Dicas de Menorca

Declarada Reserva da Biosfera pela UNESCO em 1993, Menorca tem seu território preservado com praias lindíssimas, cidades históricas e vilas de pescadores tradicionais que me encantaram! Veja nesse artigo as melhores dicas de Menorca, tudo o que você precisa saber para planejar sua viagem à ilha de Menorca. Nos artigos seguintes vou detalhando o roteiro com a lista das praias mais lindas, sobre a Ciutadella e o hotel boutique que fiquei no centro histórico de Menorca.

Dicas de Menorca
Praia de Macarelleta, minha preferida

Como chegar à Menorca

Dá para chegar de barco ou de avião. Eu fui de avião vindo de Lisboa (estava no Algarve!) com a cia aérea Vueling que é uma low cost da cia aérea espanhola Ibéria. O avião era novo e grande, com serviço básico de bordo. O voo durou menos de 1 hora de Barcelona para Mahón, a capital e onde está o aeroporto de Menorca.

Minha grande reclamação com essa cia aérea é que fiquei sem as malas na ida e na volta! Na ida tudo bem, sabia que corria esse risco porque tinha só 50 min de conexão em Barcelona (Lisboa x Barcelona x Menorca)… Precavida levei itens para o dia seguinte na mochila que carreguei à bordo. O extravio da ida nem causou tanta inconveniência porque a mala foi entregue no dia seguinte no hotel. Mas quanto à mala despachada na volta… ainda não a recebi e nem sei mais se vai chegar! Já retornei de viagem há 5 dias e ainda nenhuma notícia… Muito chato, né? Portanto fica de olho nessa Vueling porque 2 vezes na mesma viagem parece mais ineficiência, do que coincidência.

Dicas de menorca Ciutadella

Se optar por ferry boat (opções que saem de Mallorca ou de Barcelona) você chegará pelo porto da linda Ciutadella, que já foi a capital da ilha no passado e onde me hospedei. Se vocês quiserem saber mais informações de como chegar de ferry boat consulte o site dos Loucos por Viagens que chegaram de barco lá.

Quantos dias ficar

Eu fiquei 4 dias inteiros e acho que poderia ter ficado no mínimo mais 2. Mas se você não tem esse tempo também, tudo deu bem. Deu para aproveitar bastante em 4 dias. Rodei a ilha praticamente toda e conheci as principais praias e alguns vilarejos. Não deu tempo para conhecer Mahón (só passei correndo) e nem os sítios arqueológicos. Gostaria de ter tido mais tempo para curtir outras praias do sul também. Acho que 6 ou 7 dias teria sido perfeito!

Dicas de Menorca Fornells
Amei Fornells, no norte da ilha

Todo o meu roteiro vou detalhar num artigo especifico sobre o que fazer em Menorca, ok?

+ Confira aqui o artigo que conta sobre as melhores praias de Menorca!

Quando ir à Menorca

A melhor época para ir à Menorca é no verão para aproveitar o sol e as praias. A temporada boa começa em Junho e vai até final de Setembro. Julho e agosto são os meses de alta temporada na Europa e, portanto, meses mais caros (e quando a ilha fica cheia também). Se puder evitar, melhor.

Dicas de Menorca
Que visual, não é mesmo?

Eu fui em meados de setembro e peguei quase todos os dias de sol, porém fiquem atentos que li sobre ocorrência de chuvas ocasionais nesse mês de outubro, assim como maio. Mesmo em setembro, fora do período de férias, a ilha não estava vazia. Como é muito perto de Barcelona, creio que muitos espanhóis a visitam nos finais de semana… Infelizmente a ilha já foi descoberta!

Onde ficar em Menorca

Na minha opinião o melhor lugar para ficar é na Ciutadella. Escolhi um hotelzinho boutique bem no centro histórico, perto do porto e de várias opções de restaurantes. Apesar de ter que dirigir todos os dias (mas isso vai rolar de qualquer ponto da ilha) eu gostei bastante da minha escolha e recomendo.

Dicas de Menorca e Ciutadella
A linda Ciutadella

+ Conto mais sobre o meu hotel boutique nesse post aqui!

Dicas de Menorca Hotel Ciutadella

Outra opção a ser estudada é ficar na região da Cala Galdana que fica mais ou menos no meio da ilha, bom para se locomover, mas em compensação não tem muita opção de restaurantes e bares, que complementam a experiência da ilha. Estude também ficar em uma das fincas, uma opção rural e mais autêntica impossível. Eu vi vários hotéis lindos no Booking (não esqueça de reservar pela home do site), mas com preços mais salgados. Vale a pequisa!

Dicas de Menorca
Várias opções no Booking. Reserva pelo blog, tá?

O que fazer em Menorca

Há muito o que fazer em Menorca! Muitas opções de praias para você curtir, visitar o centro histórico da Ciutadella, fazer uma visita (e almoçar) à uma vinícola ou queijaria, andar de kayak, ou mountain bike pela o Camí de Cavalls, passear de barco e muito mais. Confira no link abaixo minhas dicas de Menorca:

dias de menorca kayak

+ Veja aqui as melhores dicas de o que fazer em Menorca

Como se locomover

A melhor forma de se locomover é alugar um carro. Vi poucas opções de transporte público (a não ser para a Cala Macarella), além do que isso dará mais flexibilidade ao roteiro e à descoberta de todos os encantos naturais que esta ilha tem para oferecer. O aluguel de carro é mais caro do quem em Portugal, mas vale a pena investir. Se der para dar uma cacifada vale alugar um conversível para aproveitar o clima de praia e verão europeu.

Dicas de Menorca
Alugue o seu carro aqui pelo blog.

Apesar de Menorca ser a segunda maior ilha do arquipélago das Baleares não chega a ser grande. Da Ciutadella até Maó (ou Mahón), praticamente de uma ponta à outra, não demorava mais que uma hora. A ilha é praticamente plana, e as estradas são boas e bem sinalizadas (apesar de ter usado o waze tempo todo). Há uma estrada principal que corta a ilha, a ME1, e dela saem estradinhas menores e estreitas. Redobre a atenção e dirija devagar nessas estradas internas.

Gastronomia

Menorca é ainda uma ilha com tradições rurais, e por conta das influências mediterrâneas, sua gastronomia prioriza produtos do mar, o azeite, o vinho, legumes e verduras. Tudo muito fresco. O prato mais famoso da ilha é a caldereta de lagosta e a paella, uma especialidade espanhola. A caldereta era um prato consumido pelos pescadores na época em que as lagostas eram fáceis de capturar. Hoje um prato de caldereta num restaurante chega a custar 50€, dependendo do lugar. Eu provei a paella na cidade de Fornells, no norte da ilha.

Não deixe de provar também os queijos. Há uma grande variedade deles, todos com fabricação artesanal. O mais emblemático é o tradicional queijo curado de Mahón.

Se tiver tempo visite a vinícola de Binifadet. Eles oferecem uma visita guiada e explicam toda a produção dos vinhos. Na sequência aprecie os pratos do restaurante (reserve com antecedência pelo site) que são harmonizados com os vinhos da finca.

Dicas de Menorca
Binifadet, os melhores vinhos de Menorca

Se você gosta de Gin procure pela marca Xoriguer. A destilaria fica no Porto de Mahon onde você pode ver os alambiques de cobre originais. O gin foi introduzido na ilha pelos britânicos, bebida popular na Grã-Bretanha, durante sua ocupação no século XVIII.

Compras – Dicas de Menorca

Fora comprar os vinhos, os queijos e o gin de Menorca, compre também uma “menorquina”. São sandálias originais da ilha, que inicialmente eram feitas artesanalmente para os agricultores. Tão lindas e confortáveis, caíram no gosto dos visitantes e foram copiadas por muitos estilistas famosos em toda a Europa. Na Ciutadella você vai achar muitas lojinhas vendendo, de diversas cores e materiais, para homens, mulheres e crianças. Procure pelas artesanais, com couro legitimo da ilha e costurada a mão. Gostando das dicas de Menorca? Deixe um comentário abaixo.

Vida noturna

O porto de Ciutadella é provavelmente o lugar mais legal pra jantar, com várias opções de restaurantes com mesas ao ar livre no chamado Passeig des Moll. Experimentamos o Restaurant S´Amarador com pratos de frutos do mar e peixe. Aprovado como uma das grande dicas de Menorca!

Dicas de Menorca Porto da Ciutadella
Porta da Ciutadella, ótimas opções para jantar

Outra super dica de Menorca: a balada mais famosa da ilha chama-se Cova d’en Xoroi. Um bar espetacular dentro de uma grande caverna. Fica na cidadezinha de Cala en Porter, perto de Mahón. O por do sol lá é um espetáculo à parte, começa às 17hs e vai até umas 22h com show ao vivo na programação. Você pode comprar seu ingresso pelo site antes (super indicado no alto verão). Depois rolam umas festas que começam a partir das 23hs até as 5h da manhã, às sextas e sábados (na alta temporada tem outros dias tb).

Cova d’en Xoroi, um lugar que você não pode perder!

Outras dicas de Menorca

  • A língua oficial é o catalão, mas o espanhol e inglês é amplamente falado.
  • As tomadas em Menorca são iguais a quase toda a Europa, de dois pinos redondos. A voltagem é na maior parte de 220v, fique atento a isso para não queimar nenhum aparelho.
  • Em setembro havia uma diferença de fuso horário de 5 horas a mais em relação ao Brasil.
  • A Espanha não exige visto aos Brasileiros. Mas não esqueça

Confira os outros posts com dicas de Menorca aqui, e deixe seu comentário para eu saber da sua visita, ok?

Bjss e uma excelente viagem!

flavia ribeiro viagens

 

 

Escrito por
Publicado em

Deixe aqui seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *