roteiro no mexico los cabos baja california

Nesse artigo conto como organizei o meu roteiro no México em 15 dias, sendo 6 dias na região de Los Cabos, na Baja Califórnia e 9 dias na Riviera Maia.

Los Cabos – Baja Califórnia

1o dia – passeio de barco até o arco de los cabos, médano beach, San Jose de Los Cabos

Tomei café da manhã em Médano beach e depois peguei um dos barquinhos (compartilhado com outras pessoas) que sai da praia para chegar ao Arco de Los Cabos. Da praia já dá para avistá-lo, mas tem que ir de barco ou de kayak (que eu fui no último dia).

roteiro no mexico 15 dias
Foto que eu tirei com o drone. No outro post vou colocar o video!

À tarde fui até San Jose de Los Cabos conhecer o centro histórico com arquitetura colonial. É bem pequeno, dá para ir à tarde ou a noite. O taxi ida e volta custa 70 dólares, tem opção de transporte publico na frente do shopping Puerto Paraíso.

Em Cabo de San Lucas me hospedei no hotel Los Milagros. Bem localizado, bonitinho e com bom custo x benefício se comparado com os resorts da area. Clique aqui para ver e reservar.

2o. dia – mergulho no mar de cortez  

Mergulhei com a operadora Manta Scuba em dois pontos no Marina Park de Los Cabos. O primeiro foi em Pelican Rock, um recife de fundo arenoso com uma famosa “Sandfall”, cachoeira de areia. Incrível. Local protegido e calmo, repleto de peixes tropicais como pargos, robalo, peixe-escorpião, porco-espinho e baiacu.

Depois mergulhamos em Land’s End que é um point único porque você mergulha tanto no “Mar de Cortez” como no “Oceano Pacífico” ao mesmo tempo. Ali se vê grandes cardumes de barracudas e atuns. Bem perto tem uma pequena colônia de leões-marinhos, mas esse mergulho inesquecível estava reservado para o dia seguinte. Tem 2 naufrágios nesse ponto que pode ser explorado por mergulhadores iniciantes e avançados.

Jantei no restaurante Edith´s que fica em Médano Beach, muito bom, bem colorido, mas o preço é salgado. Como era Natal, me dei de presente! 😊

roteiro no mexico 15 dias

3o. dia – mergulho em La Paz com leões marinhos e tubarão baleia – Ilha Espiritu Santo

Esse dia foi muito top!! Aqui nesse link está um post específico contando como foi. Mas já posso adiantar que a ilha Espiritu Santo fica no golfo da Califórnia e pertence à uma área natural protegida e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1995.

roteiro no mexico 15 dias

4o dia – passeio de barco pela baía de Los Cabos, snorkel na playa santa maria

Passeio de 3 horas no trimaran da Cabo Blue que parece ser a melhor opção. Passam rápido pelo arco e navegam até a baía de Santa Maria onde se pode para mergulhar. No caminho avistamos uma baleia! Há muitos passeios que saem de Cabo San Lucas para avistar baleias, mas eu acabei não fazendo. O esquema do Cabo Blue é open bar e rola também um sanduiche com salada self-service. Margaritas e drinks foram servidas o tempo todo, boa musica e barco cheio de gente. Gostei!

roteiro no mexico 15 dias

Clica aqui para reservar seus passeios em Los Cabos. Você vai ser direcionado para a Get your Guide que é a maior plataforma de tickets da internet. Assim você garante seu passeio com antecedência e programa sua viagem sem perder tempo.

5o. dia – Kayak até a praia do amor

Acordei bem cedo para pegar o kayak para remar até o Arco de Los Cabos. O kayak se aluga na praia de Médano beach, custa 25 dolares para 2 horas. Tem que sair as 8hs da manhã, bem cedo, quando tem menor quantidade de barcos. Depois das 10h fica muito cheio e é mais complicado. A remada até “O Arco” leva aprox. 1 hora para ir, outra para voltar. Vale a pena!

roteiro no mexico 15 dias

A tarde peguei um taxi boat na marina de los cabos e fui até a Praia do Amor que se junta à praia do divórcio. A praia do divorcio não é recomendada para banho porque tem fortes correntes e está virada para o oceano pacífico. A playa do amor está virada para o mar de cortez. Voei de drone ali, fiz altas fotos e um vídeo lindo. Clica aqui para ver.

Yucatán e Riviera Maya

6o. dia – viagem de Los Cabos para Cancun e viagem de Cancun para Valladolid de carro alugado

Dia quase todo perdido em trajetos. Peguei o avião em Los Cabos para Cancun com conexão na Cidade do México com a aeroméxico. Chegando em Cancun peguei meu carro alugado com a Rentcars (alugue aqui pelo blog nesse link aqui) e dirigi até Valladolid. A distância do aeroporto de Cancun até Valladoid é de 1 h 40 min, 160km.

roteiro no mexico 15 dias
Valladolid é uma gracinha de cidade colonial.

Chegamos no finalzinho da tarde, ainda deu para passear pelo centro histórico e jantar. Nos hospedamos no Casa Valladolid Hotel Boutique. Clique aqui para reservar.

7o. dia – Cenote Suytun, Chichen Itzá e cenote Ik- kil

Fomos bem cedo ao cenote Suyton que fica bem perto de Valladolid. Para tirar a foto sozinho (ou com pouca gente) tem que chegar lá cedo. Lá pelo meio-dia normalmente está lotado e com filas, mas tem a vantagem de ver o feixe de luz entrando no cenote que é coberto.

roteiro no mexico 15 dias

+ Para saber mais sobre outros cenotes do meu roteiro no México clique aqui.

Depois fomos conhecer as ruinas de Chichen Itzá, uma das novas 7 maravilhas do mundo. Conto melhor sobre esse passeio em outro post específico. Dali fomos ao cenote Ik-Kil, muito bonito mas muito cheiooooo. Nem mergulhei. Como ele fica bem perto de Chichen Itza param muitos ônibus vindos de Cancun ali. O ideal é ir cedo.

roteiro no mexico 15 dias

Distância percorrida – Valladolid x Chichen Itzá – 1 h 40 min, 160km

8o. dia – Las Coloradas e passeio de barco pelo Rio Lagartos, visita às ruínas maias de Coba

Saímos cedo rumo ao norte da Peninsula de Yucatán até o povoado de Las Coloradas onde tem as as lagunas de cor rosa. Também vou contar tudo sobre esse lugar em outro artigo (aqui só estou fazendo um resumão como foi nosso roteiro).

Dali fomos fazer um passeio de barco pelo Rio Lagartos, onde avistamos muitos pelicanos, flamingos e fomos até a junção do Rio Lagartos com o Golfo do México.

roteiro no mexico 15 dias

Dica importante: vá com o tanque cheio, quase não tem postos de abastecimento no caminho.

roteiro no mexico 15 dias
Passeio de barco pelo Rio Lagartos

No meio da tarde fomos em direção à Tulum onde passamos 4 dias. Antes de chegar paramos para conhecer Coba, outra reserva com templos maias. Veja mais nesse post aqui.

Distâncias: de Valladolid até Las Coloradas são 140 km, 2 horas de viagem. De lá para Tulum foram 3,5 horas (240km).

Em Tulum nos hospedamos no Amansala que fica de frente para a praia, um lindo hotel eco chic. Conto mais sobre ele nesse post aqui.

roteiro no mexico 15 dias

9o. dia – Tulum: centrinho, praia e festa no Papaya Playa Project

Neste dia fomos de bike até o centrinho de Tulum praia, cheio de lojinhas, restaurantes e bares descolados. Depois curtimos a praia e piscina do nosso hotel Amansala e nos preparamos para a festa de réveillon em Tulum no Papaya Playa Project. Muito top!

roteiro no mexico 15 dias
roteiro no mexico 15 dias
Ceia de reveillon no Papaya Playa Project

10. dia – Visita às ruínas maias de Tulum

Continuando o roteiro no México fomos conhecer mais um templo maia, as ruínas de Tulum que ficam de frente para o mar. Dali fomos à praia ao lado (melhor de Tulum) e almoçamos na Posada Margherita que tem um restaurante italiano muito bem recomendado.

roteiro no mexico 15 dias

11o. dia – Reserva de Sian Ka’an, Grand Cenote

Fomos conhecer a Reserva da Biosfera de Sian Ka’na que fica a 30km de Tulum. Declarada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco em 1987, Sian Ka’an é uma das maiores áreas protegidas do México, com quase 530 mil hectares e 120 km de litoral.

roteiro no mexico 15 dias

+ Conto mais sobre a Reserva de Sian Ka’an nesse post aqui.

12. dia – Rumo à Playa del Carmen, Cenote dos Ojos

Nesse dia deixamos Tulum em direção à Playa del Carmen (50 min, 65 km),  no meio do caminho paramos para mergulhar no cenote dos Ojos.

roteiro no mexico 15 dias

Jantamos em Playa del Carmen, no restaurante italiano Di Vino, na 5ª. Avenida.

13o. dia – Playa del Carmen

Dia de lagartear na praia e na piscina do Hotel Magic Blue, relaxar e aproveitar os últimos dias do roteiro no México.

roteiro no mexico 15 dias
Magic Blue Hotel em Playa del Carmen

14o. dia – Cenote Azul e Akumal beach

Fomos conhecer o cenote azul e depois Akumal beach com águas calmas. É uma área protegida (tem que pagar para entrar) porque ali habitam muitas tartarugas.

roteiro no mexico 15 dias

15o. dia – retorno ao Brasil com a Copa AirLines

De Playa de Carmen ao aeroporto Cancun são aprox 50 min (53 km). Não visitei Cancun por opção mesmo, acho muito turístico.

Todo o meu roteiro no méxico foi organizado com antecedência antes de viajar. Gosto de sair com tudo reservado e organizado, com planejamento sempre dá mais tudo certo! Se você também prefere assim, faça suas reservas aqui pelo blog usando as melhores plataformas de reservas como:

Booking.com (hotéis e pousadas)

Get your Guide (ingressos e passeios),

Seguros Promo (seguro viagem)

Rentcars (aluguel de carros).

Você paga o mesmo preço, garante sua reserva e não perde tempo na viagem. Se você tiver qualquer duvida adicional, deixa um comentário abaixo que terei prazer em ajudar.

Aguardem os próximos artigos para obter o detalhamento e mais dicas sobre o meu roteiro no México por 15 dias.

Boa viagem e volte sempre!

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

1 comentário até agora!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *