Agora que você já leu o outro artigo com dicas essenciais, vamos contar aqui o que fazer e os principais passeios em Icaraízinho de Amontada. Como contei no outro post, essa enseada é um verdadeiro paraíso com paisagens que incluem praias lindíssimas, lagoas, rios, dunas, mangues e muita diversão.

SUP Moitas

Passeios em Icaraízinho de Amontada

Além da remada de stand-up pelo mangue do Rio Aracatiaçu, vou contar sobre os dois passeios de buggy que fizemos, cada um pra um lado da praia. Pro lado esquerdo fomos para Moitas, e para o lado direito pra Caetanos e Lençóis Cearenses.

Passeio de SUP pelo mangue

Vou começar por essa incrível remada de stand up paddle que fiz com a agência Icaraízinho Adventure. A agência fica ali na entrada principal da praia, bem no centrinho do vilarejo. O dono é um francês chamado Sthefan, super simpático que fez essas fotos aéreas com drone. Olhem que lindas essas imagens!

SUP Moitas

O passeio começou na Ilha das Ostras de onde saímos remando à beira das dunas, atravessamos o rio e entramos no mangue. Foi uma experiência única, remar ali, sem o barulho do motor do barco, onde podemos sentir muita paz e curtir a beleza daquela natureza, graças a Deus, ainda preservada.

O passeio sai de manhã cedo, por volta de 8:30 para pegar o mangue com maré cheia, quando a água fica dessa cor verde esmeralda. No final do passeio pegamos um pouco de vento e tivemos que remar contra a correnteza para atravessar o mar novamente e chegar na barra do rio onde fica a barraca do Tio Clé. Foi bom pra queimar calorias e sentir mais emoção! Leve agua, boné e passe protetor solar.

SUP Moitas

Segue o Instagram do Icaraízinho Adventure para fazer sua reserva. Ah! Se você não tiver capinha à prova d’agua para o seu celular, eles emprestam.

SUP Moitas

+ Clique aqui para saber mais dicas de Icaraízinho de Amontada: onde ficar, como chegar, quando ir, onde comer e quanto tempo ficar.

Passeio para Moitas

Os passeios em Icaraízinho são geralmente feitos de buggy e podem ser contratados na beira da praia. Nós fechamos com a agência Alves e como foi tudo perfeito repetimos no dia seguinte com eles também. Deixo o Instagram do Alves aqui para você saber preços atualizados e fazer sua reserva (tem o link do whatsapp dele ali no Insta). Nosso condutor foi o Frank, se puder, dê preferencia para ele, não vai se arrepender!

Optamos pelo horário da tarde que inclui o passeio pela orla da praia, passagem pelo Parque Eólico de Moitas até a foz dos rios Aracati-Açu e Aracati-Mirim. Terminamos no pôr do sol em cima das dunas. O local é lindo, com faixas de areia extensas e desertas, uma mistura paisagem de dunas, mangue, mar e rio esverdeado.

Moitas é lindo, lugar para se apreciar de dia e ao entardecer! <3

Moitas

Começamos por volta das 15 horas como a primeira parada no Beco das Flores, uma ruazinha de areia toda florida que virou um point de fotos.

Barra do Rio Aracatiaçu

Chegando perto de Moitas, saímos do buggy e caminhamos até a margem do Rio Aracatiaçu onde pegamos o barco para a Ilha das Ostras. Essa travessia custou R$ 30 por pessoa (que deve ser paga em dinheiro) e não está inclusa no valor do passeio.

Moitas

O barco sai na frente da Barraca do Tio Clé, um quiosque rústico que serve comes e bebes de dia e à noite um jantar à luz de tochas e fogueiras. Infelizmente não deu pra ir à noite porque não tínhamos feito a reserva antecipada. #ficaadica

Passeios em Icaraízinho

A primeira parada foi um banho maravilhoso no rio à beira da duna. A água ali é meio doce, meio salgada, depende da maré.

Túnel de Mangue

Já tinha visto fotos desse lugar incrível, uma espécie de túnel de raízes aéreas e vegetação de mangue sob águas verde-esmeralda. Visual lindo, muita sensação de paz quando o barco desliga o motor. É delicioso ouvir a natureza.

Passeios em Icaraízinho

O passeio no mangue é feito geralmente nos horários de maré alta quando a água fica mais clara. Na maré muito baixa, tem outro inconveniente, às vezes o barco não consegue passar.

Ilha das Ostras

Dali fomos para a Ilha das Ostras, um restaurante simples que fica às margens do Rio Aracatiaçu. O cardápio inclui ostras frescas – é claro, frutos do mar, peixe, camarão e caranguejo, além de drinks e cervejas. Estava bem cheio no sábado, com música alta e muito agito. Se quiser tranquilidade evite ir em feriados ou final de semana.

Ilha das Ostras

Pôr do Sol nas dunas da Barra de Moitas

No fim de tarde, quando o sol vai baixando e o céu vai ganhando tons alaranjados é hora de subir novamente no buggy e zarpar rumo à duna do pôr do sol. Vento na cara e paisagens espetaculares enchem os olhos de emoção. Um dos momentos mais lindos de nossos passeios em Icaraízinho.

Passeios em Icaraízinho

As dunas de Moitas viraram point onde todo mundo se reúne para assistir à despedida diária do astro rei. Observamos o sol se pôr por trás do rio e agradecemos muito por estar ali nesse momento mágico do dia.

+ Combine sua viagem com Lagoinha, Flecheiras e Mundaú!

Passeio para Caetanos

No segundo fomos para a direção da cidade vizinha Caetanos, passeando de buggy pela beira da praia, cheia de piscinas naturais.

Passeios em Icaraízinho

Cemitério São Serafim

Cortamos algumas dunas até chegar num local bem curioso: o Cemitério São Serafim que fica enterrado nas dunas, de frente pro mar. Dizem que ele é o cemitério de praia mais antigo em atividade, foi criado em 1904. Pensa isso, quase 120 anos!

Passeios em Icaraízinho

O Frank explicou que só podem ser enterrados ali os pescadores locais e seus familiares. Se não fosse por essa tradição local, bem que adoraria ser enterrada ali. Já que um dia não escaparemos e vamos todos morrer, porque não morrer na praia, né?

Bicas de potes da Praia do Jiquí

Mais um pouquinho adiante chegamos nas bicas da Praia do Jiquí, de Caetanos e, para nossa triste, surpresa os jarros de barros estavam destruídos. As fotos abaixo retratam o antes e o agora…

Nosso guia Frank contou que, por conta de uma disputa local, rivais quebraram os jarros para que o local não chamasse mais a atenção do que outras atrações. Absurdo né?! Será que não entendem que, quanto mais lugares bonitos pra visitar, mais pessoas são atraídas para região – e todos saem ganhando!!

As águas que correm das bicas são naturais dos lençóis freáticos existentes debaixo das dunas. É incrível, água doce, natural e potável. Tomamos um banho super refrescante, ótimo pra amenizar o calor.

Coqueiros com raízes aéreas

Ainda na Praia do Jiquí, paramos para fotos num conjunto de coqueiros com raízes aéreas. Ali também, infelizmente, ficamos sabendo de mais um ato de vandalismo. Cerraram a cabeça de um dos coqueiros principais! Quanta ignorância!

Passeios em Icaraízinho

Ainda assim, o local é lindo. Tire muitas fotos e caminhe pela orla, observe o reflexo dos coqueiros na água do mar.

Lençóis Cearenses

Saímos da orla da praia rumo às finas e branquinhas areias das dunas dos Lençóis Cearenses. Sim, a combinação dunas e lagoas não é exclusividade do Maranhão não… Claro que no Ceará as dimensões são muito menores. Dizem que aqui estão as fronhas… risos. São dunas a perder de vista, que se misturam aos vários geradores do Parque Eólico de Caetanos.

Passeios em Icaraízinho
Passeios em Icaraízinho

A melhor época pra fazer esses passeios em Icaraízinho e visitar os Lençóis Cearenses vai de junho a agosto, período logo após as chuvas, quando as lagoas estão bem cheias. Eu fui em outubro quando a maiorias das lagoas já estava seca, mas havia uma lagoa que é perene, ótima para um delicioso banho de água doce.

Passeios em Icaraízinho

Almoço na Praia de Caetanos

No final do passeio paramos para o almoço numa das barracas mais famosas da Praia de Caetanos, a Barraca do Bento. Um lugar simples à beira-mar, com comida muito boa e também com bom preço. Uma lagosta ali custou R$ 35 reais. Me deliciei com ela, acompanhada de salada, farofinha e macaxeira frita.

Passeios em Icaraízinho

Normalmente o guia passa no restaurante antes do passeio aos lençóis para encomendar o pedido e combinar a hora do almoço. Assim não se perde tempo. Ali nos ofereceram um cooler com bebidas para levar para o banho de rio nos lençóis. Encha-o com cervejas e águas e pague depois somente o que for consumido. Bom, né?

Espero que tenham curtido minhas dicas de passeios em Icaraízinho de Amontada. Se tiver alguma duvida, deixe um comentário abaixo que terei prazer em responder.

Obrigada pela visita e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

2 comentários até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *