sitios arqueológicos pelo mundo

Berços de muitas civilizações, os sítios arqueológicos transpiram história (e até uma certa dose de aventura) que permitem aos viajantes descobrir também a beleza e os mistérios das civilizações antigas. Listei nesse artigo 10 sítios arqueológicos pelo mundo que tive oportunidade de conhecer e que me levaram à verdadeiras viagens no tempo.

sítios arqueológicos pelo mundo

Ter a oportunidade de viajar para um deles é poder compreender melhor a nossa própria evolução, é ter uma idéia de como eram as vidas das pessoas que nos antecederam. Claro que tudo isso adiciona um sentido especial na viagem, não é?

Camboja

Antes de começar a listá-los, queria contar que, pra um lugar ser considerado como “sítio arqueológico” é preciso que ele tenha muitos vestígios de importância científica, e que comprovem a existência de uma determinada civilização ou de um período histórico. Pode ser das mais variadas evidências, entre elas as pinturas rupestres, artefatos, túmulos até grandes obras arquitetônicas. Vamos então conferir os mais importantes sítios arqueológicos pelo mundo?

10 importantes sítios arqueológicos pelo mundo

Ilha de Páscoa no Chile

Muitos mistérios que envolvem a Ilha de Páscoa ainda permanecem vivos. Os maiores têm relação que teria feito o antigo povo local construir mais de 900 moais, aqueles gigantes de pedra. As dúvidas não param por aí. Ainda não se sabe exatamente como eles eram esculpidos, transportados e erguidos.

Ilha de Pascoa

Especula-se que eram construídos em homenagem a seus líderes mortos, como estátuas fúnebres construídas sobre os túmulos deles. Os polinésios acreditavam que continuariam protegidos por seus líderes, mesmo depois de mortos, através do moais. Não é fantástico?

sítios arqueológicos pelo mundo

Nesse artigo aqui conto para vocês toda a História e os Mistérios da Ilha de Páscoa.

Petra na Jordânia

Petra é uma cidade que foi toda esculpida, incrível, fantástica! Fundada por volta do ano 312 a.C. pelos Nabateus que habitaram o lugar até a conquista dos romanos, que vieram em busca do controle das rotas comerciais de especiarias entre o Oriente e o Ocidente.

Petra

Um dos grandes mistérios que sondam esse sítio arqueológico é o motivo pelo qual ele permaneceu nas sombras por tanto tempo. Só em 1812 que o suíço Johann Ludwig Burckhardt a redescobriu.

Petra

É realmente uma maravilha arqueológica do Oriente Médio, que vale muito a pena conhecer. Fica a 250 km de Amã, capital da Jordânia. Continuo a contar dessa maravilha nesse artigo aqui.

Petra

Angkor Wat no Camboja

Enterrada na selva do Camboja, Angkor Wat guarda os restos de uma cidade medieval, além vestígios da história, cultura e religião do Camboja. Ali foram construídos mais de mil templos seguindo ideias religiosas adaptadas do hinduísmo da Índia, com o intuito de ser um local para o culto de suas divindades.

Angkor Camboja

Construída por volta de 1150, Angkor foi a última capital do império Khmer e a mais duradoura também. Esse império chegou a dominar quase todo Sudeste Asiático entre os séculos 9 e 12. Infelizmente, invasores destruíram grandes partes do complexo e no século 14 a cidade foi abandonada. Assim permaneceu até o século XIX, escondida em meio a árvores gigantes.

Angkor Camboja

Uma breve história do Angkor e outras dicas conto nesse artigo aqui.

As pirâmides de Gizé no Egito

Uma das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides estão ainda de pé desde a antiguidade. Cercadas de especulações e mistérios, sabe-se que os egípcios trabalhavam nas construções arduamente pois acreditavam que receberiam a graça da vida após a morte em recompensa pelo seu trabalho.

Egito Cairo

São três principais, as pirâmides de Quéops, Quéfren, e Miquerinos. Elas foram construídas por ordem de tamanho e idade, para o pai, o filho e neto, respectivamente.

Egito Cairo

Ali pertinho fica a grande Esfinge, que é uma das maiores estátuas esculpidas numa única pedra calcária. Mede quase 60 metros de longitude, 6 metros de largura e 20 metros de altura. Todas as dicas de o que fazer no Cairo você encontra aqui nesse artigo.

Acrópole de Atenas na Grécia

Conhecida no mundo inteiro por seus imponentes templos e impressionantes teatros, a Acrópole foi erguida por volta de 2800 anos a.C. Era ali que ficavam os principais prédios administrativos e religiosos da Grécia antiga, inclusive a casa do rei. Ela fica na parte mais alta da colina, não é à toa que, em grego Acrópole significa “cidade no topo”, local com as melhores defesas naturais e recursos hídricos.

Acropolis Atenas

O local possui quatro dos mais importantes tesouros arqueológicos da Grécia: o Partenon, o Propileu, o Erecteion e o templo de Atena Nike.

Atenas Grecia

Muitas dicas dessa visita e da Grécia aqui.

Machu Picchu no Peru

Um dos mais conhecidos sítios arqueológicos, Machu Picchu é o principal vestígio da civilização Inca que floresceu entre 1200 e 1550, declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além disso, o sítio também é considerado é uma das sete maravilhas do mundo moderno. No alto da Cordilheira dos Andes, sua construção data do século XV.

Peru

O sítio, que representa o poder religioso e governamental do antigo povo pré-colombiano, é um santuário espetacular projetado por arquitetos xamãs e de certa forma pela natureza. Com uma visita guiada é possível conhecer a história do local, as trilhas incas pelas montanhas, além de construções arquitetônicas únicas.

Peru

Infelizmente essa civilização de milhões de pessoas foi massacrada por 180 espanhóis. Com isso, a cidade de Machu Picchu permaneceu intacta e escondida numa densa floresta tropical e hoje é o mais extraordinário testemunho da civilização Inca.

sítios arqueológicos pelo mundo

O Peru abriga muitos outros sítios arquelógicos. Aqui no blog escrevi um roteiro sobre o que fazer nos arredores de Cusco (foto acima) e também escrevi sobre a história do Império Inca em 3 artigos diferentes. Veja aqui Parte 1, Parte 2 e Parte 3.

Chichen Itzá no México

Outra preciosidade arqueológica (e uma das novas 7 maravilhas do mundo), o Chichen Itzá mantem vivos alguns dos vestígios e ruínas que um dia serviram de moradia para a civilização Maia. O conjunto arquitetônico abriga a Pirâmide de Kukulcán e o Templo dos Guerreiros, construções importantes da história da América Latina.

sítios arqueológicos pelo mundo

A cidade antiga tem 6,5 km2 e prosperou de 600 d.C. até ao século XIII. Não deixe de apreciar as esculturas gráficas de pedra que se encontram no campo de jogo de bola, no Templo dos Guerreiros e na Parede das Caveiras. 

sítios arqueológicos pelo mundo
sítios arqueológicos pelo mundo

Roteiro completo pelo México aqui nesse artigo aqui.

Tikal na Guatemala

Mais um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, esse sítio é reconhecido pela sua extraordinária biodiversidade e importância arqueológica. Tikal é provavelmente a maior área arqueológica do povo maia, com importantes vestígios históricos e arquitetônicos da América Central. Viveu seu apogeu no período clássico, compreendido entre 250 e 900 d.C.

Tikal Guatemala

As ruínas de Tikal estão na Guatemala, quase divisa com o Belize, no meio da Floresta tropical de Petén que é rica em ceiba, a árvore sagrada para os maias, e cedros tropicais.

sítios arqueológicos pelo mundo

Mais informações sobre o Tikal aqui nesse artigo. Outras dicas da Guatemala e Belize aqui.

E aí curtindo minha lista de sítios arqueológicos pelo mundo?! Deixe seu comentário no final do artigo.

Volubilis no Marrocos

Durante a viagem ao Marrocos, tivemos a chance de visitar Volubilis, o sítio arqueológico onde foram encontradas ruínas de uma cidade romana do século III, um dos exemplos de Patrimônio Mundial da Unesco no Marrocos.

sítios arqueológicos pelo mundo

Mais informações sobre a viagem do Marrocos nesse link aqui.

Isla del Sol na Bolívia

A Isla del Sol abriga em torno de 80 ruínas incas, em maioria templos e altares. Aliás foi nessa ilha que nasceram os primeiros incas, Manco Capac, filho de Inti Sol, e Mama Ocllo, sua irmã e esposa, que tinham como missão ensinar a filosopia Inca de que os homens devem seguir os princípios da vida civilizada, a prosperar e aproveitar o que a natureza oferece.

sítios arqueológicos pelo mundo

A lenda da ilha conta que, às margens do Lago Titicaca, viviam homens incivilizados que não praticavam nenhuma religião e nenhum conhecimento de cultivo da terra. Então Viracocha, o criador do Universo, emergiu do Titicaca para criar Inti, uma das divindades Incas mais importantes, o deus sol.

Isla del Sol

Tal-Ggantija em Malta

Na Ilha de Gozo em Malta visitamos outro sítio arqueológico importante, os Templos Ggantija, da era neolítica, tambem declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco. Com mais de 5000 anos de existência, é uma das construções mais antigas do planeta. O mais antigo e preservado dos templos remota dos anos 3600 aC. São mais velhos que Stonehenge e as pirâmides egípcias!

sítios arqueológicos pelo mundo
sítios arqueológicos pelo mundo

Espero que tenham gostado desse artigo com exemplos importantes de sítios arqueológicos pelo mundo. Você lembra de mais algum outro que eu não tenha listado aqui abaixo? Deixe seu comentário aqui. 😉

Obrigada pela visita e voltem sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *