia certificado pelo Parque Nacional de Galápagos, que fala inglês e espanhol, inclui o almoço, lanches nos intervalos e equipamentos de snorkel. Não inclui refrigerantes e cervejas, que podem ser pagas à parte diretamente para o pessoal do barco. Não inclui também gorjetas para tripulação e guia, se você curtir o dia, não deixe de contribuir para a caixinha deles. Faz diferença!
Além da visita à Norte Seymour o tour inclui uma parada para nadar, mergulhar e ver os flamingos em Playa Las Bachas na Ilha Santa Cruz. Sempre conduzidas pelo guia naturalista.

Como esse é um dos destinos turísticos mais concorridos do todo o arquipélago, é superimportante que reserve com bastante antecedência, principalmente se for alta temporada (meados de dezembro a fevereiro). Reservei com mais de 2 meses antes.
Como é o day trip
Os passeios começam por volta de 7:30 da manhã, quando um ônibus da Altamar passa para pegar os aventureiros do dia em seus hotéis. Com o ônibus atravessamos a ilha de Santa Cruz até o Canal de Itabaca onde embarcamos num zodíaco (bote inflável) que nos levou até o Yacht Altamar, que estava ancorado um pouco mais longe.

Ao desembarcar logo me deparei com vários lobos marinhos. Lindoss! O guia naturalista começou a dar o primeiro briefing da ilha e passar as instruções. Muito importante respeitar a distância mínima de 2 metros dos animais e permanecer na trilha para minimizar os impactos ao habitat. O guia nos informou que esses caminhos já existem há mais de 15 anos e, portanto, é preciso toda cautela e proteção. Fique de olho para não pisar em nenhum ninho. Respeite o espaço deles e siga sempre a trilha.
Começamos nossa caminhada de 2,5km por volta das 9:30 da manhã. O percurso levou em torno de 1,5 a 2 horas. Embora seja uma trilha muito fácil, toda plana, não deixe de usar um tênis ou bota de trilha. Chinelo não é recomendável. Não esqueça de levar uma garrafa de água e protetor solar, chapéu, óculos, câmera e se quiser um binoculo.

Depois de admirar as maravilhas da ilha, retornamos ao yacht para navegar em direção à Bacha Beach na ilha de Santa Cruz. Antes de desembarcar na praia foi servido o almoço a bordo que foi preparado pelo chef do barco.
Desembarcamos na Praia de Bachas por volta das 13h, fizemos uma caminhada curta, e tivemos tempo para snorkel e relaxar nas areias e águas dessa praia lindíssima. Ficamos por ali por volta de 2 horas. Às 15:30 já estávamos retornando ao canal de Itabaca, que separa Baltra de Santa Cruz. Pegamos o ônibus de volta e por volta das 17hs já estava no hotel de volta, feliz da vida com o dia MA-RA-VIL-LHO-SO!!!!

Continue lendo sobre Equador e Galápagos:
Espero que tenham curtido muito conhecer Seymour Norte tanto quanto eu! Simplesmente imperdível. Não deixe de conferir os demais artigos de Galápagos e Equador aqui no blog. Tenho ainda muito o que contar!
+ Veja aqui curiosidades dos aninais de Galápagos
+ Descubra Cuenca, a cidade histórica mais linda do Equador
+ Explore aqui a Ilha de Bartolomé em Galápagos
Obs: Todas as fotos desse artigo foram tiradas por mim, portanto reservo o direito autoral proibindo o uso sem autorização.
Se tiver qualquer dúvida não deixe de perguntar, ficarei feliz em ajudar.
Obrigada pela visita e volte sempre!

Nooossaaaa estou adorando Galápagos … quantas informações sobre a fauna … muito interessante! Parabéns Flavia Ribeiro
Obrigadaaa! Amei a viagem, é um super destino!!
Olá Flávia, tudo bem?
Adorei seu relato! Quando você foi à Galápagos? Quanto pagou nesse passeio?
Olá Adriana, obrigada! Eu fui entre Dez passado e Janeiro/22. Maravilhoso!! Nao me recordo o preço exato agora mas você pode pegar atualizado diretamente com eles. Se tiver dificuldade, volta aqui, terei prazer em ajudar. Imperdivel!!