A linda Península de Snaefellsnes na Islândia

No nosso quarto dia de viagem pela Islândia fomos conhecer a Península de Snaefellsnes. Dizem que essa península é quase uma versão em miniatura da ilha porque tem um pouco de tudo. Geleiras como Snæfellsjökull, praias de areia preta, penhascos, montanhas espetaculares e crateras vulcânicas. Como destaques do dia tivemos a caminhada pelos penhascos da pequena vila de pescadores Arnarstapi, a antiga vila de pescadores Hellnar, subimos a cratera do vulcão Saxhóll até chegarmos até a icônica montanha de Kirkjufell.

Península de Snæfellsnes na Islândia

Península de Snæfellsnes na Islândia

Ficamos impressionados mais uma vez com as paisagens, uma pena que o tempo não estava tão bom nesse dia. É na Península de Snaefellsnes que está também a geleira e o poderoso vulcão Snæfellsjökull, onde começa a saga de Jules Verne na famosa obra de ficção científica “Viagem ao Centro da Terra” (“Journey to the Center of the Earth”).

Península de Snæfellsnes na Islândia

Como chegar à Península de Snaefellsnes

A Península de Snaefellsnes fica na parte oeste da Islândia a 180km da capital Reykjavik. Nós fomos com a Gateway to Iceland, agência que também fizemos todos os nossos demais tours e a qual recomendamos.

Península de Snæfellsnes na Islândia

Nossa viagem começou com a emoção de passar por um túnel subaquático de 6 km de comprimento, atravessando Hvalfjörður, o whale fiorde. Dali viajamos pela península com visuais lindíssimos. À esquerda visuais da beira-mar e à direita paisagens montanhosas cobertas de neve. Quanto completamos a volta pela Península de Snæfellsnes retornamos à Reykjavik, já no início da noite. Um tour que levou aprox. 12 horas.

Península de Snaefellsnes

A Igreja Negra de Budir

Nossa primeira parada foi na Black Church de Budir. Ela se tornou popular para fotógrafos porque é de uma arquitetura minimalista inserida na áspera natureza da Islândia. Muitos casais desejam se casar aqui. Repare que a cor preta faz um belo contraste com as montanhas nevadas ao fundo.

Península de Snæfellsnes na Islândia

Vila de pescadores Hellnar e Arnarstapi

Estas duas pequenas aldeias estão localizadas na parte sul da península de Snæfellsnes. Se tiver tempo, não perca a caminhada de 2,5 km que liga as duas aldeias. Fizemos uma outra caminhada ao longo da costa em Arnarstapi para ver espetaculares penhascos e paisagens encantadoras de campos de lava. No verão essa área é escolhida por muitas espécies de aves marinhas como as Gaivotas do Ártico para fazerem seus ninhos. As gaivotas migram do pólo norte para o pólo sul a cada seis meses e passam os meses de verão lá.

Península de Snaefellsnes

Península de Snaefellsnes

Além de observar as aves marinhas, as paisagens são de cair o queixo. Deslumbrante as belas vistas para o mar e para a geleira de Snaefellsjokull.  A beleza dessa área é de tirar o fôlego, sem dúvida um dos mais belos portos naturais da Islândia está em Arnarstapi. Infelizmente cobertos de neve não conseguimos ver as formações de basalto.

Península de Snaefellsnes

Chegando na praia de Arnarstapi, procure uma grande escultura de pedra de um homem com um capacete Viking. É o Bárður Snæfellsás, o protetor da Península de Snæfellsnes. Segundo a saga da Islândia seu pai era um enorme troll e sua mãe era humana. Dizem que seu espírito ajuda aqueles que viajam pela península. Tomara!

Península de Snaefellsnes

Saxhóll

Saxhóll é uma das crateras mais populares na Península de Snæfellsnes porque a caminhada não é muito longa já que sua cratera tem aprox 100 m de altura. Saxhóll tem, de fato, duas crateras, embora a maioria dos visitantes apenas veja a primeira.  devido à sua proximidade com a estrada. Do topo da cratera, em dias bonitos (o nosso estava bem fechado) é possível ver o Oceano Atlântico e extensos campos de lava seca da Península de Snæfellsnes.

Península de Snæfellsnes na Islândia

Península de Snaefellsnes

Kirkjufell

Já no lado do Norte da Península chegamos à icônica montanha em forma de igreja, a Kirkjufell. Do outro lado da estrada está a cachoeira Kirkjufellsfoss. Kirkjufell é um dos símbolos da Islândia, mas infelizmente o tempo não ajudou muito as fotos… Mas sim, havia muitos fotógrafos à espera de um por do sol bonito….

Península de Snaefellsnes

Península de Snæfellsnes na Islândia

Península de Snaefellsnes

Continue acompanhando nosso roteiro pela Islândia, ok?

+ Veja meu roteiro completo clicando aqui.

+ Veja todos os posts clicando aqui!

Um abraço e até o próximo post.

Flavia Ribeiro

 

Você vai gostar de...

Onde ficar próximo ao Tikal, Guatemala Se você procura onde ficar próximo ao Tikal, num eco-lodge de luxo, esse post é para você. Aqui vou contar como foi a minha experiência no Las Lagunas...
Dicas do Costão do Santinho, Floripa! Pra quem acompanha o meu estilo de viagem sabe que eu prefiro me hospedar em pousadas e hotéis pequenos com tratamento personalizado. Não curto muito ...
Onde ficar no Pelourinho, cultura e história Adoro hotéis e pousadas que contam histórias. E por isso hoje conto aqui uma dica super especial de onde ficar no Pelourinho de Salvador, na Bahia, qu...
Dicas de Óbidos, a vila medieval de Portugal Super fotogênica e bem cuidada, Óbidos tem muita história pra contar. Ainda preserva ares de cidade medieval com casario e monumentos muito bem conser...

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *