Inti Raymi

Todos os anos o sol é reverenciado na maior festa do Sol no Peru, a Inti Raymi. Uma cerimônia que é realizada há mais de seis séculos no dia 24 de Junho, data que coincide com o solstício de inverno no Hemisfério Sul. Nesse dia supostamente o sol atinge a maior distância da terra, a festa era justamente para clamar pelo retorno do Astro Rei.

Inti Raymi Cusco

Se você viajar para Cusco nessa época terá oportunidade de testemunhar uma das maiores festividades do Peru e ver de perto tradições, costumes, cultura, música e dança. Visitantes do mundo todo vem à Cusco para participar da Inti Raymi.

Inti Raymi, a Festa do Sol

A Inti Raymi ou Festa do Sol, tradição do império Inca, tem também objetivo de celebrar um novo ciclo de colheitas e agradecer ao Deus Sol, Inti, pela fertilidade dos campos. Além disso, a festa é uma forma de manter viva a cultura ancestral dos Incas que se consideravam filhos do sol.

Inti Raymi Cusco

A festa é realizada no Templo de Qoricancha ou Templo do Sol, na Plaza de Armas e na Esplanada de Saqsayhuaman. Cerca de 750 artistas vão as ruas da cidade para reproduzir o ritual, conduzidos por um interprete do Inca Willaq Umo. Apenas em Sacsayhuamán são exigidos ingressos para ver o show das arquibancadas. Mas se você quiser assistir de longe não precisa de ingresso.

Inti Raymi Cusco

Cores, músicas e danças

Atualmente a festa dura o mês inteiro de junho, mas o auge acontece 1 semana antes do dia 24 de junho, a data principal. Durante essa semana são feitas apresentações de danças típicas de várias delegações dos Andes.

Festa do Sol Cusco

A cidade fica ainda mais colorida e alegre. Nas janelas das casas são esticadas bandeiras e os cusquenhos desfilam com lindos trajes típicos da cultura inca feitos em sua maioria com a lã de ovelha e alpaca, como usavam seus antepassados. Festejam com danças e muitas músicas são cantadas no idioma quéchua.

Festa do Sol Cusco

Festa considerada pagã

Com a invasão e conquista por parte dos espanhóis, a festa foi proibida em 1572 quando o vice-rei espanhol Francisco de Toledo a caracterizou como pagã. Ainda que de forma escondida a comemoração não deixou de ser feita e se manteve em segredo até 1944.

Inti Raymi Cusco

Por muitos anos o ritual vem sofrendo algumas alterações em função do trabalho de historiadores e arqueólogos que gradualmente foram adaptando a Festa do Sol de acordo com suas descobertas para deixá-la mais parecida possível como era feita no passado.

Instagram-Viagens

E aí curtiu a festa Inti Raymi em Cusco?

+ Veja aqui mais dicas de Cusco e Peru

Obrigada pela visita, volte sempre! 🙂

Flavia Ribeiro

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *