Ciutadella é uma das mais belas cidades das ilhas Baleares na Espanha. Percorrer as ruas estreitas do centro histórico da Ciutadella em Menorca é garantia de deslumbrar-se com seus edifícios históricos, palácios, casas senhoriais e praças abertas. No seu roteiro por Menorca não deixe de visitar a cidade velha e perceber a grandeza que viveu essa cidade no passado.

Ciutadella em Menorca

Um pouquinho da História

A cidade respira história por todos os lados, tanto que os espanhóis a declararam patrimônio artístico-cultural espanhol devido ao seu amplo legado histórico. Os primeiros visitantes registrados na ilha foram os fenícios, seguidos pelos gregos que pretendiam estender seus postos comerciais para o oeste. A ilha vivenciou uma sucessão de ocupantes, desde a primeira colonização romana, passando pelo domínio do Império Bizantino no início do século VI.

Ciutadella em Menorca

Em 1708 tropas britânicas invadiram a ilha, e logo depois ela foi cedida à Grã-Bretanha pelo tratado de Utrecht. Um dos primeiros do primeiro governador britânico foi transferir a capital de Ciutadella para Mahón em 1714, porque o porto era melhor para a frota britânica. Ciutadella continuou sendo a capital eclesiástica, já que conta com a Catedral de Menorca que é a sede do bispado. O domínio britânico permaneceu de 1708 até 1756, período considerado como um dos melhores para o desenvolvimento de Menorca. Os britânicos construíram escolas, reservatórios, hospitais e estradas. Foi também nesse período que a Inquisição foi abolida, reduzindo consideravelmente a influência da igreja.

Ciutadella em Menorca

Em 1756, Menorca foi invadida por 20 mil soldados franceses, e os britânicos retiraram-se. Nos 50 anos seguintes a propriedade da ilha alternou-se entre diferentes superpotências da Europa. Finalmente em 1802, Menorca foi devolvida à Espanha.

Ciutadella em Menorca

O melhor de Ciutadella em Menorca

Não deixe de visitar no centro histórico da Ciutadella em Menorca e ver:

A Catedral da Ciutadella em Menorca

Construída entre os séculos XIII e XIV sobre uma antiga mesquita árabe é talvez o edifício mais importante de Menorca. Como centro episcopal, tem vários outros edifícios maravilhosos para ver como o Convento de Santa Clara, a Igreja de São Cristóvão (Església do Sant Crist) e Museu Diocesà.

Ciutadella em Menorca

Repare que o centro antigo era uma pequena cidade fortificada. Suas ruas estreitas formam um labirinto que definitivamente decorre da ocupação muçulmana.

Ciutadella em Menorca

Plaza des Born

Essa linda praça tem um obelisco que foi edificado para comemorar a heroica defesa de Ciutadella diante do ataque turco de 1558. Até essa época muitos habitantes eram sacrificados ou transformados em escravos. Na mesma praça encontra-se a Câmara Municipal, um palácio emblemático, o Teatro Born de Born e os nobres Palácios de Salort, o Palácio Saura, propriedades nobres do estilo neoclássico. Bem perto veja a Plaza de la Esplanada e a Igreja Roser (Església del Roser).

Ciutadella em Menorca

Ciutadella em Menorca

Avenida Ses Voltes

Essa avenida rodeada de arcadas, onde tem várias lojas e uma estátua de bronze de um cordeiro, uma escultura em homenagem às festividades de San Juan, o padroeiro da cidade. A festa ocorre anualmente nos dias 23 e 24 de junho, quando a Ciutadella de Menorca vira uma grande festa do cavalo menorquino, mantendo a tradição desde a Idade Média.

Cavalo menorquino Menorca

Ciutadella em Menorca

Porto de Ciutadella em Menorca

O Porto de Ciutadella é considerado um dos mais belos do Mar Mediterrâneo. É aqui que chegam os ferries boats que vem de Maiorca e Barcelona. Caminhe ao longo do calçadão até o Castelo de San Nicolás, que foi construído no final do século XVIII para defender o porto da cidade.

Ciutadella em Menorca

A região tem vários restaurantes à beira-mar. Não deixe de experimentar a gastronomia mediterrânea que é maravilhosa. Experimentamos o Restaurante S’ Amarador. Na foto abaixo estou com a Fabi do blog Loucos por Viagem, que também tem vários posts de Menorca e pode complementar minhas dicas.

Ciutadella em Menorca

Ciutadella em Menorca

Interessante saber que até 2011 o porto da Ciutadella sofria no verão com um fenômeno natural chamado rissaga. É que, sob certas condições atmosféricas, o mar sobe e desce num oscilar que fazia transbordar. A última grande rissaga aconteceu em 15 de junho de 2006. As oscilações do mar alcançaram 4 metros e destruíram mais de 25 embarcações. Em 2011 o porto ganhou um dique que diminui os efeitos da rissaga.

Ciutadella em Menorca

Ciutadella em Menorca

Ciutadella em Menorca

Onde se hospedar na Ciutadella

Tive o privilégio de me hospedar 4 noites num hotel boutique no centro histórico da Ciutadella em Menorca. Conto mais sobre essa linda experiência nesse artigo aqui.

Dicas de Menorca Hotel Ciutadella

Hotel boutique em Menorca

Veja mais dicas de Menorca nesses artigos aqui:

+ Dicas para planejar sua viagem à Menorca

+ As mais belas praias de Menorca

+ O que fazer em Menorca

+ Cova d’en Xoroi, o mai mais espetacular da ilha

+ Onde hospedar-se em Menorca

Se tiver qualquer dúvida, só deixar um comentário aqui. E não esqueça de fazer todas as suas reservas (hotel, carro, seguro de viagem, chip para celular, etc) aqui no blog. Você paga o mesmo preço e ajuda  na manutenção do site.

Um beijo e uma ótima viagem.

flavia ribeiro viagens

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *